quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Papagaio de Papel

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL



Papagaio de Papel é um livro de canções, editado no passado mês de Junho, pela editora Temas Originais, com poemas originais musicados da autoria de Lucina Silva (autora/compositora) e Ana Cristina Videira (autora).
Conta ainda com a participação dos jovens compositores Joana Videira e João Malha, e os arranjos às pautas são da responsabilidade de Lucina Silva, bem como a capa do livro, sendo as ilustrações dos poemas da autoria de crianças da escola de canto da Casa do Povo de Corroios.

Os poemas foram elaborados a pensar nos intérpretes, e têm como objectivo levar às crianças e jovens uma mensagem incentivadora sobre a escrita poética, a música e o canto, ao mesmo tempo que pretende promover o relacionamento de grupo através da transmissão de valores tão fundamentais como a amizade, igualdade, solidariedade, justiça, família e a aceitação da grande variedade de culturas do que nos rodeia.
Estas mensagens efectivam-se nos poemas reproduzidos em canções, nas vertentes de canto e voz, pelo grupo que os trabalha, o Coro Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Corroios.
Pensado como um projecto educativo destinado aos mais novos com a possibilidade de se tocar e cantar o poema através da pauta musical que o acompanha, o livro, apresentado em canções, tem potencial para ser desenvolvido e trabalhado pelos professores de música, educadores e seus alunos, havendo a possibilidade, caso pretendam, de as escolas trabalharem o projecto em colaboração com as autoras e o grupo de trabalho interveniente.

A sessão de apresentação do livro a ocorrer dia 8 de Outubro pelas 17.30 horas, na Biblioteca Municipal do Seixal, irá contar com a presença da poetisa Alexandrina Pereira, que fará a sua apresentação, e a mediação do evento estará a cargo de um representante da editora Temas Originais. A sessão irá contar ainda com a participação do Coro Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Corroios, que apresentará alguns temas cantados.

Sem comentários:

Enviar um comentário