quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Hora do Conto - Sábados
A menina que roubava gargalhadas
de Inês Pedrosa inspirado na obra de Júlio Pomar
"Laura era uma menina que gostava de gargalhadas e não tinha medo de nada.
Sempre que via alguém rir, ia a correr roubar-lhe o riso..."
Vêm saber o resto da história da Laura, na tua biblioteca...
às 15.00h
Forum Romeu Correia
Biblioteca
Serviço Educativo
terça-feira, 27 de novembro de 2007
A MAGIA DO NATAL É NA TUA BIBLIOTECA - BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SESIMBRA
De 18 de Dezembro a 5 de Janeiro
“A MAGIA DO NATAL É NA TUA BIBLIOTECA”
A Biblioteca Municipal de Sesimbra, no mês de Dezembro vai encher-se de magia e dar ao seu público uma partilha de emoções.
Entre exposições, mostras de trabalhos realizados pelos participantes dos diversos ateliers e Horas do Conto, à animação musical e uma encenação do nosso público infantil, será a nossa “poção mágica”.
Venha sentir esta magia e aproveite para ver o que a nossa Árvore de Natal lhe sugere de boas leituras.
7 de Dezembro (Sexta-feira)
Conto e Atelier
“Estrela de Natal”
Destinatários: crianças a partir dos 6 anos
15.00h
12 de Dezembro (Quarta-feira)
Conto e Atelier
“Pai Natal Articulado”
Destinatários: crianças a partir dos 6 anos
15.00h
14 de Dezembro (Sexta-feira)
Conto e Atelier
“Coroa de Natal”
Destinatários: crianças a partir dos 6 anos
15.00h
15 de Dezembro (sábado)
Espectáculo Teatral
“Graças e desgraças da corte de El-Rei Tadinho”
Baseado no livro da autora Alice Vieira, este espectáculo de teatro de marionetas é desconcertante e de um humor intemporal.
Destinatários: pais e crianças
Co-produção: Valdevinos teatro de marionetas
11h00
Atelier
“O meu Presépio”
Destinatários: crianças a partir dos 6 anos
15.00h
19 de Dezembro (Quarta-feira)
Atelier
“Enfeites de Natal”
Destinatários: crianças a partir dos 6 anos
15.00h
21 de Dezembro (Sexta-feira)
Conto e Atelier
“Cartões de Natal”
Destinatários: crianças a partir dos 6 anos
15.00h
22 de Dezembro (Sábado)
Conto e Atelier
“Sapatinho na Chaminé”
11.00h
27 de Dezembro (Quinta-feira)
Conto e Atelier
“Marcadores para os novos livros”
Destinatários: crianças a partir dos 6 anos
15.00h
28 de Dezembro (Sexta-feira)
Conto e Atelier
“Calendário para o Novo Ano”
Destinatários: crianças a partir dos 6 anos
15.00h
29 de Dezembro (Sábado)
Hora do Conto
“Um Natal Muito Especial”, de Christine Leeson
Destinatários: pais e crianças
11h00
domingo, 25 de novembro de 2007
BLOGAR NÃO TEM IDADE
Foi considerado o melhor blog espanhol pelos que votaram nos populares prémios para o melhor Blog, os BOBs. Falamos de uma página pessoal assegurada por uma avô espanhola de 95 anos. O site é uma prova de que a info-inclusão não tem idade, o que será provavelmente uma das principais razões para a distinção. Maria Amélia usa o blog para falar das suas experiências e para dar conselhos aos mais jovens usando a sua já larga experiência de vida. Tem nesta odisseia a preciosa ajuda do neto. Visite em http://amis95.blogspot.com/
Melhor Blog Português
Popularidade e qualidade determinam critérios para a eleição do "Melhor Blog Português" 2007, uma iniciativa que foi lançada no final do mês de Setembro e que admite votações até final de Novembro. Para além da popularidade designada pelo maior número de votos o "concurso" tem uma segunda fase onde são avaliadas as nomeações. As nomeações estão disponíveis para várias categorias, que vão da política à arte e à informática, mas os organizadores adicionaram ainda categorias especiais e secções de opinião. Vale a pena consultar o regulamento e mobilizar a audiência para a votação, embora os organizadores digam claramente que não há direito a prémios para além da distinção de ser o Melhor do Ano.
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
A arte das sombras com as mãos
Creio ser uma arte um pouco esquecida, que já maravilhou muitas crianças. Até hoje, quando lembrada, não deixa de ser fascinante, principalmente com a imaginação fértil de certos artistas. Proponho recordar esta arte interessante, que para além de fotografias ilustrativas, pode ser contemplada também em vídeos espalhados pela Internet (por exemplo, procurar no Youtube com "hand" or "hands shadows"). Entretanto, alguns links interessantes sobre as sombras com as mãos:
E um livro disponível em formato electrónico através do projecto Gutemberg (projecto de e-books já referido neste blog aqui):~
Registo de blogs e sites em motores de busca
O Tecno Blog só por si é um blog interessante. No entanto gostaria de sublinhar algo que é ainda mais interessante e útil para muitos "blogueiros" e para todos aqueles que pretendam registar os seus blogs e sites nos motores de busca mais conhecidos.
http://sergioalex.blogs.sapo.pt/25809.html
http://sergioalex.blogs.sapo.pt/25809.html
sábado, 3 de novembro de 2007
15ª Quinzena de Dança de Almada
10 Nov - 10:30 às 11:15 / 11:30 às 12:15
ATELIERS DE MUSICA E MOVIMENTO PARA BÉBES
Baseados no conto de Julieta Franco “O Sonho da Princesa Clarice” e dirigidos a bebés dos 0 aos 24 meses, procura-se nestes ateliers criar um ambiente musical rico e diversificado, através da utilização de canções e cantos rítmicos, em tonalidades e métricas variadas, acompanhadas de movimento.
11 Nov - 10:00 às 10:50 (3 a 5 anos)
11 Nov - 11:00 às 12:00 (5 a 7 anos)
ATELIERS DE DANÇA PARA CRIANÇAS
11 Nov - 11:00 às 12:00 (5 a 7 anos)
ATELIERS DE DANÇA PARA CRIANÇAS
Estes ateliers pretendem envolver a criança num mundo encantado e divertido, que, além de muita cor, música e personagens engraçadas, tem cheiro, sabor e pode-se tocar. Queremos dar a descobrir à criança como é divertido imitar e improvisar com movimento.
Reservas: 212724923
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
O Regresso dos Serões de Contos
Hoje às 21.30h
Dia26 de Outubro (6.ª Feira)
SERÃO DE CONTOS
Histórias com… Patrícia Pereira•
Reviver a tradição oral redescobrindo os contos tradicionais portugueses, as histórias e lendas concelhias.• Venha passar um serão agradável na Biblioteca Municipal de Sesimbra.
http://cm-sesimbra.pt
Dia26 de Outubro (6.ª Feira)
SERÃO DE CONTOS
Histórias com… Patrícia Pereira•
Reviver a tradição oral redescobrindo os contos tradicionais portugueses, as histórias e lendas concelhias.• Venha passar um serão agradável na Biblioteca Municipal de Sesimbra.
http://cm-sesimbra.pt
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Acção de Formação - Biblioteca de Almada
Concepção e realização: Dora Batalim
Público alvo: Bibliotecários; educadores de infância; pais; professores do 1º ciclo; técnicos de biblioteca.
Nº participantes: 25
Local: Fórum Romeu Correia - Pablo Neruda
Dia: 14 de Novembro 2007
Duração: 7 h
"Vamos experimentar, de forma interactiva e participada, diferente de ler e de dar a ler um texto...
...Promoção de leitura a partir dos livros para crianças."
Quantas historias há numa historia?
Esta acção de formação propõe aos participantes mergulhar numa selecção de titulos de livros para crianças atraves de propostas concretas de exploração das palavras e da imagem.
Kid's Guernica
AMRS promove 2.ª Edição do projecto Kid’s Guernica entre as escolas do distrito de SetúbalAfastada que foi, pela cruel realidade dos factos, a ideia, nascida na relativa tranquilidade e prosperidade que se seguiu à segunda Guerra Mundial, de que um mundo novo estava a surgir, onde os valores da paz e da não violência, adquiriam um carácter de permanência, a evocação da memória não revestia apenas um carácter de efeméride, mas a urgência sentida de que a força dos valores universais fosse constantemente renovada.
Foi nesse contexto, que surge o projecto Kid’s Guernica, o qual, sob o pretexto de evocar o fim do conflito, dirige um convite às crianças e jovens do mundo inteiro, para criarem e pintarem um quadro da dimensão da “Guernica” (3,5X7,8m) de Picasso e com os mesmos objectivos desse ícone universal da Paz em que se veio a tornar.Atenta aos sinais dos tempos e partilhando dos valores dos seus autores (Tom Andersen e Tadash Yasuda), a AMRS acolheu a realização de um projecto Kid’s Guernica na nossa região. Durante cerca de quatro meses, mais de quinhentos alunos, vinte e sete professores, de onze escolas da Região de Setúbal, deram corpo ao projecto que finalizou com a elaboração conjunta do painel escolhido pelo júri, que se encontra exposto na Biblioteca Pública Municipal do Seixal.Entretanto, o Conselho Directivo da AMRS ponderou, face à qualidade artística e pedagógica dos trabalhos a concurso, da elaboração de um livro que traduzisse, em texto e imagens, o extraordinário percurso que, alunos e professores, corporizaram no âmbito do 1.º projecto Kid’s Guernica realizado em Portugal. Foi assim que nasceu o livro que foi lançado no dia 16 de Maio, quarta-Feira, no Fórum Cultural do Seixal: “PINTAR A PAZ – O Projecto Kid’s Guernica na Região de Setúbal”.
Face ao entusiasmo provocado pela 1.ª edição do “Kid´s Guernica”, a AMRS decidiu prover uma 2.ª edição para o ano lectivo 2007/8, que em breve irá divulgar junto de todas as escolas do distrito.
Foi nesse contexto, que surge o projecto Kid’s Guernica, o qual, sob o pretexto de evocar o fim do conflito, dirige um convite às crianças e jovens do mundo inteiro, para criarem e pintarem um quadro da dimensão da “Guernica” (3,5X7,8m) de Picasso e com os mesmos objectivos desse ícone universal da Paz em que se veio a tornar.Atenta aos sinais dos tempos e partilhando dos valores dos seus autores (Tom Andersen e Tadash Yasuda), a AMRS acolheu a realização de um projecto Kid’s Guernica na nossa região. Durante cerca de quatro meses, mais de quinhentos alunos, vinte e sete professores, de onze escolas da Região de Setúbal, deram corpo ao projecto que finalizou com a elaboração conjunta do painel escolhido pelo júri, que se encontra exposto na Biblioteca Pública Municipal do Seixal.Entretanto, o Conselho Directivo da AMRS ponderou, face à qualidade artística e pedagógica dos trabalhos a concurso, da elaboração de um livro que traduzisse, em texto e imagens, o extraordinário percurso que, alunos e professores, corporizaram no âmbito do 1.º projecto Kid’s Guernica realizado em Portugal. Foi assim que nasceu o livro que foi lançado no dia 16 de Maio, quarta-Feira, no Fórum Cultural do Seixal: “PINTAR A PAZ – O Projecto Kid’s Guernica na Região de Setúbal”.
Face ao entusiasmo provocado pela 1.ª edição do “Kid´s Guernica”, a AMRS decidiu prover uma 2.ª edição para o ano lectivo 2007/8, que em breve irá divulgar junto de todas as escolas do distrito.
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
AMRS QU@LIFICA
AMRS QU@LIFICA
Faça aqui o download do cartaz e do folheto.
AMRS QU@LIFICA é mais um dos instrumentos que as autarquias do Distrito de Setúbal lançam mão para combater a iliteracia informática, um dos fenómenos mais preocupantes e socialmente injustos do nosso tempo, pelo que o Projecto será objecto de avaliação regular pelos seus promotores a fim de verificar se os seus objectivos estão a ser cumpridos.Centrado nas Bibliotecas Públicas Municipais, que disponibilizam locais e monitores – que integram a rede de avaliadores do Centro de Diplomas de Competências Básicas da AMRS, e aos quais a AMRS assegurou formação adequada - nesta primeira fase visa-se prioritariamente certificar as competências adquiridas em TIC, através da emissão de um diploma de competências básicas.
Faça aqui o download do cartaz e do folheto.
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Espaço Intercultural abre no dia 10 de Novembro
No dia 10 de Novembro é inaugurado o Espaço Intercultural da Biblioteca Municipal, com o objectivo de facultar o acesso gratuito a um fundo documental, sempre que possível na língua materna das comunidades a que se destina, e disponibilizar informação relevante e actividades especificamente destinadas a pessoas provenientes de outros países e culturas.
Este serviço pretende valorizar diferentes culturas, com particular enfoque, numa primeira fase, nas comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo e países de Leste. Através da recolha e disponibilização de documentação e informação que espelha as formas de expressão artística e práticas culturais destas minorias em diversos formatos e linguagens, este espaço surge para permitir uma integração mais efectiva das comunidades.
Deste modo, inclusão, inovação, democratização do acesso ao conhecimento, à cultura e à informação, são ideias-chave do Espaço Intercultural no desenvolvimento de uma concepção de interacção entre as culturas.
Com o Espaço Intercultural, o município proporciona informação multicultural e multilingue, promovendo de forma activa e crítica, a participação cívica democrática, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais participada.
Este serviço pretende valorizar diferentes culturas, com particular enfoque, numa primeira fase, nas comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo e países de Leste. Através da recolha e disponibilização de documentação e informação que espelha as formas de expressão artística e práticas culturais destas minorias em diversos formatos e linguagens, este espaço surge para permitir uma integração mais efectiva das comunidades.
Deste modo, inclusão, inovação, democratização do acesso ao conhecimento, à cultura e à informação, são ideias-chave do Espaço Intercultural no desenvolvimento de uma concepção de interacção entre as culturas.
Com o Espaço Intercultural, o município proporciona informação multicultural e multilingue, promovendo de forma activa e crítica, a participação cívica democrática, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais participada.
Neste âmbito estará patente na Biblioteca Municipal do Seixal até ao dia 10 de Novembro uma exposição de esculturas em madeira, dedicadas à arte sacra, esculpidas pelo iconógrafo Kostyatin Fedorovich Sheplyakov, natural da Ucrânia.
FORMAÇÕES para o Grupo: contactos
Drª Ana Cristina Almeida, da Biblioteca Nacional - dá formação de CDU e também de introdução à indexação.
Drª Manuela Santos, da Biblioteca Nacional - dá formação SiPorbase - Sistema de Indexação em Português
O Grupo deve decidir se pretende indexação no geral ou segundo o sistema SiPorbase.
Para mais informações sobre as actividades de FORMAÇÃO PORBASE contacte:
Biblioteca Nacional de Portugal Serviço de Relações Públicas (a/c Dra. Isabel Évora) Campo Grande, 83 1749-081 Lisboa Tel.: 21 798 2428 Fax: 21 798 2436 Correio electrónico: ievora@bn.pt
Drª Manuela Santos, da Biblioteca Nacional - dá formação SiPorbase - Sistema de Indexação em Português
O Grupo deve decidir se pretende indexação no geral ou segundo o sistema SiPorbase.
Para mais informações sobre as actividades de FORMAÇÃO PORBASE contacte:
Biblioteca Nacional de Portugal Serviço de Relações Públicas (a/c Dra. Isabel Évora) Campo Grande, 83 1749-081 Lisboa Tel.: 21 798 2428 Fax: 21 798 2436 Correio electrónico: ievora@bn.pt
Biblioteca de Palmela - Actividades
Artistas Unidos apresentam contos portugueses na Biblioteca de Palmela.
A Biblioteca Municipal de Palmela recebe, durante o mês de Outubro, sessões de Leitura de Contos pelos Artistas Unidos. Esta é uma oportunidade privilegiada para ouvir contos de autores portugueses pela voz de actores bem conhecidos do público. No dia 10 de Outubro, às 10 horas, Sylvie Rocha estará em Palmela para ler o conto "A Boca Enorme e Outras Histórias", de José Gomes Ferreira, incluído no livro "O Mundo dos Outros". No dia 24 de Outubro, à mesma hora, é a vez de João Miguel Rodrigues recordar Miguel Torga, com a leitura de "Bichos".
As actividades são abertas ao público em geral.
Inscrições na Biblioteca ou através do telefone 212 339 910.
Artistas de Palmo e Meio na Biblioteca
Uma exposição de pintura e escultura de Alunos do Externato D. Manuel de Mello, patente de 27 de Outubro a 30 de Novembro, inaugurará um Ciclo de Exposições na Biblioteca Municipal do Barreiro, intitulado “Artistas de Palmo e Meio”, que apresentará, durante todo o Ano Lectivo, trabalhos de alunos de escolas do 1º Ciclo. Tudo começou com um Projecto Curricular de turma do professor Hugo Vinagre no ano lectivo de 2006/07. Os seus 17 alunos de 3º ano, de sete e oito anos, envolveram-se num estudo sobre a arte, debruçando-se sobre a vida de pintores como Salvador Dali, Jackson Pollock ou Van Gogh. Mais tarde, a professora Selma Ventura aderiu ao Projecto com os seus 11 alunos, também de 3º ano, estudando Kandinsky ou Juan Miró, abordando, além da pintura, a escultura. «No fim do ano havia um claro desenvolvimento do sentido estético, mais investimento nas expressões plásticas, uma maior criatividade e imaginação, curiosidade face ao mundo que os rodeia, um esbatimento do pensamento estereotipado conseguindo "ir mais além" e um desenvolvimento abstracto. Esta exposição conta com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro e está aberta no horário da Biblioteca.
Música em Destaque - Palmela
Entrega de maquetas até 18 de Outubro
Entre 31 de Outubro e 10 de Novembro, o Cine-Teatro S. João, em Palmela, será palco do desfile de novos valores da música portuguesa, naquela que será a 12ª edição do Concurso de Música Moderna.
Para mais informações: http://www.cm-palmela.pt/
"Quem conta um conto..."
Pelo segundo ano consecutivo, a Biblioteca Municipal do Barreiro vai promover o projecto "Quem conta um conto…", que tem como objectivo promover a leitura, bem como facilitar uma primeira aproximação à biblioteca.
Esta iniciativa, dirigida aos alunos do ensino pré-escolar e 1º Ciclo, decorre todas as terças, quartas e quintas-feiras, durante o período da manhã, a partir do mês de Novembro e até ao final de Junho. No âmbito do projecto são desenvolvidas diversas actividades. A iniciativa começa com uma visita guiada à Biblioteca Municipal do Barreiro, passando pelas diversas salas da onde são explicadas as várias valências de cada espaço;Após a visita, na “Hora do Conto”, os alunos são convidados a entrar num “mundo mágico” que é a sala de conto, preparada para o efeito. Esta sala é um espaço privilegiado para interacção entre o contador de histórias e o grupo convidado. As histórias seleccionadas para a actividade “Hora do Conto” são "A vassoura mágica", "A bruxa gorducha", "Uma pescaria atribulada", "Um caso de Ladrões", "A bruxa magrizela", "O homem que engoliu a lua", "O sapo e o abutre", entre outras.São também distribuídos desenhos alusivos às temáticas apresentadas na “Hora do Conto”. Por último, são distribuídas propostas para a requisição do cartão de leitor da Biblioteca, tentando assim angariar novos leitores e também chegar até aos pais, de modo a que a visita à biblioteca passe a ser um hábito do quotidiano.
Esta iniciativa, dirigida aos alunos do ensino pré-escolar e 1º Ciclo, decorre todas as terças, quartas e quintas-feiras, durante o período da manhã, a partir do mês de Novembro e até ao final de Junho. No âmbito do projecto são desenvolvidas diversas actividades. A iniciativa começa com uma visita guiada à Biblioteca Municipal do Barreiro, passando pelas diversas salas da onde são explicadas as várias valências de cada espaço;Após a visita, na “Hora do Conto”, os alunos são convidados a entrar num “mundo mágico” que é a sala de conto, preparada para o efeito. Esta sala é um espaço privilegiado para interacção entre o contador de histórias e o grupo convidado. As histórias seleccionadas para a actividade “Hora do Conto” são "A vassoura mágica", "A bruxa gorducha", "Uma pescaria atribulada", "Um caso de Ladrões", "A bruxa magrizela", "O homem que engoliu a lua", "O sapo e o abutre", entre outras.São também distribuídos desenhos alusivos às temáticas apresentadas na “Hora do Conto”. Por último, são distribuídas propostas para a requisição do cartão de leitor da Biblioteca, tentando assim angariar novos leitores e também chegar até aos pais, de modo a que a visita à biblioteca passe a ser um hábito do quotidiano.
Marcações pelo tel. 212 068 234
Sesimbra Qu@lifica
Encontra-se a funcionar na Biblioteca Municipal de Sesimbra desde o dia 16 de Outubro (dia em que Jorge Chaves, digníssimo Bibliotecário desta rede, fez 40 anos) a Certificação de Competências Básicas tendo havido já inscrições e certificados atribuidos. A Câmara Municipal de Sesimbra entendeu assumir esta certificação e estende-la a todos os funcionários do municipio que desejarem esta certificação em regime de autoformação individual.
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Regresso às aulas...
Numa altura em que serão retomadas as sessões do curso de formação subordinado ao tema "Criação de Sites e Blogs - Novas dinâmicas da comunicação web" com os elementos do Grupo de Trabalho das Bibliotecas da Associação de Municípios da Região de Setúbal, deixo aqui algumas notas de preparação:
Relembro que foi apresentada uma proposta de prototipo daquilo que poderá ser o futuro formato de NewsLetter do Grupo de Trabalho. Em relação ao sistema de MailLists, que permitirá o seu envio em massa de forma simplificada, irá ser alvo de análise da melhor solução junto dos técnicos da Peninsula Digital.
Também foi avançada uma outra solução para criação de um Forum de Discussão interno, para trabalho do grupo, assunto que também irá ser analisado dentro da infraestrutura tecnológica do projecto Peninsula Digital.
Aproveito, e uma vez que as ferramentas crescem de dia para dia, para relembrar o que temos até ao momento:
Endereço do Manual Electrónico: http://www.evora.net/abalca/formacao/amrs.htm
Endereço do Site do Grupo de Trabalho: http://www.evora.net/gtbib
Endereço do Blog do Grupo de Trabalho: http://gtbib-amrs.blogspot.com
Email: gtbib_amrs@megamail.pt
Endereço do Grupo de Discussão do GTBIB (para testes no Google Groups)
http://groups.google.pt/group/gtbib_amrs
Relembro que foi apresentada uma proposta de prototipo daquilo que poderá ser o futuro formato de NewsLetter do Grupo de Trabalho. Em relação ao sistema de MailLists, que permitirá o seu envio em massa de forma simplificada, irá ser alvo de análise da melhor solução junto dos técnicos da Peninsula Digital.
Também foi avançada uma outra solução para criação de um Forum de Discussão interno, para trabalho do grupo, assunto que também irá ser analisado dentro da infraestrutura tecnológica do projecto Peninsula Digital.
Aproveito, e uma vez que as ferramentas crescem de dia para dia, para relembrar o que temos até ao momento:
Endereço do Manual Electrónico: http://www.evora.net/abalca/formacao/amrs.htm
Endereço do Site do Grupo de Trabalho: http://www.evora.net/gtbib
Endereço do Blog do Grupo de Trabalho: http://gtbib-amrs.blogspot.com
Email: gtbib_amrs@megamail.pt
Endereço do Grupo de Discussão do GTBIB (para testes no Google Groups)
http://groups.google.pt/group/gtbib_amrs
A César o que é de César...
Em resposta ao post acerca do nome do projecto, foram efectuadas as devidas alterações para Grupo de Trabalho das Bibliotecas da Associação de Municípios da Região de Setúbal.
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Arrancou oficialmente o AMRS QU@LIFICA
Em OUTUBRO, após mais uma sessão com o coordenador técnico da AMRS para este projecto de difusão do Diploma de Competências Básicas, este passou a poder ser emitido nas diversas bibliotecas, em mais uma acção de cooperação do Grupo de Trabalho.
Há Novidades!
Mensagem:
Há novidades, é preciso contactar com a AMRS e uns com os outros a fim de melhorar a eficiência. Duas delas: a) Foi aprovada a Candidatura da AMRS para a formação, que inclui 4 acções específicas para bibliotecas; b) Está estabelecido o calendário com Augusto Balça para o reinicio e encerramento do curso sobre Sites e Blogues: 23, 26 e 30 de Outubro. (É fundamental afinarmos estas ferramentas pois o Portal da Península Digital arranca em finais de Setembro).
amota
Há novidades, é preciso contactar com a AMRS e uns com os outros a fim de melhorar a eficiência. Duas delas: a) Foi aprovada a Candidatura da AMRS para a formação, que inclui 4 acções específicas para bibliotecas; b) Está estabelecido o calendário com Augusto Balça para o reinicio e encerramento do curso sobre Sites e Blogues: 23, 26 e 30 de Outubro. (É fundamental afinarmos estas ferramentas pois o Portal da Península Digital arranca em finais de Setembro).
amota
Associação Municípios da Região de Setúbal
A César o que é de César... Actualmente o nome é o que está em epígrafe. Procedam-se às correcções: Grupo de Trabalho das Bibliotecas da Associação de Municípios da Região de Setúbal
sexta-feira, 6 de julho de 2007
terça-feira, 3 de julho de 2007
http://travesia.mcu.es/S_ALFIN/index.html
Site do Seminário "Biblioteca, aprendizagem e cidadania: Alfabetização Informacional
segunda-feira, 4 de junho de 2007
Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do Concelho de Palmela
O Plano Nacional de Leitura
O PNL é uma iniciativa do Governo da responsabilidade do Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Cultura e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares. Pretende-se através da sua implementação o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como da criação de hábitos de leitura.
Da produção literária nacional e estrangeira, ficção e não ficção, de acordo com faixas etárias específicas, para leitura na sala de aula, autónoma ou conjuntamente com pais e/ou educadores foi realizada uma selecção bibliográfica.
Este mês damos destaque a obras para leitura autónoma ou leitura a realizar conjuntamente com pais e ou educadores, destinada a Jardins de Infância e para os 1º e 2º anos de escolaridade.
Não deixe contudo de passar nas nossas bibliotecas onde muitos mais títulos estão disponíveis.
