sábado, 27 de junho de 2015

Dar de Volta

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


Dar de Volta

Este é um projeto pioneiro que teve início em 2005 na Biblioteca Municipal do Seixal, que consiste na recolha, organização e doação de manuais escolares para posterior redistribuição pelas famílias e estudantes que deles precisem e os solicitem.
Implementado numa perspetiva de empreendedorismo social, e já com provas evidentes de sucesso, é um exemplo para outras câmaras municipais que, a convite da Associação de Municípios da Região de Setúbal, decidiram também elas dar início ao mesmo projeto nos seus municípios.

É um projeto solidário, de promoção de atitudes de cooperação e partilha entre as pessoas, que pretende facilitar o acesso a alguns meios do processo de ensino e aprendizagem, poupar rendimentos familiares, numa visão de racionalização e reaproveitamento de recursos, e promover práticas que contribuam para a preservação do ambiente, afirmando perspetivas ecológicas ao evitar o desperdício. Em suma, esta foi uma das formas encontrada para apoiar a comunidade e rentabilizar não só os rendimentos familiares, mas também o meio ambiente.

A colaboração de todos, munícipes e comunidade escolar, quer na divulgação, quer na disponibilização de manuais escolares que já não necessitam, é essencial para que o projeto seja uma realidade e se concretize com garantias de sucesso.

Até 31 de outubro de 2014 a Biblioteca recebeu 43.401 livros para integrar o projeto. As entregas foram feitas na Biblioteca Central, Núcleos de Amora e de Corroios, Lojas do Munícipe e Juntas de Freguesia.
Os manuais escolares, doados nos diversos pontos, foram centralizados na Biblioteca Municipal desde a receção, ao tratamento documental, à arrumação e à posterior entrega ao munícipe.

Relativamente à doação aos utilizadores foram entregues, mediante solicitação, 18.278 manuais escolares.

Entrega de manuais escolares

Os munícipes podem proceder à entrega de manuais escolares de que não necessitam, ao longo do ano, num dos seguintes locais:

- Biblioteca Municipal do Seixal
- Núcleo de Amora
- Núcleo de Corroios
- Pontos de Acesso da Biblioteca existentes nas várias Lojas do Munícipe
- Escolas aderentes ao projeto (consultar biblioteca escolar)

A data de edição dos livros a doar deve ser de 2011 em diante, pois os anteriores não têm utilidade no presente e futuros anos letivos.

Levantamento de manuais escolares

Não existem reservas de livros e o levantamento de manuais escolares deve ser efetuado apenas na Biblioteca Municipal do Seixal, devendo fazer-se acompanhar dos nomes dos livros, dos autores e das editoras.

Horário de levantamento

Terça a sexta-feira - 11 às 20 horas
Sábado - 15 às 20 horas

A iniciativa encerra ao domingo e à segunda-feira.

Nota

O Núcleo de Amora encontra-se encerrado durante o mês de julho, a Biblioteca Municipal do Seixal durante o mês de agosto e o Núcleo de Corroios em setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário