sexta-feira, 18 de setembro de 2009

História do Jazz

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PALMELA

A Biblioteca Municipal de Palmela recebe, no dia 18 de Setembro, às 21 horas, a apresentação do Livro “História do Jazz”, de José Duarte. Na iniciativa - onde o livro estará à venda por um preço especial, e que integrará uma sessão de autógrafos - o autor passará e comentará algumas músicas por ele consideradas fundamentais.
“História do Jazz” é composto por uma primeira parte (organizada sobre os principais movimentos, por ordem cronológica), uma cronologia de 1917 a 2009, integrando os principais eventos ligados ao jazz e integrados noutros eventos do mesmo ano, além de informações biográficas e sugestões sobre o mundo do jazz. Uma obra acessível e profusamente ilustrada, escrita por uma das principais figuras portuguesas da divulgação do jazz.
José Duarte nasceu em Lisboa, em 1938. Foi fundador do Clube Universitário de Jazz de Lisboa, em 1958, ano em que iniciou a sua actividade na rádio com o programa “Jazz esse Desconhecido”, na Rádio Universidade.
A actividade de divulgação e educação para o jazz tem prosseguido até hoje, com destaque para o lendário “Cinco Minutos de Jazz”. Os programas “Pão com Manteiga”, “À Volta da Meia-Noite” e “Abandajazz”, “A Menina Dança?” e “Jazz com Brancas”, a par dos programas televisivos na RTP2 “Outras Músicas” e “Jazz a Preto e Branco”, completam esta sua faceta.
Autor de múltiplas conferências e das bio-discografias dos músicos portugueses no New Grove Dictionary of Jazz, membro de júris, editor do site http://www.jazzportugal.ua.pt/ e professor auxiliar convidado da Universidade de Aveiro e do respectivo Centro de Estudos de Jazz desde 2002, José Duarte foi galardoado, em 2004, com a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura, com a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores, em 2005 e, em 2008, com a Medalha Municipal de Mérito-Ouro da Câmara Municipal de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário