segunda-feira, 28 de maio de 2007

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOCHETE


Com uma área total de 1.800 m², a futura Biblioteca Municipal de Alcochete será do tipo BM2, enquadrando-se nos objectivos de desenvolvimento do concelho.
A Câmara optou por uma localização central da biblioteca, com uma boa acessibilidade, próxima dos principais estabelecimentos de ensino e núcleos urbanísticos, articulando-se com o Centro Histórico da Vila.
Trata-se de um edifício concebido de raiz, com 2 pisos (configurados em “L”), e que beneficiará da construção de um Jardim no exterior.
O acesso principal do público à biblioteca será feito no Piso I, através de uma rampa que se desenvolve na frente Nascente do edifício e que procura actuar como elemento convidativo à fruição arquitectónica do mesmo.
No topo da rampa de acesso existirá uma plataforma de chegada que se desenvolve ao longo de toda a fachada Nascente do corpo superior.
Neste espaço exterior de “chegada” será feito o acesso principal à Biblioteca e um acesso secundário exterior à sala polivalente, zona de exposições e bar, podendo estas últimas funcionar de forma completamente autónoma.
A entrada principal dará acesso ao átrio que será o espaço que irá funcionar como distribuidor de todas as áreas do serviço público do edifício. Por um lado a ligação interior à zona de exposições, sala polivalente e bar, e por outro a ligação à zona de recepção geral, à secção de Adultos, a um núcleo de instalações sanitárias e à escadaria de acesso ao piso inferior.
A secção de adultos está directamente ligada ao átrio e dispõe-se ao longo da maior parte do Piso I, com zonas diferenciadas pela disposição das estantes.
Nela encontram-se o serviço de empréstimo; consulta local; consulta de periódicos; leitura informal; consulta de documentos sonoros e audiovisuais; auto-formação e aprendizagem à distância; serviço de referência/informação à comunidade; computadores para consulta do catálogo; multimédia; Internet; e uma área destinada aos jovens.
No topo oposto à entrada desta secção, abrir-se-á um envidraçado que permitirá visualizar o rio.

No piso inferior – Piso 0, dispõem-se a secção infanto-juvenil e os serviços internos.
Na secção infanto-juvenil a recepção e consulta de catálogo encontrar-se-á ao fundo da escadaria de acesso ao piso superior. Nela os espaços estarão igualmente diferenciados pelo mobiliário segundo os grupos etários. Terá áreas de leitura informal; consulta local e empréstimo; consulta de audiovisuais; multimédia e Internet. A sala do conto permitirá a adaptação a atelier de expressão, usufruindo de um pátio exterior (ajardinado privado) para realização de diversas actividades.
Ambos os pisos terão grandes envidraçados das salas de leitura para o jardim, na sua melhor orientação, tanto solar como ambiental.
Os serviços internos ocuparão uma faixa do piso inferior, com acesso privativo pelo interior e exterior. Nesta zona ficará o átrio de cargas e descargas, que terá ligação por um lado com a zona de recepção/manutenção de documentos e depósito, por outro com os gabinetes de trabalho e áreas técnicas.
A biblioteca terá um elevador que ligará os 2 pisos. Este estará na zona central do edifício, junto às secções de adultos (Piso I) e infantil (Piso 0), facilitando a distribuição do livro e eliminando as barreiras arquitectónicas, por forma a possibilitar uma fácil deslocação das pessoas deficientes motoras ficando, assim, garantido o acesso a todos os espaços.

Sem comentários:

Enviar um comentário