Angola 1970: Chanas de Liberdade. de Francisco do Ó Pacheco
Recuemos a 1970, um ano especialmente importante para o futuro de Portugal e de Angola. Por cá fervilhava a oposição à ditadura imposta por Salazar, entretanto enfermo e substituído na presidência do Conselho de Ministros por Marcelo Caetano, que denotava (aparentes, veio-se a verificar) intenções de liberalizar o regime; na então província ultramarina de África, notava-se um forte crescimento do desejo de independência. É neste quadro político que no meio da savana (chana) angolana, um militar português, debaixo da tremenda pressão da guerra, longe da sua terra, da sua família e dos seus amigos, se envolve com uma guerrilheira das Forças Populares de Libertação de Angola - MPLA.
Partindo de factos reais, Francisco do Ó Pacheco ficcionou este romance que nos retrata uma época fundamental do nosso país, com uma bem assumida e transparente posição política face aos momentos vividos, no que acaba por se poder considerar também como um fiel retrato social da época.
Dia(s) – 23
Hora(s) – 18h00
Local – Biblioteca de Alcochete (sala multiusos)
Ficha Técnica – Francisco do Ó Pacheco, bancário, de 61 anos de idade, foi presidente da Câmara Municipal de Sines, vinte e um anos, (de 1977 a 1997, e presidente da assembleia municipal de Sines de 1998 a 2009), escritor e poeta (tem cinco livros publicados de crónicas e poemas), jornalista (Francisco do Ó Pacheco foi diretor do Diário do Alentejo de Beja de 2005 a 2007) e gestor (no ministério da agricultura e pescas em 1975 e 1976 e na associação de municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral de 1999 a 2006).
Público-alvo – Geral
Duração – Ca. 90 min.
Informações – 21 2349720.
E-mail – biblioteca@cm-alcochete.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário