terça-feira, 28 de novembro de 2017

Exposição Comemoração dos 70 anos do “Chiquinho” de Baltazar Lopes” + Ciclo de conferências sobre Baltazar Lopes e os escritores da “Claridade”

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Exposição Comemoração dos 70 anos do “Chiquinho” de Baltazar Lopes”

Dias: 2 a 16 de dezembro
Horário: de terça-feira a sábado das 10h00 às 18h00
Local: Biblioteca Municipal de Almada - Sala Pablo Neruda
    
As obras presentes nesta exposição são parte de uma biblioteca cabo-verdiana particular existente no concelho de Almada e constituem sinal da notável produção literária da geração de escritores que colaboraram na revista "Claridade", editada na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, Cabo Verde (9 números, 1936-1966). 
Primeiros excertos do romance "Chiquinho" de Baltasar Lopes, este ano em 70.º aniversário, foram precisamente publicados nos volumes 1 e 3 da mesma, cerca de uma década antes de o livro ser dado à estampa, em Lisboa. Manuel Lopes, António Aurélio Gonçalves, Jorge Barbosa, Henrique Teixeira de Sousa, João Lopes, Nuno de Miranda, Aguinaldo Fonseca, Jorge Pedro, Onésimo Silveira e Corsino Fortes são alguns dos nomes mais representativos publicados pela revista. Manuel Ferreira surge pelo convívio que teve com os "claridosos" e pela sua ficção de temática próxima.
Por limitações de espaço expositivo, houve que fazer uma selecção de apenas sete autores e 40 livros (vários deles, em subsequentes edições) que, pela primeira vez em Almada, oferecem uma ideia bastante clara da literatura cabo-verdiana que entronca, em nomes e ideia, na celebrada revista das ilhas verdianas.


Ciclo de conferências sobre Baltazar Lopes e os escritores da “Claridade”


2 de dezembro às 16h00, Biblioteca Municipal de Almada - Sala Pablo Neruda

- O escritor Baltazar Lopes e “Chiquinho”, pelo Doutor Alberto Carvalho, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

- O escritor Teixeira de Sousa, pela Doutora Glória de Brito, investigadora no Centro de Investigação da Faculdade de Letras de Lisboa


       16 de dezembro às 16h00, Biblioteca Municipal de Almada - Sala Pablo Neruda

- Aspectos da poesia de Jorge Barbosa”, pelo Doutor  João Lopes Filho, Professor na Universidade de Cabo Verde, universidade Nova de Lisboa e Universidade de Évora

- O conto “O galo cantou na baía”, pelo Doutor Joaquim Saial 

- Artes nas capas de livros cabo-verdianos clássicos, pelo Doutor Joaquim Saial

- O humor, em “O testamento do Sr. Napomuceno da Silva Araújo” de Germano Almeida, pela Doutora Dina Dourado 



Sem comentários:

Enviar um comentário