segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Exposição bibliográfica de memórias portuguesas da primeira grande guerra

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PALMELA



Entre 14 de Janeiro e 11 de Fevereiro, a Biblioteca Municipal de Palmela recebe a Exposição Bibliográfica, de memórias portuguesas da Primeira Grande Guerra, intitulada “Quando os Portugueses Andaram na Grande Guerra”, numa organização da Câmara Municipal de Palmela e João Reis Ribeiro.

A mostra integra cerca de uma centena de livros preciosos ou raros, que abordam as memórias dos portugueses que participaram na Primeira Grande Guerra Mundial. João Reis Ribeiro, Professor de Português do Ensino Secundário, Mestre em Estudos Portugueses e Presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, é o autor da pesquisa e proprietário do acervo em exposição.

A propósito da exposição, o escritor Sérgio Luís de Carvalho estará, também, na Biblioteca de Palmela no dia 4 de Fevereiro, às 21 horas, para apresentar o seu livro “O Destino do Capitão Blanc”, romance histórico sobre a época e o tema em destaque.

«É difícil reconstituir o corpus da literatura memorialística portuguesa da Primeira Grande Guerra, apesar de ter já havido várias tentativas de catalogação. Mas, de vez em quando, essas obras vão aparecendo e permitem-nos participar, à distância, na vida das trincheiras.
Aqui se mostram algumas delas, com todas as limitações imaginadas mas com algumas intenções: avivar a memória, mostrar uma faceta da nossa literatura autobiográfica, ver até onde a Grande Guerra é, ainda hoje, motivo de ficção.»

Sem comentários:

Enviar um comentário