sexta-feira, 3 de março de 2017

Comunidade de Leitores "Sábados de leitura"

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Nesta sessão vamos falar sobre o livro “Afirma Pereira”, de Antonio Tabucchi

A vida do senhor Pereira decorria sem contratempos de maior. Trabalhava na página cultural de um diário de Lisboa, comia omeleta de queijo, tinha o vício de beber limonada, falava com a fotografia da falecida esposa, visitava ocasionalmente o padre António. E pensava na morte. Pereira vivia no Portugal de Salazar, não tendo o governo nada a ver com ele, nem ele com o governo. Pereira gostava mais do passado: os obituários, a literatura antiga, os escritores já mortos. Por afinidades literárias, Pereira entra em contacto com Monteiro Rossi e a sua namorada Marta, dois anti-salazaristas militantes, que transformarão a sua vida. Entre os três nasce uma relação intensa, que marcará a vida de Pereira.

Antonio Tabucchi nasceu em Vecchiano (Pisa), em 1943 e morreu 2012, em Lisboa. Foi professor de literatura portuguesa na Universidade de Génova e diretor do Instituto Italiano de Lisboa, cidade onde viveu vários anos. Além da sua atividade de romancista, foi um dos melhores especialistas e tradutores de Fernando Pessoa.
Criou uma notável obra como romancista, na qual se destacam os livros A Mulher de Porto Pim  (1983), Noturno Indiano (1984), Pequenos Equívocos sem Importância (1985), O Fio do Horizonte (1986), Requiem (1992) e Afirma Pereira (1994) . Este último foi adaptado para cinema, por Roberto Faenza e filmado em Portugal
entre o explorador veneziano Marco Polo com o imperador tártaro Kublai Khan. Muito importante é também a sua recolha de Fábulas e Contos Italianos, publicada em 1956.

Local: Biblioteca Municipal José Saramago
Dia: 11 de março
Horário: 15h00
Público-alvo: Maiores de 18 anos
Lotação máxima: 20 participantes (máximo)
Inscrição gratuita sujeita a marcação prévia: Davide Freitas
212 508 210

Sem comentários:

Enviar um comentário