quinta-feira, 28 de abril de 2016

Lançamento do livro "A origem é um poema em aberto" de Américo Morgado

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


A Origem é um Poema em Aberto é um livro à simplicidade do que nasce como qualquer coisa que nasce (rosmaninho, erva cidreira, passarinho, flor de amendoeira e eu), no tempo que é o tempo da Natureza, a ODE que chora e canta a vida em cada um desde a origem.

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 30 de abril
Horário: 16h00
Condição de participação: entrada livre

Lançamento do livro "O Vale da Tentação" de António Lopes

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


“Talvez tudo tenha começado com a misteriosa colocação do padre António Serra numa aldeia do interior. Ou talvez com a suspensão do serviço religioso no lugar de São Sebastião da Ladeira, após o cura ter sido vítima de uma tentativa de agressão. Ou, talvez ainda, nas especulações que se geraram sobre os autores da ofensa”.

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 29 de abril
Horário: 18h00
Condição de participação: entrada livre


Apresentação do livro "No limite da dor - A tortura nas prisões da PIDE" de Ana Aranha e Carlos Ademar

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


A obra é de Ana Aranha e Carlos Ademar e contem o testemunho desassombrado de quem conheceu a tortura nas prisões do Estado Novo.
Estarão presentes os autores e alguns dos ex-presos.
Haverá poesia por Alexandre Castanheira, Helena Peixinho e outras professoras da APCA-USALMA.

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 28 de abril
Horário: 18h00
Organização: APCA-USALMA e Rede Municipal de Bibliotecas de Almada
Condição de participação: entrada livre

terça-feira, 19 de abril de 2016

Os escritores existem mesmo? Apresentação do livro “25 de abrir, o Abril que nos fez” com a presença do autor Alexandre Honrado

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Memórias são coisas que ficam do tempo que passa. Coisas que recordamos. Há muitos anos, um dia cheio de vontade de mudar as nossas vidas ficou para vir a ser uma memória. A tua memória. A memória de todos nós. Falo do 25 de Abril do ano de 1974. Foi o dia de uma Revolução em que as flores foram mais fortes que toda a força do Mundo. Sem este dia não podíamos viver nem gritar Viva a Liberdade! Foi um dia de abrir novas memórias. Queres vir ser deputado por um dia e defender os teus valores de liberdade?

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 23 de abril
Horário: 15h30
Público-alvo: crianças dos 6 aos 10 anos
Marcação prévia: Sílvia Antunes / biblactividades@cma.m-almada.pt / 212 724 923

Comemoração do Dia Mundial do Livro - Venha Festejar o Livro em Liberdade

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


O Livro Faz-nos Livres, sessão dinamizada pelo jornalista João Morales com a presença de Eugénio Lisboa, Afonso Cruz e Andréa Zamorano, às 16h30
Se no princípio era o verbo a grande revolução fez-se pela palavra. Por isso, associar o Dia Mundial do Livro à Liberdade é uma daquelas contingências que parecem contar com a cumplicidade do próprio calendário. Pelas 16h30m vamos falar sobre a forma como os livros, as palavras, a sua partilha, são o elo mais forte na corrente que reforça a união entre os seres humanos – o utensílio fundamental para as decisões inerentes à condição de Ser Humano. 

Músicas para o 25 de Abril, às 21h30
Esta noite, é tempo de fazer uma viagem, pela Música do século XX. São 25 músicas de combate, de distintas épocas, geografias e idiomas. Temas compostos e executados em tempo de guerra, em tempo de paz… mas todos trazem em comum a capacidade humana de resistir e lutar. Por um mundo melhor. A apresentação, seleção dos vídeos e contextualização está a cargo do jornalista João Morales

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 23 de abril
Condições de participação: Entrada Livre
Te.: 21 272 49 20

quarta-feira, 13 de abril de 2016

O Livro em Festa

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL



15 de abril a 1 de maio – Jardim do Fogueteiro, Amora

É já na próxima sexta-feira, dia 15, que tem lugar a abertura oficial de mais uma edição da iniciativa O Livro em Festa - Feira do Livro do Seixal.

O prazer da leitura associado a atividades ligadas ao livro tem sido, desde 2006, a ideia central da iniciativa. Com a feira do livro, que se realiza anualmente durante o mês de abril, a Câmara Municipal do Seixal associa-se às comemorações do Dia Mundial do Livro e do 25 de Abril, procurando promover a acessibilidade ao livro, através da ampliação da oferta local de recursos culturais, e contribuir para a criação de hábitos de aquisição de livros nos munícipes.

Ainda no contexto da feira, todos os anos a Biblioteca Municipal promove e oferece um conjunto de atividades culturais e formativas, que envolve a participação de escritores, animação de leitura, ateliês para crianças e jovens, exposições, sessões de poesia, entre outros, destinado ao público em geral e à comunidade educativa.

Outra forma de promover a leitura é o passatempo de oferta de livros através do site da Câmara Municipal, página do Facebook e rádios locais.

O Livro em Festa é organizado em parceria com a Junta de Freguesia de Amora e a Página a Página – Divulgação do Livro, SA.

Consulte o programa.

Na Voz dos Jovens

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Animação de rua
 
Para assinalar os dias Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e o 25 de Abril, realiza-se uma vez mais a iniciativa Na voz dos jovens. Esta conta com a participação dos alunos dos estabelecimentos de ensino da freguesia de Alcochete, desde o 1.º ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário. Assim, os estudantes percorrerão as principais ruas e artérias da vila de Alcochete declamando poesia em voz alta. Os grupos de jovens acompanhados pelos seus professores e por técnicos da CMA afluirão ao Largo Almirante Gago Coutinho onde, subindo ao coreto, farão a apresentação dos seus textos à população, constituindo este momento a apoteose da atividade.
 
Dia(s) - 22
Hora(s) - 10h30
Local - Vila de Alcochete (Largo Almirante Gago Coutinho)
Público-alvo - Público em geral
Duração - Ca. 90 min.
Informações - Biblioteca de Alcochete - 21 2349720 |  biblioteca@cm-alcochete.PT
Observações - Esta iniciativa faz parte do Plano Anual de Atividades de Cooperação da Rede de Bibliotecas de Alcochete.

Grande Entrevista: O Livro Manuscrito X O Livro Impresso”

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
 
Educação
 
No canal de História, na rubrica Em entrevista, uma jornalista vai receber, pela primeira vez, duas personagens históricas que viajaram no tempo e prestarão testemunho sobre o Livro: um monge copista e um oficial impressor. Cada um deles defenderá um tipo de produção representativa de uma época, respondendo às questões colocadas pela profissional de televisão. No final da entrevista, uma notícia de última hora irá abalar as duas personagens: parece que há um novo protagonista no mundo dos livros e que se chama e-book!
 
Dia(s) - 27 e 28 | 4ª e 5ª feiras
Hora(s) - Horários a definir com estabelecimentos de ensino
Local - Biblioteca de Alcochete
Público-alvo - Alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos)
Duração - 60 minutos
Informações - Informações e marcações: Museu Municipal de Alcochete – 21 234 86 52 | museu.municipal@cm-alcochete.pt
Observações - Atividade sujeita a marcação

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Os escritores existem mesmo? Vamos conhecer a história “O Pião Mágico do Formiguinho” e quem a inventou, a escritora Cláudia de Carvalho

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Nem sempre é possível ter connosco os escritores das histórias que contamos, mas neste sábado podes conhecer ao vivo quem escreveu a história “O Pião Mágico do Formiguinho”. A história retrata o dia a dia de uma família atarefada com as exigências profissionais, personificando formigas que simbolizam precisamente a azáfama e a tarefa. O GRITO de um "Formiguinho" que reclama atenção e transparece a frustração de a não ter, refugiando-se na magia do seu pião. Uma adversidade que a mãe transforma num momento lúdico, pedagógico e prazeroso. Este conto apela ao papel da brincadeira, como fator de união entre pais e filhos.

Cláudia de Carvalho é mãe de dois rapazes que a inspiram, despertam e desafiam todos os dias. Atualmente Consultora e Coach - Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Liderou equipas de Alto Rendimento na Indústria Farmacêutica. Licenciada em Ciências Sociais, Pós- graduada em políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos, tem Certificação Internacional em Coaching e Advanced Coaching com PNL e Inteligência Emocional e Certificação em Hipnose Clínica.
   
