quarta-feira, 29 de março de 2017

Certificação TIC: AlcocheteQu@lifica

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Informação

A Biblioteca de Alcochete, em parceria com a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), continuará a promover o projeto de validação de competências TIC (tecnologias de informação e comunicação), sendo entidade credenciada para atribuição da certificação e emissão do respetivo Diploma, conferido pela UMIC – Agência para a Sociedade da Informação. A certificação será formalizada mediante a realização de um exame de avaliação.

Dia(s) - 6, 13, 20, 27
Horas - 11h00 às 13h00
Local - Biblioteca de Alcochete
Duração - 2h
Público-alvo - Público em geral
Observações - Ca. 60 minutos (exame)


A Noite dos Contos do Mundo

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Narração Oral
 
A noite dos contos do mundo visita, pela primeira vez, a Biblioteca de Alcochete para um serão à volta da sabedoria popular, narrada em diferentes línguas. Para além de um conto tradicional português acompanhado da língua gestual, vamos escutar contos em francês, inglês, espanhol, alemão, polaco, russo e em esperanto que nos permitirão viajar, no embalo das diferentes sonoridades, por paragens mais ou menos distantes, experimentando aventuras imprevistas e conhecendo personagens encantatórias, onde tudo é possível.
 
Dia - 1
Horário - 20:30
Local - Biblioteca de Alcochete
Público-alvo - Público em geral
Duração - Ca 60 min.
 

No 1.º sábado de cada mês… Era uma vez…!

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

Animação, mediação e promoção do livro e da leitura
Opostos… mas não tanto! – Histórias da Mentira e da Verdade
 
As Histórias da Mentira e da Verdade procurarão despertar para dois olhares simultâneos sobre a realidade, por isso, escolhemos leituras onde a imaginação, fantasia e “nonsense” imperam e outras num registo de seriedade, objetividade e espírito crítico. Que personagens convidamos? Um urso que anda à procura do seu chapéu perdido e que vai acabar por perceber que há animais mais honestos que outros, alguém cujo vizinho é um cão, numa história sobre relações de vizinhança, expetativas e preconceitos e um Pedro na hora da sopa, momento para o qual terá de ser chamada a Bruxa das Couves. Histórias para rir e sentir na melhor das companhias: a vossa!
 
Horário - 11h00 e 15h00
Local - Biblioteca de Alcochete – Sala do conto
Duração - Ca. 60 minutos
Contatos - Informações e marcações: Biblioteca de Alcochete - 21 2349720 | biblioteca@cm-alcochete.PT
Observações - É necessário efetuar marcação para esta atividade. O número máximo de crianças é de 30 crianças na sessão da manhã e 25 crianças na sessão da tarde.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Vitória, Vitória... Não Acabou a História

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


E se, de repente, as personagens das histórias ganhassem vida?

Sábado, dia 1 de abril, das 21 às 23 horas, vão ser contadas histórias, de viva voz, pelas próprias personagens, com visita guiada, «à luz das velas», pela Biblioteca.

A atividade é gratuita e as inscrições decorrem até 31 de março, no Serviço de Informação à Comunidade da Biblioteca.

Seixal, Marés de Leitura

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


A Biblioteca Municipal, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e os professores bibliotecários do concelho, vai promover no próximo dia 30 de março, entre as 9:30 e as 12 horas, a iniciativa Seixal, Marés de Leitura.

Trata-se de uma marcha, que assinala a Semana da leitura, e que decorrerá ao longo da marginal entre a EB Paulo da Gama e o parque da Quinta dos Franceses no Seixal, e que se pretende demonstrativa da importância das bibliotecas nas escolas, e do valor do livro e da leitura para o desenvolvimento integral dos cidadãos.

Encontram-se envolvidos nesta atividade cerca de 500 alunos e 50 professores, provenientes de 25 escolas do concelho.

sábado, 25 de março de 2017

Comunidade de Leitores "Sábados de leitura"

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Nesta sessão vamos falar sobre o livro “Bonecos de Luz”, de Romeu Correia

No ano em que se comemora o centésimo aniversário do nascimento do escritor Romeu Correia, escolhemos a obra “Bonecos de Luz” como leitura para a nossa comunidade de leitores. A sessão contará com apresentação da obra por parte de Edite Condeixa e Vasco Branco, neto de Romeu Correia.

“Bonecos de Luz é uma obra concebida nos moldes do romance picaresco, tão ao gosto da tradição novelística peninsular. Narrado na primeira pessoa, a ação decorre em lugarejo primitivo, onde gente rude e ingénua é sacudida pelo espetáculo do animatografo. Uma dezena de figuras dão conflito e cor a esta história que tanto podia ter acontecido em Portugal como em qualquer parte do mundo. Bonecos de Luz é o romance do cinema silencioso e dos seus primitivos e ocasionais divulgadores, constituindo uma singela homenagem ao maior intérprete da arte cinematográfica – Charles Chaplin.»

Romeu Henrique Correia nasceu em Almada em 1917, e faleceu, na mesma cidade, em 1996. Exerceu a atividade profissional de bancário e esteve ligado ao associativismo e ao clubismo. Desportista, publicista, biógrafo, ficcionista e dramaturgo, Romeu Henrique Correia publicou estudos sobre o movimento associativo e sobre a história do desporto português. Conjugando essas qualidades e as de escritor de ficção, aproximou-se do neorrealismo pela focagem dos problemas sociais e económicos da sua terra natal, enquanto condicionantes dos dramas pessoais das personagens, recriados com um realismo de inspiração popular que se impõe na verosimilhança da linguagem e na recriação dos meios proletário, pequeno-burguês e piscatório.
Após a sua estreia como dramaturgo, em 1940, com a peça Razão, desenvolveu uma carreira de autor dramático que, se em muitos aspetos comunga dos traços neorrealistas, é habilmente enriquecida com recursos provenientes da tradição popular (do teatro de fantoches, do circo) e do teatro de vanguarda. Das obras que publicou, destacam-se os títulos Trapo Azul (romance, 1948), Calamento (romance, 1950), O Vagabundo das Mãos de Oiro  (teatro, 1960), Bocage (teatro, 1965) Roberta (teatro, 1971), Francisco Stromp (biografia, 1973), Os Tanoeiros (romance, 1976) e Um Passo em Frente (contos, 1976), que recebeu o Prémio Ricardo Malheiros e o da Academia das Ciências de Lisboa, O Tritão (romance,1982) e Andarilho das Sete Partidas (1983, teatro).

Local: Biblioteca Municipal José Saramago
Dia: 8 de abril
Horário: 15h00
Público-alvo: Maiores de 18 anos
Lotação máxima: 20 participantes (máximo)
Inscrição gratuita sujeita a marcação prévia: Davide Freitas
212 508 210

Vamos celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA

Neste sábado a Rede Municipal de Bibliotecas vai assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, dia 2 de abril, com a presença de duas escritoras nas nossas bibliotecas: Elsa Serra na biblioteca de Almada e Clara Cunha, na biblioteca José Saramago, no Feijó. Esta data é celebrada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ). O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de abril. Em cada ano este dia celebra os autores de literatura infantil e as suas histórias, destacando a importância que têm no desenvolvimento da criança.

Os escritores existem mesmo?


Encontro com a escritora Elsa Serra e a ilustradora Carlota Flieg e a sua “Monstra”
Era uma vez uma Monstra que andava assustadíssima e cansada. Cansada de ser monstra. Queria muito deixar de assustar os outros. Mas não sabia como. E tu, sabes? Vem conhecer as autoras desta divertida história e descobrir se a Monstra deixa de ser Monstra.
   
Elsa Serra é escritora e contadora de histórias. Conta histórias e encanta os miúdos de todo o país com as suas histórias e ateliers. Começou as suas aventuras na Escola de Circo do Chapitô, fez teatro, depois passou pela produção e dedicou-se à escrita criativa. Teve uma livraria infantil no bairro da Graça, a “Pequeno Herói”, e tem vários livros publicados: “O senhor das barbas brancas”, “A lua ensonada”, “Quero ser escritor” e o “Ungali”. É contadora de histórias do site www.contala.net.

Carlota Flieg é designer gráfica e ilustradora. Trabalha também na produção de filmes, desenha para publicações infantis, faz logotipos e outros grafismos, e aventura-se pelo mundo do cinema de animação. Criou o site www.contala.net com Elsa Serra e tem os livros “Gabriel direitinho” e “Ungali” (escrito pela Elsa!) publicados.
  
Local: Biblioteca Municipal de Almada - Setor Infantil
Dia: 1 de abril
Horário: 16h00
Público-alvo: crianças dos 5 aos 10 anos
Lotação máxima: 10 famílias (máximo 20 participantes)
Inscrição gratuita sujeita a marcação prévia: Sílvia Antunes
Tel.: 21 272 49 23

___________________________________________________________________________


Apresentação do livro “Faz-de-conta”, com a presença da autora Clara Cunha
Faz de conta… que sou uma princesa!
E faz de conta… que o meu cão é um poderoso urso! Grrau!
Todos adoramos brincar ao faz-de-conta. Clara Cunha, autora de O Cuquedo e Feliz Natal Lobo Mau, traz-nos uma nova história onde a criatividade e a imaginação das crianças são celebradas, num mundo onde cada um de nós pode ser tudo o que quiser. Faz-de-conta é uma homenagem à imaginação e à brincadeira sem limites.
    
Clara Cunha nasceu em 1971, na cidade de Almada. Licenciou-se em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação Jean Piaget. É autora dos livros O Cuquedo, que conta com mais de 20 000 exemplares vendidos, de A isto chama-se imaginação, de A minha educadora é um extraterrestre, de Feliz Natal Lobo Mau, em que a sua imaginação nos transporta para o mundo fantástico das histórias. 
       
Local: Biblioteca Municipal José Saramago
Dia: 1 de abril
Horário: 16h00
Público-alvo: crianças dos 3 aos 6 anos
Lotação máxima: 12 famílias (máximo 24 participantes)
Inscrição gratuita sujeita a marcação prévia: Cláudia Pulquério
Tel.: 21 250 82 10

Lançamento do livro "Poemas enleados", de Pedro Afonso Martins

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Por vezes sentimos grandes dificuldades em exprimir os nossos sentimentos, este livro é um exemplo das dificuldades que algumas pessoas têm em comunicar do que sofrem e como sofrem, de quem gostam, como vivenciam as suas experiências e o sofrimento que lhes causa, encontrando na escrita a forma de conseguir exprimir aquilo que sentem.
Alguns poemas que o leitor irá encontrar no livro “Poemas Enleados” são desabafos sinceros e exemplos da expressão de sentimentos de forma simples sem grande dificuldade.Este livro desafia o leitor a descobrir quais os poemas que são verídicos e os poemas que são pura ficção.

Pedro Afonso Martins nasceu a 13 de Outubro de 1997, na Costa de Caparica em Almada. Vive na Charneca da Caparica. Atualmente pratica atletismo na disciplina de meio-fundo, no clube Amigos do Atletismo da Charneca de Caparica (AACC).Recentemente concluiu o curso profissional de Técnico de Gestão do Ambiente, tendo assim a equivalência ao 12º ano. 

Local: Biblioteca Municipal José Saramago
Dia: 1 de abril
Horário: 15h30
Entrada Livre


terça-feira, 21 de março de 2017

Apresentação do livro "Purinapakova - A Mulher que abanou o Vaticano", de Joaquim Maneta Alhinho

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Já se imaginou enclausurada(o) durante 22 anos? Já se imaginou não ter vida própria durante duas décadas e conseguir uma impossível e inimaginável fuga que lhe podia ter custado a própria vida? Purinapakova é uma mulher revoltada e detentora de uma personalidade muito forte. Agora, chegou a hora da vingança! Neste livro encontra factos e vivências reais das mais graves que possa imaginar. Atrocidades, medos e angústias de quem viveu e testemunhou factos, num dos lugares do mundo onde ninguém consegue penetrar e que esconde os seus artifícios. Nestas páginas cujo conteúdo se adivinha polémico, contém segredos nunca relatados ao mundo. O jornalista e escritor Joaquim Maneta Alhinho tem a coragem de desvendar esses segredos num trabalho de investigação criteriosa que vai deixar o leitor revoltado e identificado com tamanhas injustiças. Uma batalha cruel, com mais ouro e sexo do que incenso e mirra.

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 6 de maio
Horário: 21h00
Condições de participação: entrada livre



sexta-feira, 17 de março de 2017

Autores da Nossa Terra - Trabalho Literário de Adelino Tavares

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


Domingo, 26 de março, às 17 horas, vai decorrer a apresentação do trabalho literário de Adelino Tavares, na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense.

Nasceu a 27 de fevereiro de 1945, no Seixal. Aos 17 anos começou a trabalhar, tendo exercido atividade como contabilista e analista de informática ao longo de 17 anos. A par da sua carreira, envolveu-se diretamente no projeto autárquico, acumulado funções enquanto eleito na Assembleia de Freguesia do Seixal de 1977 a 1979; enquanto presidente da Junta de Freguesia do Seixal de 1980 a 1982 e como vereador da Câmara Municipal do Seixal de 1983 a 2001. Foi ainda eleito na Assembleia Municipal do Seixal de 2005 a 2009.
Casado e pai de três filhos, destacou-se ainda no campo desportivo, como avançado centro nos juniores do Seixal Futebol Clube. Foi ainda campeão nacional de atletismo, na modalidade de estafeta de 4x100, pelo Sporting Clube de Portugal, tendo sido treinado pelo professor Mário Moniz Pereira na década de 60 (1962/1963). Ainda no campo do atletismo foi campeão nacional de salto em comprimento pela Fundação Nacional para Alegria no Trabalho (FNAT), atual Inatel. Antes do 25 de Abril foi diretor da Sociedade Filarmónica Timbre Seixalense, onde se constituiu uma comissão cultural antifascista. A leitura e a escrita estão bem presentes na sua vida. Publicou este ano o seu quarto livro, intitulado «O Sótão». É ainda autor das seguintes publicações: «O Vocabulário do Avô Adelino» , editado em 2002; «Andaatoque», de 2015 e «Da Boa Austeridade» editado em fevereiro de 2016.

«Com propriedade, podemos concluir pela existência de vida, altamente valiosa, daquele precário espaço – o sótão – deficientemente iluminado e arejado, é certo, mas com um histórico testemunho digno de gente empreendedora, de muito trabalho voluntário entregue à nobre causa pública e particularmente a esta coletividade – a esta TERRA».

O Sótão

segunda-feira, 13 de março de 2017

Autores da Nossa Terra com Fernando Benevides

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


Apresentação do livro de poesia Penas Soltas, terceira obra de Fernando Benevides, publicada pela editora Oz.

A apresentação decorre sábado, dia 18 de março, às 16 horas, na Galeria de Exposições Augusto Cabrita - Fórum Cultural do Seixal e conta com a presença das poetisas Mariete Lisboa Guerra, Mariana Loureiro e Rosete Cansado, dando lugar a momentos de declamação de poesia.

As penas também morrem?
Não! As penas não morrem…
O que morre, são as flores


Fernando Jorge Benevides nasceu em Ponta Delgada, Açores. Atualmente vive em Amora, Seixal.
É autor de dois livros de poesia, O Gesto e o Olhar e Vértices.
Participou nas seguintes antologias: Antologia Essência dos Sentidos V -I, Antologia Essência dos Sentidos V-II, Antologia Essência dos Sentidos V-III, Antologia Terras Vividas e Sonhadas, Os Poetas e os Seus Lugares, Antologia O Grito do Silêncio, Antologia Entre o Fado e o Samba, Antologia Palavras de Cristal V-II, Antologia Palavras de Cristal V-IIIAntologia Poemário 2015.
Este é o seu terceiro livro com o título Penas Soltas.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Aprender Numa Tarde – Oficina de Competências Básicas em Tecnologias da Informação

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


A Biblioteca Municipal do Seixal apresenta mais uma edição de Aprender Numa Tarde - Oficina de Competências Básicas em Tecnologias da Informação, ministrada pela associação Rato - ADCC.

A oficina é composta por quatro módulos, distribuídos por quatro sábados, no horário das 15 às 18 horas.

18 março - Conceitos gerais de informática
25 março - Processamento de texto e formatação
1 abril - Internet: pesquisa de informação, mensagens instantâneas e VoIP
8 abril - Criação de contas de correio eletrónico

Destina-se a maiores de 16 anos, é gratuita, e para participar basta proceder à inscrição obrigatória dos 4 módulos (limitada a 6 vagas) até 17 de março, presencialmente no balcão de Serviço de Informação à Comunidade, através do telefone 210 976 100 ou endereço eletrónico sic@cm-seixal.pt.

Mais informação disponível no regulamento.

terça-feira, 7 de março de 2017

Xadrez na Biblioteca de Alcochete

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Aulas de xadrez
 
Aulas de xadrez na Biblioteca de Alcochete sob a orientação do professor Vítor Mira, dirigidas a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 06 e os 15 anos.
 
Horário - 10h30
Local - Biblioteca de Alcochete – Sala infanto-juvenil
Duração - Ca. de 90 minutos
Público -alvo - Crianças e jovens com idades entre os 06 e os 15 anos
Dias - 11, 18 e 25
Contatos - Informações e marcações: Biblioteca de Alcochete - 21 2349720 | biblioteca@cm-alcochete.PT
 

sexta-feira, 3 de março de 2017

Comunidade de Leitores "Sábados de leitura"

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Nesta sessão vamos falar sobre o livro “Afirma Pereira”, de Antonio Tabucchi

A vida do senhor Pereira decorria sem contratempos de maior. Trabalhava na página cultural de um diário de Lisboa, comia omeleta de queijo, tinha o vício de beber limonada, falava com a fotografia da falecida esposa, visitava ocasionalmente o padre António. E pensava na morte. Pereira vivia no Portugal de Salazar, não tendo o governo nada a ver com ele, nem ele com o governo. Pereira gostava mais do passado: os obituários, a literatura antiga, os escritores já mortos. Por afinidades literárias, Pereira entra em contacto com Monteiro Rossi e a sua namorada Marta, dois anti-salazaristas militantes, que transformarão a sua vida. Entre os três nasce uma relação intensa, que marcará a vida de Pereira.

Antonio Tabucchi nasceu em Vecchiano (Pisa), em 1943 e morreu 2012, em Lisboa. Foi professor de literatura portuguesa na Universidade de Génova e diretor do Instituto Italiano de Lisboa, cidade onde viveu vários anos. Além da sua atividade de romancista, foi um dos melhores especialistas e tradutores de Fernando Pessoa.
Criou uma notável obra como romancista, na qual se destacam os livros A Mulher de Porto Pim  (1983), Noturno Indiano (1984), Pequenos Equívocos sem Importância (1985), O Fio do Horizonte (1986), Requiem (1992) e Afirma Pereira (1994) . Este último foi adaptado para cinema, por Roberto Faenza e filmado em Portugal
entre o explorador veneziano Marco Polo com o imperador tártaro Kublai Khan. Muito importante é também a sua recolha de Fábulas e Contos Italianos, publicada em 1956.

Local: Biblioteca Municipal José Saramago
Dia: 11 de março
Horário: 15h00
Público-alvo: Maiores de 18 anos
Lotação máxima: 20 participantes (máximo)
Inscrição gratuita sujeita a marcação prévia: Davide Freitas
212 508 210

Abertura do Concurso Prémio Literário Cidade de Almada 2017 / Poesia

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


A Câmara Municipal de Almada promove a 29ª Edição do Prémio Literário Cidade de Almada com o objetivo de incentivar a criatividade literária premiando uma obra inédita de um autor português. Poesia é o género literário a concurso em 2017. O prazo de candidatura decorre de 1 a 31 de Março.
Os trabalhos originais deverão ser remetidos por correio, sob pseudónimo, (três exemplares) até ao dia 31 de  Março  de 2017,  para a seguinte morada: Secretariado do Prémio Literário Cidade de Almada –  Biblioteca Central de Almada, Fórum Romeu Correia, Praça da Liberdade, 2800 – 648 Almada.

Normas de Participação disponíveis: www.m-almada.pt/bibliotecas

Dias: 1 a 31 de março
Público-alvo: Adultos
Informações e normas de participação: Augusto Calado
21 272 49 39

Semana da Leitura

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
 

Animação e mediação da leitura
"A Biblioteca vai às escolas celebrando o prazer de ler"
 
Na décima primeira edição da Semana da Leitura, a Biblioteca de Alcochete, associando-se ao Plano Nacional de Leitura, fará o seu habitual périplo pelas escolas do concelho assinalando o tema escolhido para 2017: “O prazer de ler”. Esta iniciativa tem como missão envolver alunos, educadores e professores num ambiente festivo que conceda visibilidade à leitura e motive para que esta se torne cada vez mais presente em todos os momentos e em qualquer lugar.
 
Horário - Horários a definir com os estabelecimentos de ensino
Local - Estabelecimentos de ensino e bibliotecas escolares
Duração - Ca. 45
Público-alvo - Público escolar (alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico)
Contatos - Informações e inscrições: Biblioteca de Alcochete - 21 2349720 | biblioteca@cm-alcochete.pt
Observações - Atividade inserida no Plano Anual de Atividades de Cooperação da Rede de Bibliotecas de Alcochete