quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Os Africanos em Portugal: História e Memória (séculos XV-XXI)

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE


 Exposição

Sinopse – As relações de Portugal com outros homens, outras culturas, outros mundos constituem uma questão incontornável para o estudo da construção da nação, da estruturação das identidades, da compreensão do que somos enquanto portugueses de ontem e de hoje. A África e os africanos ocupam um lugar central nesta problemática, pela longa duração dos contactos, pela natureza das formas relacionais, pela forma da sua presença no imaginário português.

A presença africana em Portugal difere de qualquer outra. A maioria dos africanos não vieram de livre vontade, mas capturados ou comprados em África, para serem desembarcados como escravos no extremo ocidental do fragmento ibérico da Europa.

Despojados de tudo, esses homens, mulheres e crianças deixaram vestígios seculares através do país: se a sua visibilidade parece reduzida, pois não são eles nem monumentos, nem objetos de "arte': nem formas materiais, encontram-se de maneira significativa na densidade da participação africana na sociedade portuguesa: no trabalho, na produção, na Língua, na religião, na festa, na música e na dança, no corpo e na sexualidade, na toponímia, na imaterialidade dos nossos quotidianos. A história e a memória revelam-nos as suas marcas contidas, de forma estruturante, na constante reconstrução de Portugal.
A exposição é apresentada em vários painéis compostos por textos e fotografias relativas aos sete temas:

1 - Africanos: Uma nova mercadoria (séc. XV- XVI)
2 - Bairro do Mocambo em Lisboa
3 - A Integração dos Africanos (séc. XVI- XIX)
4 - A desumanização dos Africanos
5 - Estratégias Africanas
6 - Permanências e Mudanças (séc. XVIII- XX)
7 - Novas Dinâmicas Africanas (Depois de 1974)

Dia(s) – A decorrer
Local – Biblioteca de Alcochete – Sala Multiusos
Público-alvo – Público em geral
Duração – Até Março de 2013
Informações – 21 2349720



Sem comentários:

Enviar um comentário