segunda-feira, 11 de abril de 2016

Comunidade de Leitores "Sábados de Leitura" - Livros proibidos pelo Estado Novo

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


No ano em que se comemora o 42º aniversário da revolução de abril, o 40º aniversário da Constituição da República e o 40º aniversário do Poder Local Democrático, a Rede Municipal de Bibliotecas de Almada, através da Comunidade de Leitores – Sábados de Leitura, da Biblioteca José Saramago, propõe a leitura de três livros que foram proibidos pelo Estado Novo: Jogo da Cabra – Cega de José Régio (16 de abril), A Condição Humana de André Malraux (21 maio) e Quando os Lobos Uivam de Aquilino Ribeiro (18 de junho).
A censura imposta pelo regime fascista em 1926 tinha como intuito reprimir ideologicamente o povo português. Desse modo, a polícia política apreendeu e proibiu todas as obras que considerava subversivas, atentatórias aos bons costumes e que pusessem em causa a segurança do Estado. Até ao ano de 1974 foram proibidas mais de 900 obras, escritas pelos mais ilustres escritores, como, por exemplo, Jorge Amado, Miguel Torga, Jean-Paul Sarte, Vergílio Ferreira, Urbano Tavares Rodrigues, Karl Marx, José Cardoso Pires e Manuel da Fonseca.

Escolhemos estas três obras com a profunda convicção de que o livro é o símbolo maior da liberdade de criação e de expressão. 

"Jogo da Cabra Cega" de José Régio (16 de abril)
Romance publicado em 1934 e logo apreendido pela censura salazarista, não tanto por razões políticas, mas por razões morais, apresenta-nos um narrador dotado de uma "tendência subjetivista" e melancólica que não resiste ao ensimesmamento e a indagar as subtis malhas que compõem o seu comportamento, perdendo-se em "jogos de imaginação" em que um eu se autoanalisa nas suas pequenas hipocrisias, escaninhos obscuros, fingimentos, desdobramentos, inquietações insólitas, decomposição de gestos e expressões.

Local: Biblioteca Municipal José Saramago
Dia: 16 de abril
Horário: 15h00
Condições de participação: Inscrição prévia
Tel.: 21 250 82 10

Sem comentários:

Enviar um comentário