quinta-feira, 24 de maio de 2007

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTIAGO DO CACÉM

Santiago do Cacém foi sede da 2ª Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian no território português e mais tarde da Biblioteca Fixa nº 20.Os tempos modernos justificaram contudo que se sonhasse com uma nova Biblioteca, ampla, viva e participada, promotora de um serviço de leitura pública à medida de um grande município que aspira ao desenvolvimento.De um esforço concertado entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a secretaria de Estado da Cultura nasceu assim a nova biblioteca Municipal, instalada em edifício próprio e organizada em moldes modernos e funcionais. Com equipamento novo e específico para bibliotecas, possui igualmente fundos documentais (livros, revistas, jornais, vídeos e CD' s) de qualidade e actualizados.Ponto de referência para práticas culturais, científicas e artísticas do nosso concelho, ele é o nosso ponto de encontro com o mundo.O novo "Largo" de que Manuel da Fonseca falou.Desde o dia 11 de Outubro passou a designar-se Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.

Telefone: 269 829 000Mail: bmsc@cm-santiagocacem.pt

Educação
Desenvolver acções de extensão educativa e programar actividades em parceria com as escolas dos diferentes graus de ensino; contribuir para a introdução do livro no espaço escolar, incentivar a educação não formal, através da facilitação do acesso ao livro e à leitura e da criação de projectos específicos nestas áreas.Mais do que dar a ver , a ler ou a ouvir, é preciso que a biblioteca forneça os instrumentos que permitam compreender as linguagens artísticas e culturais e desenvolvam o espírito crítico e a criatividade.

Cultura
Indo de encontro a um novo conceito de cultura que caracteriza este final de século, e que vai dos livros aos audiovisuais, das novas tecnologia da informação aos produtos multimédia e à informática.A biblioteca procura promover acções de dinamização e divulgação cultural não esquecendo que os laços de cumplicidade entre ela e a comunidade só se criam e fortalecem através de um trabalho de animação cultural e extensão educativa.

Informação
Na área da informação a biblioteca assume-se como um centro de recolha, processamento e difusão da informação, no sentido de contribuir para a democratização do seu acesso. Garantido a pluralidade de opiniões e pontos de vista sobre o mundo e a sociedade.O direito à informação numa sociedade que cada vez mais depende dela e da sua democratização, deve constituir um dos principais objectivos da biblioteca pública.

Os Espaços
Uma biblioteca que se pretende moderna, funcional e acolhedora, não pode ser apenas um local para o livro, Deve ser, igualmente, um espaço para o leitor. E um espaço para o leitor "... quer também dizer alegre, com a possibilidade de dois estudantes numa tarde se sentarem num maple e, ... de consumarem parte do seu " flirt" na biblioteca, enquanto retiram ou voltam a pôr nas estantes alguns livros de interesse científico." (U.E.)A organização espacial não é convencional nem explícita. A disposição labiríntica estrelar, a partir das colunas estruturantes, estimula a descoberta, a aventura e cria recantos de silêncio e intimidade, que se revelam à medida das necessidades ou da curiosidade do leitor.

Átrio
Átrio é um local nevrálgico em qualquer biblioteca. É o ponto de encontro. O local de chegada e partida. O cais de todas as aventuras.Aí localiza-se o balcão de atendimento e empréstimos, os serviços de referência e acolhimento, o cacifo para guarda dos objectos pessoais e o serviço de fotocópias.

Sector Infantil
Este sector é composto pelos seguintes núcleos:
Espaço multimédia
Espaço de leitura e trabalhos escolares
Atelier / Ludoteca
" Hora do conto "
É um sector com um ritmo e actividades muito próprias. Pode e deve desempenhar um papel extremamente importante na vida da biblioteca, pois possibilita o ensaio de experiências, que tendo o livro e a leitura como pontos de referência, percorre outros caminhos: a pintura, o jogo, a dramatização e as novas tecnologias multimédia.Por outro lado, este sector polariza a vinda dos adultos à biblioteca, acompanhando os filhos ou os netos nos primeiros passos da leitura.

Sector de Adultos/Adolescentes
Secção de Leitura e Empréstimos Domiciliários
Neste espaço encontra-se em livre acesso o fundo bibliográfico que constitui o acervo da Biblioteca e está disponível para o empréstimo domiciliário.As estantes estão classificadas segundo as grandes áreas do conhecimento e dispões de sinalética apropriada, de modo a facilitar a pesquisa. Quando não encontrar o que procura não hesite, os técnicos estarão ao seu dispor.
Secção de leitura de periódicos
A leitura de periódicos (jornais e revistas) é um espaço de lazer, confortável e informal, onde os utilizadores da Biblioteca têm acesso a um diversificado leque de revistas e jornais. A leitura de periódicos pode constituir um local de transição para outro tipo de leituras, para outras descobertas, para outros espaços. Daí dividem-se os percursos que se abrem à curiosidade ou à necessidade informativa e cultural dos utilizadores.Este espaço tem duas zonas distintas: uma de leitura de Inverno e outra de Primavera e Verão, numa varanda que se debruça sobre a cidade e convida à leitura e à conversa ao fim da tarde.


Cafetaria
É um espaço de lazer e convívio, onde se poderá tomar café ou lanchar, enquanto se tiram uns apontamentos, se folheia um livro, uma revista ou apenas uma conversa.


Sector Áudio - vídeo
Este espaço destina-se à audição e visionamento de CD's e vídeos. A nível funcional subdivide-se em duas zonas distintas: a fonoteca e a videoteca.

Novidades
Sala PolivalenteTrata-se de um espaço destinado à realização de um diversificado conjunto de actividades, mas tendo todas elas um denominador comum: a animação da biblioteca.

Horário
Segunda-feira -14.00h / 19.30hTerça a sexta-feira - 9.30h / 19.30hSábado -14.00h / 19.00hEncerra aos domingos e feriados


Sem comentários:

Enviar um comentário