Local: Biblioteca Municipal José Saramago
Dia: 16 de abril
Horário: 16h00
Público-alvo: crianças dos 4 aos 10 anos
Condições de participação: Inscrição prévia
Tel.: 21 250 82 10

Comunidade de Leitores "Sábados de Leitura" - Livros proibidos pelo Estado Novo

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


No ano em que se comemora o 42º aniversário da revolução de abril, o 40º aniversário da Constituição da República e o 40º aniversário do Poder Local Democrático, a Rede Municipal de Bibliotecas de Almada, através da Comunidade de Leitores – Sábados de Leitura, da Biblioteca José Saramago, propõe a leitura de três livros que foram proibidos pelo Estado Novo: Jogo da Cabra – Cega de José Régio (16 de abril), A Condição Humana de André Malraux (21 maio) e Quando os Lobos Uivam de Aquilino Ribeiro (18 de junho).
A censura imposta pelo regime fascista em 1926 tinha como intuito reprimir ideologicamente o povo português. Desse modo, a polícia política apreendeu e proibiu todas as obras que considerava subversivas, atentatórias aos bons costumes e que pusessem em causa a segurança do Estado. Até ao ano de 1974 foram proibidas mais de 900 obras, escritas pelos mais ilustres escritores, como, por exemplo, Jorge Amado, Miguel Torga, Jean-Paul Sarte, Vergílio Ferreira, Urbano Tavares Rodrigues, Karl Marx, José Cardoso Pires e Manuel da Fonseca.

Escolhemos estas três obras com a profunda convicção de que o livro é o símbolo maior da liberdade de criação e de expressão. 

"Jogo da Cabra Cega" de José Régio (16 de abril)
Romance publicado em 1934 e logo apreendido pela censura salazarista, não tanto por razões políticas, mas por razões morais, apresenta-nos um narrador dotado de uma "tendência subjetivista" e melancólica que não resiste ao ensimesmamento e a indagar as subtis malhas que compõem o seu comportamento, perdendo-se em "jogos de imaginação" em que um eu se autoanalisa nas suas pequenas hipocrisias, escaninhos obscuros, fingimentos, desdobramentos, inquietações insólitas, decomposição de gestos e expressões.

Local: Biblioteca Municipal José Saramago
Dia: 16 de abril
Horário: 15h00
Condições de participação: Inscrição prévia
Tel.: 21 250 82 10

sábado, 9 de abril de 2016

Newsletter abril

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DO CONCELHO DE PALMELA








Clique na imagem

Feira do Livro

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO DE PALMELA




















De 22 a 30 de abril a Câmara Municipal de Palmela, em parceria com o Grupo Porto Editora,
vai realizar uma Feira do Livro no Mercado Municipal de Pinhal Novo.
O objetivo desta iniciativa é promover o livro e a leitura, levando o livro a locais onde
habitualmente não está presente. Todos os livros têm um desconto de 15% sobre o preço de capa.

Org.: Câmara Municipal de Palmela em parceria com o Grupo Porto Editora

Um livro para um novo leitor

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO DE PALMELA












A Câmara Municipal de Palmela promove mais uma vez a iniciativa – Um livro para um
novo leitor.
Oferta de um livro aos primeiros dois utentes que se inscrevam como leitores, por biblioteca
da Rede, e de acordo com os seguintes escalões etários: 0-6; 7-12; 13-17 e mais de 17 anos,
no período de 19 a 30 de abril de 2016.

Org.: Câmara Municipal de Palmela
Apoio: Ronda das Letras

Memória e Vida em Tempos de Abril

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PINHAL NOVO

Memória e Vida em Tempos de Abril
Apresentação do livro com a presença da autora Maria José Maurício
9 Abril 2016 | 15h30
Biblioteca Municipal de Pinhal Novo



Sessão precedida pela atuação do Grupo Coral 1.º de Maio do Bairro Alentejano.
Presença das Edições Colibri e de Carlos Pesinho (Presidente da Câmara Municipal de Palmela 1990-1993), que fará a apresentação.

Org.: Edições Colibri
Apoio: Câmara Municipal de Palmela e Sociedade Recreativa Cultural do Povo do Bairro Alentejano

Materialismo e Idealismo

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PALMELA


sexta-feira, 8 de abril de 2016

Certificação TIC: AlcocheteQu@lifica

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Informação:
 
A Biblioteca de Alcochete, em parceria com a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), continuará a promover o projeto de validação de competências TIC (tecnologias de informação e comunicação), sendo entidade credenciada para atribuição da certificação e emissão do respetivo Diploma, conferido pela UMIC – Agência para a Sociedade da Informação. A certificação será formalizada mediante a realização de um exame de avaliação.
 
Dia(s) - 07, 14, 21 e 28
Hora(s) - 11h00 às 13h00
Local - Biblioteca de Alcochete
Título - Certificação TIC: AlcocheteQu@lifica
Público-alvo - Geral
Duração - Ca. 60 minutos (exame)
Informações - Informações e inscrições: Biblioteca de Alcochete - 212349720 | biblioteca@cm-alcochete.PT