sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares




Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Todos os anos em Outubro

A Associação Internacional de Biblioteconomia (IASL) pretende assinalar em 2011 o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com o tema As Bibliotecas Escolares preparam os alunos para a vida.

Em Dezembro de 2007 foi aprovada pelo Conselho IASL a alteração do Dia Internacional da Biblioteca Escolar para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. O anúncio foi feito pelo coordenador Rick Mullholland, do Canadá. No início de Janeiro de 2008, o executivo do IASL, sob recomendação do Comité do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, aprovou a alteração do Dia Internacional da Biblioteca Escolar para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a ter lugar todos os anos em Outubro. Esta alteração coincide com 10.º aniversário de celebração das Bibliotecas Escolares. O Mês Internacional das Bibliotecas Escolares permite que os responsáveis pelas Bibliotecas Escolares de todo o mundo possam escolher um dia em Outubro, de acordo com a sua situação específica, para celebrar a importância das Bibliotecas Escolares.

O presidente do IASL, James Henri, declarou que o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares acabou por se tornar maior. De facto, cresceu para o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Isto significa que pode ser escolhido um dia, uma semana ou mesmo todo o mês para se dedicarem à Biblioteca Escolar e assinalar a importância que a mesma tem para a comunidade escolar.

Para participar, visite o site www.iasl-online.org.

A Biblioteca Municipal do Seixal apoia a comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, com a realização de visitas guiadas complementadas por várias actividades à exposição Origem e Princípio - exposição comemorativa dos 900 anos do nascimento do fundador de Portugal - patente na Biblioteca desde 30 de Setembro e que se prolonga até 29 de Outubro. O programa de visitas e actividades destinam-se à comunidade escolar das escolhas concelhias.

Há cerca de 28 anos que a Biblioteca Municipal do Seixal iniciou o processo de apoio às Bibliotecas Escolares do concelho do Seixal. Em 2000, na sequência do programa nacional de constituição da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Municipal do Seixal teve a oportunidade de qualificar e desenvolver de forma mais sistemática o apoio às Bibliotecas Escolares, indo ao encontro das finalidades previstas pelo Ministério da Educação.

De uma forma geral, o apoio prende-se com a criação de novas bibliotecas escolares, acompanhamento e desenvolvimentos das já existentes, colaboração técnica no domínio da organização, gestão e funcionamento das bibliotecas, formação através de acções de formação ao profissionais envolvidos nos serviços das bibliotecas escolares, articulação das bibliotecas escolares com outras de forma a promover formas de cooperação e rentabilização dos recursos, e empréstimos prolongados e para projectos específicos. Adianta-se que a cobertura total de bibliotecas escolares ascende a 32, abrangendo 62% do 1.º ciclo, 100% do 2.º e 3.º ciclo e 100% do secundário. Em termos de tratamento técnico, foi assegurado num total de 41.852 livros catalogados/etiquetados.

Para além do apoio às bibliotecas escolares, são fomentadas durante o ano lectivo diversas actividades educativas destinadas à comunidade escolar, que pretendem contribuir activamente para as leituras, como por exemplo, as exposições com visitas guiadas, as maletas pedagógicas, a iniciativa anual Estação do Livro, organizada pela Biblioteca Municipal em parceria com as bibliotecas escolares, e o não menos importante projecto Em Rede, um projecto de cooperação interescolar, iniciado em 2003, assente numa filosofia de cooperação e partilha, que pretende promover a leitura, a informação, a formação e a aquisição de competências, através da realização de trabalhos subordinados ao tema anual da Biblioteca Municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário