quarta-feira, 10 de abril de 2013

As Cidades Invisíveis

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL
























Nada garante que Kublai Kan acredite em tudo o que diz Marco Polo ao descrever-lhe as cidades que visitou nas suas missões: “As pessoas que passam pela rua não se conhecem. Ao verem-se imaginam, mil coisas, (…) os encontros que poderiam verificar-se entre elas, as conversas, as surpresas, as carícias, as ferroadas”.
(In As Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino)

E vocês? O que vos contaram os locais que visitaram? Que histórias? Que segredos? Quais as recordações que retém na mente? Dos sons. Dos odores. Os objetos que guardaram. O bilhete de transporte. Aquele espetáculo que assistiram. A fotografia amarrotada. A flor ou a pedrinha que guardaram para tornar real esse momento. Ou a música que ficou retida no ouvido. O que nos contam?

«As Cidades Invisíveis», concurso de produção de roteiros de viagem, subordinado à temática «Viagens à volta da minha terra», tem por objetivo estimular e desenvolver o espírito artístico, a partir da criação de roteiros de viagens, passeios e visitas, promover a criação de álbuns, diários de viagens, reproduções fotográficas, crónicas e relatos, entre outros, bem como a memória gráfica de objetos recolhidos ou construídos a partir dessas viagens.

Os trabalhos devem retratar locais de interesse cultural e/ou histórico, pontos de lazer do concelho do Seixal, de Lisboa ou de outros locais da península de Setúbal.

Como habitualmente, o concurso destina-se aos alunos das escolas básicas de 2º e 3º ciclo e secundárias do concelho do Seixal, sendo que os interessados podem entrar em contacto com o serviço do Espaço Jovem da Biblioteca para eventuais esclarecimentos e entrega de trabalhos.

Data limite de entrega de trabalhos
Terça-feira, 19 de abril, das 10 às 20.30 horas

Data de divulgação de resultados
Sexta-feira, 26 de abril

Cerimónia de entrega de prémios
Sábado, 11 de maio, às 16 horas

Apresentação pública dos trabalhos
10 a 18 de maio - Biblioteca Central
21 de maio a 1 de junho - Núcleo de Amora

A participação no concurso obedece às normas que constam no regulamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário