sexta-feira, 17 de março de 2017

Autores da Nossa Terra - Trabalho Literário de Adelino Tavares

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


Domingo, 26 de março, às 17 horas, vai decorrer a apresentação do trabalho literário de Adelino Tavares, na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense.

Nasceu a 27 de fevereiro de 1945, no Seixal. Aos 17 anos começou a trabalhar, tendo exercido atividade como contabilista e analista de informática ao longo de 17 anos. A par da sua carreira, envolveu-se diretamente no projeto autárquico, acumulado funções enquanto eleito na Assembleia de Freguesia do Seixal de 1977 a 1979; enquanto presidente da Junta de Freguesia do Seixal de 1980 a 1982 e como vereador da Câmara Municipal do Seixal de 1983 a 2001. Foi ainda eleito na Assembleia Municipal do Seixal de 2005 a 2009.
Casado e pai de três filhos, destacou-se ainda no campo desportivo, como avançado centro nos juniores do Seixal Futebol Clube. Foi ainda campeão nacional de atletismo, na modalidade de estafeta de 4x100, pelo Sporting Clube de Portugal, tendo sido treinado pelo professor Mário Moniz Pereira na década de 60 (1962/1963). Ainda no campo do atletismo foi campeão nacional de salto em comprimento pela Fundação Nacional para Alegria no Trabalho (FNAT), atual Inatel. Antes do 25 de Abril foi diretor da Sociedade Filarmónica Timbre Seixalense, onde se constituiu uma comissão cultural antifascista. A leitura e a escrita estão bem presentes na sua vida. Publicou este ano o seu quarto livro, intitulado «O Sótão». É ainda autor das seguintes publicações: «O Vocabulário do Avô Adelino» , editado em 2002; «Andaatoque», de 2015 e «Da Boa Austeridade» editado em fevereiro de 2016.

«Com propriedade, podemos concluir pela existência de vida, altamente valiosa, daquele precário espaço – o sótão – deficientemente iluminado e arejado, é certo, mas com um histórico testemunho digno de gente empreendedora, de muito trabalho voluntário entregue à nobre causa pública e particularmente a esta coletividade – a esta TERRA».

O Sótão

Sem comentários:

Enviar um comentário