segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Estação do Livro

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


Iniciativa de cooperação entre a Biblioteca Municipal e as bibliotecas escolares na promoção do livro e da leitura.

A Estação do Livro é uma iniciativa anual, realizada ininterruptamente desde 2002, em parceria com as escolas concelhias pertencentes à Rede de Bibliotecas Escolares.
Teve início a partir da convergência de datas para a realização de feiras do livro escolares e da vinda de escritores às escolas. A partir daí, passaram a realizar-se outras atividades educativas, tais como ateliês, exposições, workshops, espetáculos, entre outros, sendo parte destas contratualizadas e financiadas pela Câmara Municipal do Seixal.

Este projeto assenta numa filosofia de cooperação e partilha de recursos, quer através da contratação de colaboradores externos, quer de colaboradores internos, produzidos por/e desenvolvidos nas escolas, e partilhados entre elas, e organização e implementação do programa. Além da interação institucional, são objetivos principais, a promoção do livro e da leitura, e o estímulo à utilização das bibliotecas escolares, com vista a torná-las num espaço de cultura e conhecimento, acessível a todos os alunos das escolas, promovendo simultaneamente um reconhecimento da Biblioteca Municipal na comunidade escolar, e, consequentemente, na comunidade local.

O programa é elaborado de forma ajustada às escolas de todos os ciclos, pertencentes à Rede de Bibliotecas Escolares, com conteúdos específicos para a Estação do Livro, que contemplam ainda as atividades produzidas pelas escolas (Programa em Rede) e pela Biblioteca Municipal, decorrendo durante duas semanas em simultâneo nas várias escolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário