quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Seara Nova – 90 anos de Intervenção Cívica e Cultural

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL















A Biblioteca Municipal do Seixal terá patente entre 27 de setembro e 13 de outubro, a exposição itinerante concebida para assinalar o 90.º aniversário da revista Seara Nova (que se celebrou em 2011), demonstrativa da atividade e intervenção, desde 1921 até aos dias de hoje, ao nível social, cultural e político, permitindo que se conheça conteúdos informativos e fotografias sobre os notórios acontecimentos ocorridos em Portugal e no estrangeiro.

A mostra compõe-se por 12 painéis informativos e é acompanhada por materiais diversos, como livros editados pela Seara Nova e outros documentos como provas de censura, revistas antigas e atuais e diversos textos que ajudam a ilustrar o seu percurso. Serão ainda colocados numa vitrina alguns números da revista, correspondentes a primeiras edições, pertencentes ao acervo da Biblioteca Municipal do Seixal.

De referir que a Seara Nova foi, e continua a ser, uma revista doutrinária e crítica com fins pedagógicos e políticos. Os homens da Seara Nova consideravam-se “poetas militantes, críticos militantes, economistas e pedagogos militantes", intenção que contribuiu para quebrar o isolamento dos homens de elite, aproximando-os da realidade social ao mesmo tempo que combatiam com as armas de que dispunham contra o fascismo salazarista.

Serão dinamizadas atividades educativas direcionadas para públicos infantis e juvenis, mediante inscrição prévia.

Sem comentários:

Enviar um comentário