Para mais informações sobre o Plano Nacional de Leitura:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/
O PNL é uma iniciativa do Governo da responsabilidade do Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Cultura e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares. Pretende-se através da sua implementação o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como da criação de hábitos de leitura.
Da produção literária nacional e estrangeira, ficção e não ficção, de acordo com faixas etárias específicas, para leitura na sala de aula, autónoma ou conjuntamente com pais e/ou educadores foi realizada uma selecção bibliográfica.
Este mês damos destaque a obras para leitura autónoma ou leitura a realizar conjuntamente com pais e ou educadores, destinada a Jardins de Infância e para os 1º e 2º anos de escolaridade.
Não deixe contudo de passar nas nossas bibliotecas onde muitos mais títulos estão disponíveis.
Para mais informações sobre o Plano Nacional de Leitura:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/
Obras para Jardins de Infância
Título: A toupeira que queria saber quem lhe fizera a aquilo na cabeça
Autor: Werner Holzwarth
Ilustrador: Wolf Erlbruch
De modo original e bem divertido, esta historia revela aos mais novos, as diferentes formas que assumem os produtos das necessidades fisiológicas de alguns animais... o que para nós, adultos, nem sempre é fácil de explicar…
Obras para o 1º Ano
Título: O alfabeto dos bichos
Autor: José Jorge Letria
Ilustrador: André Letria
Aprender as letras do alfabeto e conhecer ao mesmo tempo o mundo animal, através de rimas e ilustrações divertidas, é a proposta aliciante que este livro coloca, logo a não perder.
Obras para o 2º Ano
Título: A princesa da chuva
Autor: Luísa Ducla Soares
Ilustrador: Fátima Afonso
“Não há bela sem senão”, diz a antiga expressão. Mas o que acontece quando não há azar que a coragem não enfrente? Será possível transformar uma maldição em bênção? A resposta encontra-se neste conto de fadas, de Luísa Ducla Soares com belas ilustrações de Fátima Afonso.
Biblioteca Municipal de Pinhal Novo
Telefone: 212 388 640
Olga Cidades
Dina Pato
Claudia Bento
Teresa Matias
e-mail: bib.clubedepais@cm-palmela.pt ou ocidades@cm-palmela.pt
quinta-feira, 31 de maio de 2007
COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
DO CONCELHO DE PALMELA
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PINHAL NOVO
1 de Junho
Actividades programadas:
10.30 - Workshop de Graffiti, com o Grafitter profissional Pedro Feijão
15.00 - Workshop de Hip-Hop, com Vasco Gonçalves (Bailarino do Musical "Morangos com Açucar")
Público alvo: crianças a partir dos 8 anos
EXPOSIÇÃO DA ESCRITA ÀS BIBLIOTECAS
REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DO CONCELHO DE PALMELA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PINHAL NOVO
5 a 30 de Junho
A exposição da Escrita às Bibliotecas surge integrada no Projecto " Uma Biblioteca Diferente", que surgiu como necessidade de responder às dificuldades manifestadas pelos alunos nas áreas da leitura, da escrita e pesquisa, aliadas à necessidade de os mesmos conhecerem as funções, a organização e o funcionamento de uma biblioteca.
Assim sendo delineraram-se várias actividades com os alunos do 5ºJ e 6ºI, entre as quais, a pesquisa, selecção e organização da informação sobre o surgimento da escrita, do livro e das bibliotecas, cujos trabalhos apresentam-se agora nesta exposição.
Exposição organizada por:
Escola Básica 2/3 Jose Maria dos Santos (Biblioteca Escolar)
Professoras: Anizabel Oliveira e Leonor Inácio
Assim sendo delineraram-se várias actividades com os alunos do 5ºJ e 6ºI, entre as quais, a pesquisa, selecção e organização da informação sobre o surgimento da escrita, do livro e das bibliotecas, cujos trabalhos apresentam-se agora nesta exposição.
Exposição organizada por:
Escola Básica 2/3 Jose Maria dos Santos (Biblioteca Escolar)
Professoras: Anizabel Oliveira e Leonor Inácio
ENCONTRO COM O ESCRITOR MIA COUTO
REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO DE PALMELA CONVIDA
Para mais informações contacte com Drª Isolina Jarro, Biblioteca Municipal de Palmela.
Telef: 212 339 910
Email: isolinajarro@hotmail.com
terça-feira, 29 de maio de 2007
EXPOSIÇÃO CEM ANOS DE LITERATURA PORTUGUESA
Na Biblioteca Municipal de Sesimbra
De 29 de Maio a 16 de Junho
Átrio da Biblioteca Municipal
terça a sexta, das 9.30 às 17.30h - sábados, das 10 às 18h
EXPOSIÇÃO: Cem Anos de Literatura Portuguesa – Nexos na Criação Literária do século XX
Coordenação: Isabel Allegro de Magalhães.
Coordenação: Isabel Allegro de Magalhães.
Uma iniciativa integrada no âmbito do Programa de Itinerâncias Culturais 2007, desenvolvido pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas / Ministério da Cultura
segunda-feira, 28 de maio de 2007
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOCHETE
Com uma área total de 1.800 m², a futura Biblioteca Municipal de Alcochete será do tipo BM2, enquadrando-se nos objectivos de desenvolvimento do concelho.
A Câmara optou por uma localização central da biblioteca, com uma boa acessibilidade, próxima dos principais estabelecimentos de ensino e núcleos urbanísticos, articulando-se com o Centro Histórico da Vila.
Trata-se de um edifício concebido de raiz, com 2 pisos (configurados em “L”), e que beneficiará da construção de um Jardim no exterior.
O acesso principal do público à biblioteca será feito no Piso I, através de uma rampa que se desenvolve na frente Nascente do edifício e que procura actuar como elemento convidativo à fruição arquitectónica do mesmo.
No topo da rampa de acesso existirá uma plataforma de chegada que se desenvolve ao longo de toda a fachada Nascente do corpo superior.
Neste espaço exterior de “chegada” será feito o acesso principal à Biblioteca e um acesso secundário exterior à sala polivalente, zona de exposições e bar, podendo estas últimas funcionar de forma completamente autónoma.
A entrada principal dará acesso ao átrio que será o espaço que irá funcionar como distribuidor de todas as áreas do serviço público do edifício. Por um lado a ligação interior à zona de exposições, sala polivalente e bar, e por outro a ligação à zona de recepção geral, à secção de Adultos, a um núcleo de instalações sanitárias e à escadaria de acesso ao piso inferior.
A secção de adultos está directamente ligada ao átrio e dispõe-se ao longo da maior parte do Piso I, com zonas diferenciadas pela disposição das estantes.
Nela encontram-se o serviço de empréstimo; consulta local; consulta de periódicos; leitura informal; consulta de documentos sonoros e audiovisuais; auto-formação e aprendizagem à distância; serviço de referência/informação à comunidade; computadores para consulta do catálogo; multimédia; Internet; e uma área destinada aos jovens.
No topo oposto à entrada desta secção, abrir-se-á um envidraçado que permitirá visualizar o rio.
Trata-se de um edifício concebido de raiz, com 2 pisos (configurados em “L”), e que beneficiará da construção de um Jardim no exterior.
O acesso principal do público à biblioteca será feito no Piso I, através de uma rampa que se desenvolve na frente Nascente do edifício e que procura actuar como elemento convidativo à fruição arquitectónica do mesmo.
No topo da rampa de acesso existirá uma plataforma de chegada que se desenvolve ao longo de toda a fachada Nascente do corpo superior.
Neste espaço exterior de “chegada” será feito o acesso principal à Biblioteca e um acesso secundário exterior à sala polivalente, zona de exposições e bar, podendo estas últimas funcionar de forma completamente autónoma.
A entrada principal dará acesso ao átrio que será o espaço que irá funcionar como distribuidor de todas as áreas do serviço público do edifício. Por um lado a ligação interior à zona de exposições, sala polivalente e bar, e por outro a ligação à zona de recepção geral, à secção de Adultos, a um núcleo de instalações sanitárias e à escadaria de acesso ao piso inferior.
A secção de adultos está directamente ligada ao átrio e dispõe-se ao longo da maior parte do Piso I, com zonas diferenciadas pela disposição das estantes.
Nela encontram-se o serviço de empréstimo; consulta local; consulta de periódicos; leitura informal; consulta de documentos sonoros e audiovisuais; auto-formação e aprendizagem à distância; serviço de referência/informação à comunidade; computadores para consulta do catálogo; multimédia; Internet; e uma área destinada aos jovens.
No topo oposto à entrada desta secção, abrir-se-á um envidraçado que permitirá visualizar o rio.
No piso inferior – Piso 0, dispõem-se a secção infanto-juvenil e os serviços internos.
Na secção infanto-juvenil a recepção e consulta de catálogo encontrar-se-á ao fundo da escadaria de acesso ao piso superior. Nela os espaços estarão igualmente diferenciados pelo mobiliário segundo os grupos etários. Terá áreas de leitura informal; consulta local e empréstimo; consulta de audiovisuais; multimédia e Internet. A sala do conto permitirá a adaptação a atelier de expressão, usufruindo de um pátio exterior (ajardinado privado) para realização de diversas actividades.
Ambos os pisos terão grandes envidraçados das salas de leitura para o jardim, na sua melhor orientação, tanto solar como ambiental.
Os serviços internos ocuparão uma faixa do piso inferior, com acesso privativo pelo interior e exterior. Nesta zona ficará o átrio de cargas e descargas, que terá ligação por um lado com a zona de recepção/manutenção de documentos e depósito, por outro com os gabinetes de trabalho e áreas técnicas.
A biblioteca terá um elevador que ligará os 2 pisos. Este estará na zona central do edifício, junto às secções de adultos (Piso I) e infantil (Piso 0), facilitando a distribuição do livro e eliminando as barreiras arquitectónicas, por forma a possibilitar uma fácil deslocação das pessoas deficientes motoras ficando, assim, garantido o acesso a todos os espaços.
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA NO SEIXAL
A fase final do Concurso Nacional de Leitura, ao nível do distrito de Setúbal, decorre no próximo domingo, dia 27 de Maio, às 16 horas, no Fórum Cultural do Seixal. Participam nesta fase os alunos da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira. Consulte o regulamento.
quinta-feira, 24 de maio de 2007
NOVO SITE DO GTBIB SETÚBAL COMEÇA A GANHAR FORMA
Encontra-se disponível para visualização e recolha de opinião acerca do design o novo site do Grupo de Trabalho das Bibliotecas. Poderá conhece-lo no endereço provisório www.evora.net/gtbib. Aguardam-se comentários.
Para quem pretender enviar conteúdos coloco, desde já, à disposição o meu email a.balca@mail.evora.net.
Bom trabalho!
Para quem pretender enviar conteúdos coloco, desde já, à disposição o meu email a.balca@mail.evora.net.
Bom trabalho!
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTIAGO DO CACÉM
Santiago do Cacém foi sede da 2ª Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian no território português e mais tarde da Biblioteca Fixa nº 20.Os tempos modernos justificaram contudo que se sonhasse com uma nova Biblioteca, ampla, viva e participada, promotora de um serviço de leitura pública à medida de um grande município que aspira ao desenvolvimento.De um esforço concertado entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a secretaria de Estado da Cultura nasceu assim a nova biblioteca Municipal, instalada em edifício próprio e organizada em moldes modernos e funcionais. Com equipamento novo e específico para bibliotecas, possui igualmente fundos documentais (livros, revistas, jornais, vídeos e CD' s) de qualidade e actualizados.Ponto de referência para práticas culturais, científicas e artísticas do nosso concelho, ele é o nosso ponto de encontro com o mundo.O novo "Largo" de que Manuel da Fonseca falou.Desde o dia 11 de Outubro passou a designar-se Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.
Telefone: 269 829 000Mail: bmsc@cm-santiagocacem.pt
Educação
Desenvolver acções de extensão educativa e programar actividades em parceria com as escolas dos diferentes graus de ensino; contribuir para a introdução do livro no espaço escolar, incentivar a educação não formal, através da facilitação do acesso ao livro e à leitura e da criação de projectos específicos nestas áreas.Mais do que dar a ver , a ler ou a ouvir, é preciso que a biblioteca forneça os instrumentos que permitam compreender as linguagens artísticas e culturais e desenvolvam o espírito crítico e a criatividade.
Cultura
Indo de encontro a um novo conceito de cultura que caracteriza este final de século, e que vai dos livros aos audiovisuais, das novas tecnologia da informação aos produtos multimédia e à informática.A biblioteca procura promover acções de dinamização e divulgação cultural não esquecendo que os laços de cumplicidade entre ela e a comunidade só se criam e fortalecem através de um trabalho de animação cultural e extensão educativa.
Informação
Na área da informação a biblioteca assume-se como um centro de recolha, processamento e difusão da informação, no sentido de contribuir para a democratização do seu acesso. Garantido a pluralidade de opiniões e pontos de vista sobre o mundo e a sociedade.O direito à informação numa sociedade que cada vez mais depende dela e da sua democratização, deve constituir um dos principais objectivos da biblioteca pública.
Os Espaços
Uma biblioteca que se pretende moderna, funcional e acolhedora, não pode ser apenas um local para o livro, Deve ser, igualmente, um espaço para o leitor. E um espaço para o leitor "... quer também dizer alegre, com a possibilidade de dois estudantes numa tarde se sentarem num maple e, ... de consumarem parte do seu " flirt" na biblioteca, enquanto retiram ou voltam a pôr nas estantes alguns livros de interesse científico." (U.E.)A organização espacial não é convencional nem explícita. A disposição labiríntica estrelar, a partir das colunas estruturantes, estimula a descoberta, a aventura e cria recantos de silêncio e intimidade, que se revelam à medida das necessidades ou da curiosidade do leitor.
Átrio
Átrio é um local nevrálgico em qualquer biblioteca. É o ponto de encontro. O local de chegada e partida. O cais de todas as aventuras.Aí localiza-se o balcão de atendimento e empréstimos, os serviços de referência e acolhimento, o cacifo para guarda dos objectos pessoais e o serviço de fotocópias.
Sector Infantil
Este sector é composto pelos seguintes núcleos:
Espaço multimédia
Espaço de leitura e trabalhos escolares
Atelier / Ludoteca
" Hora do conto "
É um sector com um ritmo e actividades muito próprias. Pode e deve desempenhar um papel extremamente importante na vida da biblioteca, pois possibilita o ensaio de experiências, que tendo o livro e a leitura como pontos de referência, percorre outros caminhos: a pintura, o jogo, a dramatização e as novas tecnologias multimédia.Por outro lado, este sector polariza a vinda dos adultos à biblioteca, acompanhando os filhos ou os netos nos primeiros passos da leitura.
Sector de Adultos/Adolescentes
Secção de Leitura e Empréstimos Domiciliários
Neste espaço encontra-se em livre acesso o fundo bibliográfico que constitui o acervo da Biblioteca e está disponível para o empréstimo domiciliário.As estantes estão classificadas segundo as grandes áreas do conhecimento e dispões de sinalética apropriada, de modo a facilitar a pesquisa. Quando não encontrar o que procura não hesite, os técnicos estarão ao seu dispor.
Secção de leitura de periódicos
A leitura de periódicos (jornais e revistas) é um espaço de lazer, confortável e informal, onde os utilizadores da Biblioteca têm acesso a um diversificado leque de revistas e jornais. A leitura de periódicos pode constituir um local de transição para outro tipo de leituras, para outras descobertas, para outros espaços. Daí dividem-se os percursos que se abrem à curiosidade ou à necessidade informativa e cultural dos utilizadores.Este espaço tem duas zonas distintas: uma de leitura de Inverno e outra de Primavera e Verão, numa varanda que se debruça sobre a cidade e convida à leitura e à conversa ao fim da tarde.
Cafetaria
É um espaço de lazer e convívio, onde se poderá tomar café ou lanchar, enquanto se tiram uns apontamentos, se folheia um livro, uma revista ou apenas uma conversa.
Sector Áudio - vídeo
Este espaço destina-se à audição e visionamento de CD's e vídeos. A nível funcional subdivide-se em duas zonas distintas: a fonoteca e a videoteca.
Novidades
Sala PolivalenteTrata-se de um espaço destinado à realização de um diversificado conjunto de actividades, mas tendo todas elas um denominador comum: a animação da biblioteca.
Horário
Segunda-feira -14.00h / 19.30hTerça a sexta-feira - 9.30h / 19.30hSábado -14.00h / 19.00hEncerra aos domingos e feriados
Telefone: 269 829 000Mail: bmsc@cm-santiagocacem.pt
Educação
Desenvolver acções de extensão educativa e programar actividades em parceria com as escolas dos diferentes graus de ensino; contribuir para a introdução do livro no espaço escolar, incentivar a educação não formal, através da facilitação do acesso ao livro e à leitura e da criação de projectos específicos nestas áreas.Mais do que dar a ver , a ler ou a ouvir, é preciso que a biblioteca forneça os instrumentos que permitam compreender as linguagens artísticas e culturais e desenvolvam o espírito crítico e a criatividade.
Cultura
Indo de encontro a um novo conceito de cultura que caracteriza este final de século, e que vai dos livros aos audiovisuais, das novas tecnologia da informação aos produtos multimédia e à informática.A biblioteca procura promover acções de dinamização e divulgação cultural não esquecendo que os laços de cumplicidade entre ela e a comunidade só se criam e fortalecem através de um trabalho de animação cultural e extensão educativa.
Informação
Na área da informação a biblioteca assume-se como um centro de recolha, processamento e difusão da informação, no sentido de contribuir para a democratização do seu acesso. Garantido a pluralidade de opiniões e pontos de vista sobre o mundo e a sociedade.O direito à informação numa sociedade que cada vez mais depende dela e da sua democratização, deve constituir um dos principais objectivos da biblioteca pública.
Os Espaços
Uma biblioteca que se pretende moderna, funcional e acolhedora, não pode ser apenas um local para o livro, Deve ser, igualmente, um espaço para o leitor. E um espaço para o leitor "... quer também dizer alegre, com a possibilidade de dois estudantes numa tarde se sentarem num maple e, ... de consumarem parte do seu " flirt" na biblioteca, enquanto retiram ou voltam a pôr nas estantes alguns livros de interesse científico." (U.E.)A organização espacial não é convencional nem explícita. A disposição labiríntica estrelar, a partir das colunas estruturantes, estimula a descoberta, a aventura e cria recantos de silêncio e intimidade, que se revelam à medida das necessidades ou da curiosidade do leitor.
Átrio
Átrio é um local nevrálgico em qualquer biblioteca. É o ponto de encontro. O local de chegada e partida. O cais de todas as aventuras.Aí localiza-se o balcão de atendimento e empréstimos, os serviços de referência e acolhimento, o cacifo para guarda dos objectos pessoais e o serviço de fotocópias.
Sector Infantil
Este sector é composto pelos seguintes núcleos:
Espaço multimédia
Espaço de leitura e trabalhos escolares
Atelier / Ludoteca
" Hora do conto "
É um sector com um ritmo e actividades muito próprias. Pode e deve desempenhar um papel extremamente importante na vida da biblioteca, pois possibilita o ensaio de experiências, que tendo o livro e a leitura como pontos de referência, percorre outros caminhos: a pintura, o jogo, a dramatização e as novas tecnologias multimédia.Por outro lado, este sector polariza a vinda dos adultos à biblioteca, acompanhando os filhos ou os netos nos primeiros passos da leitura.
Sector de Adultos/Adolescentes
Secção de Leitura e Empréstimos Domiciliários
Neste espaço encontra-se em livre acesso o fundo bibliográfico que constitui o acervo da Biblioteca e está disponível para o empréstimo domiciliário.As estantes estão classificadas segundo as grandes áreas do conhecimento e dispões de sinalética apropriada, de modo a facilitar a pesquisa. Quando não encontrar o que procura não hesite, os técnicos estarão ao seu dispor.
Secção de leitura de periódicos
A leitura de periódicos (jornais e revistas) é um espaço de lazer, confortável e informal, onde os utilizadores da Biblioteca têm acesso a um diversificado leque de revistas e jornais. A leitura de periódicos pode constituir um local de transição para outro tipo de leituras, para outras descobertas, para outros espaços. Daí dividem-se os percursos que se abrem à curiosidade ou à necessidade informativa e cultural dos utilizadores.Este espaço tem duas zonas distintas: uma de leitura de Inverno e outra de Primavera e Verão, numa varanda que se debruça sobre a cidade e convida à leitura e à conversa ao fim da tarde.
Cafetaria
É um espaço de lazer e convívio, onde se poderá tomar café ou lanchar, enquanto se tiram uns apontamentos, se folheia um livro, uma revista ou apenas uma conversa.
Sector Áudio - vídeo
Este espaço destina-se à audição e visionamento de CD's e vídeos. A nível funcional subdivide-se em duas zonas distintas: a fonoteca e a videoteca.
Novidades
Sala PolivalenteTrata-se de um espaço destinado à realização de um diversificado conjunto de actividades, mas tendo todas elas um denominador comum: a animação da biblioteca.
Horário
Segunda-feira -14.00h / 19.30hTerça a sexta-feira - 9.30h / 19.30hSábado -14.00h / 19.00hEncerra aos domingos e feriados
quarta-feira, 23 de maio de 2007
BIBLIOTECA MUNICIPAL DO BARREIRO
É longa no Barreiro a história e a tradição das bibliotecas.
Nos anos 60 surge a primeira Biblioteca Municipal com um acervo de obras técnicas importante para a época.
Em Dezembro de 1985 é inaugurada a nova Biblioteca Municipal, projecto piloto no domínio da leitura pública, a nível nacional, anterior ao programa da Rede de Leitura Pública institucionalizado em 1987 pela Secretaria de Estado da Cultura.
Em 1987 é assinado um contrato-programa com o Instituto Português do Livro e da Leitura para ampliação e modernização da Biblioteca, inaugurada dois anos antes. O seu espaço anterior cresceu de 1364 m2 para 2100 m2, foram reformuladas as áreas existentes e criaram-se novas áreas ligadas às novas tecnologias de informação.
Em 1993 a biblioteca foi escolhida pelo Instituto Português do Livro para promover e realizar o projecto piloto de informatização da Rede de Bibliotecas de Leitura Pública.
Nos anos 60 surge a primeira Biblioteca Municipal com um acervo de obras técnicas importante para a época.
Em Dezembro de 1985 é inaugurada a nova Biblioteca Municipal, projecto piloto no domínio da leitura pública, a nível nacional, anterior ao programa da Rede de Leitura Pública institucionalizado em 1987 pela Secretaria de Estado da Cultura.
Em 1987 é assinado um contrato-programa com o Instituto Português do Livro e da Leitura para ampliação e modernização da Biblioteca, inaugurada dois anos antes. O seu espaço anterior cresceu de 1364 m2 para 2100 m2, foram reformuladas as áreas existentes e criaram-se novas áreas ligadas às novas tecnologias de informação.
Em 1993 a biblioteca foi escolhida pelo Instituto Português do Livro para promover e realizar o projecto piloto de informatização da Rede de Bibliotecas de Leitura Pública.
DAR DE VOLTA
Lembram-se do Projecto Dar de Volta, que a Vera divulgou e que todos vocês podem desenvolver nas vossas bibliotecas?
Para o conhecerem cliquem aqui.
Para o conhecerem cliquem aqui.
AMRS QU@LIFICA
AMRS QU@LIFICA é um projecto distrital para a promoção e certificação de competências em tecnologias de informação e comunicação, perspectivando a informação e a formação neste âmbito, e no contexto actual, como imprescindíveis para a necessária qualificação das pessoas, a cidadania e a democracia. Nesta primeira fase visa-se prioritariamente certificar as competências adquiridas em TICs, através da emissão do DIPLOMA DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS.
O Projecto desenvolver-se-á centrado nas Bibliotecas Públicas Municipais, que disponibilizam locais e formadores/examinadores, e na AMRS que assegurará a formação desses, incluindo a vertente deontológica, que serão incluídos na bolsa de Examinadores do Centro Acreditado da AMRS para a emissão do Diploma de Competências Básicas.
A AMRS promoverá o protocolo de adesão dos municípios e assegurará a adequada divulgação geral do Projecto junto dos utentes/munícipes, designadamente através de um desdobrável e de um cartazete. Por fim, cabe igualmente À AMRS responsabilizar-se pela avaliação regular do Projecto.
O Projecto desenvolver-se-á centrado nas Bibliotecas Públicas Municipais, que disponibilizam locais e formadores/examinadores, e na AMRS que assegurará a formação desses, incluindo a vertente deontológica, que serão incluídos na bolsa de Examinadores do Centro Acreditado da AMRS para a emissão do Diploma de Competências Básicas.
A AMRS promoverá o protocolo de adesão dos municípios e assegurará a adequada divulgação geral do Projecto junto dos utentes/munícipes, designadamente através de um desdobrável e de um cartazete. Por fim, cabe igualmente À AMRS responsabilizar-se pela avaliação regular do Projecto.
BIBLIOTECAS DE PRAIA
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALMADA
Boa tarde!
A Biblioteca Municipal de Almada tem todo o prazer em contribuir para que o Blog do Grupo de Trabalho das Bibliotecas da AMDS se torne um dos mais interessantes da blogosfera na área das Bibliotecas Públicas.
Para assinalar o Dia da Criança em 2007, a BMA vai fazer uma serie de ateliers de pintura de T-shirts com crianças entre os 3 e os 16 anos. Estes ateliers vão decorrer na Sala Infanto-juvenil da BMA entre as 10 e as 18 h do dia 1 de Junho. Façam a vossa marcação e tragam os vossos filhos para passarem um dia bem divertido!!! Há muitas surpresas à vossa espera!
A Biblioteca Municipal de Almada tem todo o prazer em contribuir para que o Blog do Grupo de Trabalho das Bibliotecas da AMDS se torne um dos mais interessantes da blogosfera na área das Bibliotecas Públicas.
Para assinalar o Dia da Criança em 2007, a BMA vai fazer uma serie de ateliers de pintura de T-shirts com crianças entre os 3 e os 16 anos. Estes ateliers vão decorrer na Sala Infanto-juvenil da BMA entre as 10 e as 18 h do dia 1 de Junho. Façam a vossa marcação e tragam os vossos filhos para passarem um dia bem divertido!!! Há muitas surpresas à vossa espera!