quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Estação do Livro 2015

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


A Estação do Livro é uma iniciativa anual, realizada ininterruptamente desde 2002, em parceria com as escolas concelhias pertencentes à Rede de Bibliotecas Escolares. Teve início a partir da convergência de datas de realização de Feiras do Livro Escolares e da vinda de escritores às escolas. A partir daí, passaram também a realizar-se diversas atividades educativas, de animação e promoção da leitura (encontros com autores, ateliês, exposições,workshops, espetáculos – sendo parte destas iniciativas contratualizadas e financiadas pela Câmara Municipal do Seixal).

Este projeto assenta numa filosofia de cooperação e partilha de recursos, quer através da contratação de colaboradores externos, quer através de colaboradores internos, quer produzidos e desenvolvidos nas escolas, e posteriormente partilhados entre elas. Além da interação institucional, o principal objetivo é a promoção do livro e da leitura, que permite um estímulo para a utilização das Bibliotecas Escolares e um reconhecimento da Biblioteca Municipal na comunidade escolar, e, consequentemente, na comunidade local.

O programa é elaborado de forma ajustada às escolas de todos os ciclos de ensino pertencentes à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), com conteúdos específicos para a Estação do Livro, que contemplam as atividades produzidas pelas escolas (Programa em Rede) e pela Biblioteca Municipal, decorrendo, simultaneamente durante duas semanas, nas várias escolas.

A edição de 2015 decorre de 16 a 27 de novembro nas escolas da rede concelhia.

Sem comentários:

Enviar um comentário