terça-feira, 26 de novembro de 2013

Mostra de Livros Miniatura

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL
















Os Livros Miniatura formam a mais excêntrica categoria do universo das letras.

O termo «miniatura» provém do substantivo «minium», o nome latino do pigmento avermelhado com que os monges medievais pacientemente decoravam as letras iniciais dos textos manuscritos.

Mas os Livros Miniatura são tão antigos como a própria escrita: os primeiros de que há registo, pequenas placas de argila com escrita cuneiforme que circulavam na antiga Babilónia, têm cerca de 4000 anos.

Ainda hoje não há maior desafio à perícia de um livreiro do que a produção de um Livro Miniatura, e surgem por vezes dificuldades inesperadas. Alguns livros são tão pequenos que tiveram de ser cosidos com fios de cabelo; para evitar a trepidação quotidiana, alguns impressores viram-se forçados a trabalhar só durante a noite; e tipógrafos houve que quase cegaram tentando talhar e fundir o mais pequeno dos tipos!

Da humilde edição de cordel à mais delicada coleção de luxo, os Livros Miniatura despertam um fascínio especial.

Muitos transportáveis, sempre acompanharam os seus donos a qualquer parte. Os crentes levavam consigo os seus livros de orações; os estudantes, com os grandes clássicos no bolso, podiam ocupar os tempos mortos; e os viajantes, transportando bibliotecas inteiras na bagagem de mão, podiam converter em leituras o tédio das longas jornadas.

Fáceis de imprimir a baixo custo, os Livros Miniatura foram também utilizados em propaganda política e em publicidade comercial; mas serviram igualmente para instruir e entreter muitas gerações de crianças, para quem se conceberam e editaram bibliotecas-brinquedo com coleções completas de livros verdadeiros.

A mostra de Livros Miniatura que agora visita a nossa biblioteca pertence à coleção que João Lizardo tem vindo a reunir e vai estar patente até 31 de dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário