segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Lançamento do Livro “Diálogos com o Último Guardião do Tesouro dos Templários em Valcros de França", de Luís Rivera Gonçalves

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA



Neste livro é explicado o interesse e o gosto que os mestres do Templo tinham pelos subterrâneos, pelas criptas e pelas salas secretas de acesso restrito, às quais nem os monges e freires do Templo tinham acesso. Explica-se também como a ordem enriqueceu depressa até se tornar numa das Instituições mais poderosas financeiramente da Europa medieval. É descrito o choque brutal e dramático que a ordem teve contra a Coroa francesa e contra o Vaticano no princípio do século XIV e que acabou da forma trágica que relata a História. Mas não se tenta lançar uma nova luz sobre um assunto já muito falado e discutido de todos os ângulos de visão dos vários quadrantes políticos, sociais e filosofais. Tentou-se apenas levantar as sombras e as trevas da escuridão com que os poderes políticos e religiosos que governaram a Europa desde a Idade Média cobriram os templários ao longo de sete séculos, por causa da excomunhão medieval com que os templários foram condenados.
Espero ter conseguido o meu intento ao repor a verdade e a realidade histórica no seu devido lugar, pois o último guardião do tesouro do Templo ensinou-me a nunca deixar a falsidade sobrepor-se à verdade.

Luís Rivera Gonçalves

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 12 de janeiro
Horário: 16h00
Tel.: 21 272 49 20
www.m-almada.pt/bibliotecas



Sem comentários:

Enviar um comentário