segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Nossa Senhora Que Ri

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

N.S.Q.R.2

Exposição de Pintura de Ricardo Tadeu Barros

A proposta de Ricardo Tadeu, Nossa Senhora Que Ri, transporta-nos até um panteão alternativo, um universo onírico de cariz popular, pautado de referências clássicas, eruditas, religiosas e vernaculares de tributo a velhos mestres perante novas realidades. Nele se reconhece uma forte influência cartoonística, tudo conjugado numa linguagem gráfica e formal original, plena de cor e de non-sense que nos remete para uma religiosidade liberta do peso da culpa, numa proposta artística transgressora e divertida.

São cerca de vinte cinco trabalhos – acrílicos sobre tela e guache sobre papel – para serem apreciados na Biblioteca de Alcochete até 6 de Janeiro de 2012.

Público-alvo – geral.
Dia: 29
Horário: 17h00
Local – Biblioteca de Alcochete (Sala Multiusos)
Informações – 21 234 9720
Nota: a exposição estará patente ao público até 6 de Janeiro de 2012.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares




Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Todos os anos em Outubro

A Associação Internacional de Biblioteconomia (IASL) pretende assinalar em 2011 o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com o tema As Bibliotecas Escolares preparam os alunos para a vida.

Em Dezembro de 2007 foi aprovada pelo Conselho IASL a alteração do Dia Internacional da Biblioteca Escolar para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. O anúncio foi feito pelo coordenador Rick Mullholland, do Canadá. No início de Janeiro de 2008, o executivo do IASL, sob recomendação do Comité do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, aprovou a alteração do Dia Internacional da Biblioteca Escolar para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a ter lugar todos os anos em Outubro. Esta alteração coincide com 10.º aniversário de celebração das Bibliotecas Escolares. O Mês Internacional das Bibliotecas Escolares permite que os responsáveis pelas Bibliotecas Escolares de todo o mundo possam escolher um dia em Outubro, de acordo com a sua situação específica, para celebrar a importância das Bibliotecas Escolares.

O presidente do IASL, James Henri, declarou que o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares acabou por se tornar maior. De facto, cresceu para o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Isto significa que pode ser escolhido um dia, uma semana ou mesmo todo o mês para se dedicarem à Biblioteca Escolar e assinalar a importância que a mesma tem para a comunidade escolar.

Para participar, visite o site www.iasl-online.org.

A Biblioteca Municipal do Seixal apoia a comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, com a realização de visitas guiadas complementadas por várias actividades à exposição Origem e Princípio - exposição comemorativa dos 900 anos do nascimento do fundador de Portugal - patente na Biblioteca desde 30 de Setembro e que se prolonga até 29 de Outubro. O programa de visitas e actividades destinam-se à comunidade escolar das escolhas concelhias.

Há cerca de 28 anos que a Biblioteca Municipal do Seixal iniciou o processo de apoio às Bibliotecas Escolares do concelho do Seixal. Em 2000, na sequência do programa nacional de constituição da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Municipal do Seixal teve a oportunidade de qualificar e desenvolver de forma mais sistemática o apoio às Bibliotecas Escolares, indo ao encontro das finalidades previstas pelo Ministério da Educação.

De uma forma geral, o apoio prende-se com a criação de novas bibliotecas escolares, acompanhamento e desenvolvimentos das já existentes, colaboração técnica no domínio da organização, gestão e funcionamento das bibliotecas, formação através de acções de formação ao profissionais envolvidos nos serviços das bibliotecas escolares, articulação das bibliotecas escolares com outras de forma a promover formas de cooperação e rentabilização dos recursos, e empréstimos prolongados e para projectos específicos. Adianta-se que a cobertura total de bibliotecas escolares ascende a 32, abrangendo 62% do 1.º ciclo, 100% do 2.º e 3.º ciclo e 100% do secundário. Em termos de tratamento técnico, foi assegurado num total de 41.852 livros catalogados/etiquetados.

Para além do apoio às bibliotecas escolares, são fomentadas durante o ano lectivo diversas actividades educativas destinadas à comunidade escolar, que pretendem contribuir activamente para as leituras, como por exemplo, as exposições com visitas guiadas, as maletas pedagógicas, a iniciativa anual Estação do Livro, organizada pela Biblioteca Municipal em parceria com as bibliotecas escolares, e o não menos importante projecto Em Rede, um projecto de cooperação interescolar, iniciado em 2003, assente numa filosofia de cooperação e partilha, que pretende promover a leitura, a informação, a formação e a aquisição de competências, através da realização de trabalhos subordinados ao tema anual da Biblioteca Municipal.

By Night

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL



Esta é a 3.ª edição do programa By Night – Serão na Biblioteca, integrada nas comemorações do Halloween, que este ano será realizada a 29 de Outubro, entre as 21 e as 0 horas, na Biblioteca Municipal do Seixal.

Propomos para este ano a temática da Idade Média e como fonte de inspiração a leitura do livro de Joan D. Vinge Lady Hawke – A Mulher Falcão, que relata a maldição lançada a um jovem casal de namorados, transformando a linda rapariga (Lady Isabeau) num falcão que sobrevoaria os ares de Áquila e ao cavaleiro (Etienne Navarre) num gigante lobo negro que percorreria a floresta durante a noite, condenados a viver nos descampados, “sempre juntos, e eternamente separados”, nunca se tocando na forma humana, podendo vislumbrar-se por breves segundos ao sol nascente ou ao ocaso.

O By Night destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, e tem como objectivo promover a leitura através da dinamização de um conjunto de actividades lúdicas, que personalizem e diversifiquem os serviços da Biblioteca, aproximando desta forma o público juvenil da leitura.

As inscrições encontram-se a decorrer no Espaço Jovem da Biblioteca Municipal. No acto da inscrição os interessados deverão apresentar o B.I. ou o Cartão de Cidadão. No caso dos participantes terem menos de 18 anos, as Fichas de inscrição deverão ser assinadas pelos pais/encarregados de educação, só assim serão válidas.
Solicitamos aos participantes ou aos pais, autorização para captação de imagens e gravação de som da actividade destinada à divulgação da iniciativa: para tal, devem assinalar no campo próprio da ficha de inscrição.

Sinopse de Lady Hawke – A Mulher Falcão

Europa, século XII. O Bispo de Áquila (John Wood) toma consciência que sua amada, a bela Isabeau (Michelle Pfeiffer), está apaixonada por Etienne Navarre (Rutger Hauer), um cavaleiro. Áquila fica possuído de raiva e ciúme e lança uma maldição sobre o casal: de dia ela sempre será um falcão e de noite Navarre toma a forma de um lobo, sendo que desta forma fica o casal impedido de se entregar um ao outro. Eles têm como único aliado Phillipe Gaston (Matthew Broderick), mais conhecido como Rato, que é o único prisioneiro que escapou das muralhas de Áquila.

Pré-Programa do By Night – Serão na Biblioteca

21h - Recepção dos participantes

21.15h - Apresentação do programa, constituição de grupos e encaminhamento para os vários locais de actividade

21.30h - Actividades:

♠ Workshop de Teatro
♠ Workshop de Magia
♠ Estampagem de T-shirts
♠ Máscaras de gesso
♠ Produção de curta-metragem

23.30h - Ceia Fatal

0h - Encerramento do programa

Para mais informações, contactar a Biblioteca através do telefone 210 976 100 ou do e-mail biblioteca.jovem@cm-seixal.pt.

AlcocheteQu@lifica

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

amrs_qualifica

Diploma de Competências Básicas em TIC

A Biblioteca de Alcochete, em parceria com a Associação de Municípios da Região de Setúbal, continuará a promover o projecto de validação de competências TIC, sendo entidade credenciada para atribuição da certificação e emissão do respectivo DIPLOMA, conferido pela UMIC – Agência para a Sociedade da Informação.
A certificação será formalizada mediante a realização de um exame de avaliação, com a duração de 60 minutos.

Público-alvo – geral.
Dias: Sábados – 22 (entre as 11h e as 13h e as 17h e as 18h)
5ª feiras – 13 20 27 (entre as 15h e as 17h)
Local – Biblioteca de Alcochete
Informações – 21 234 9720
Nota – É necessário efectuar inscrição prévia.

Ateliê do Dia das Bruxas

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

Ateliê Dia das Bruxas

Expressão plástica

A proposta para celebrar o Dia das Bruxas consiste na utilização de materiais reciclados para a construção de personagens no âmbito do tema. Assim, surgirão bruxas assustadoras, morcegos aterradores, fantasmas apavorantes! Depois de construídas estas personagens, os participantes poderão não apenas decorar o seu quarto como também, aproveitar, para pregar divertidas partidas aos familiares e amigos!


Público-alvo – a partir dos 6 anos
Dias: 26 e 27
Horário: 16h00
Duração – 60 minutos
Local: Biblioteca de Alcochete (Sala do Conto)
Nota: É necessário efectuar marcação para esta actividade.
Informações – 21 234 9720
Limite de participantes – 12

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tertúlia Sobre Educação

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PALMELA



Debate sobre as questões da educação a partir do Diário de Sebastião da Gama que encontrar-se-á à venda, a preço especial.

Convidados
Miguel Real, João Reis Ribeiro e Carla Cibele, com a participação de antigos alunos de Sebastião da Gama, testemunhas do seu processo de educação.

Data
28 de Outubro, pelas 17H00 na Biblioteca Municipal de Palmela.

Público Alvo
Comunidade Educativa e público em geral. A entrada é livre.

Organização: Câmara Municipal de Palmela Divisão de Bibliotecas

1,2,3... Um conto de cada vez

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MONTIJO



Para crianças dos 3 aos 12 anos
.

Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva
Av. 25 de Abril, 13-15 – 2870 Montijo
Tel.: 21 232 77 72 / 21 232 77 80
biblioteca@mun-montijo.pt

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Aprender Numa Tarde de volta em Outubro

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL



Aprender Numa Tarde está de volta em Outubro com mais um conjunto de sessões gratuitas de acções de formação em informática, a decorrer aos sábados, entre as 15 e as 18.30 horas, na Biblioteca Municipal do Seixal. A acção é dirigida a utilizadores iniciados, com idade superior a 16 anos, e as inscrições estão abertas de 14 a 20 de Outubro.

Mais informações, sobre as próximas edições, disponíveis no balcão do Serviço de Informação à Comunidade ou através do contacto telefónico 210 976 100.

A acção de formação é limitada a 6 vagas e exige a frequência das 4 sessões.

Conceitos Gerais de Informática
22 de Outubro

Processamento de Texto e Formatação
29 de Outubro

Internet: pesquisa de informação, Mensagens Instantâneas e VoIP
5 de Novembro

Criação de Contas de Correio Electrónico
12 de Novembro

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Iniciação à Informática

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

Iniciação à Informática

10.ª Acção de Formação TIC

Decorrerá na Biblioteca a 10.ª acção de formação em Tecnologias de Informação e Comunicação, cujos principais objectivos são dotar os nossos formandos de competências básicas no domínio da utilização das TIC.

Público-alvo – maiores de 30 anos, mediante inscrição prévia.
Dias – 18, 21, 25 e 28
Horário – Terças-feiras (15h – 17h) Sextas (15h – 17h)
Duração – 120 min.
Local – Biblioteca de Alcochete

Uma Oficina de Cada Vez… No 3º Sábado do Mês

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

3.º Sábado do mês

Ateliê de Expressão Plástica
Tema: Personagens fantásticas da floresta

Com elementos recolhidos directamente da Natureza, a Biblioteca propõe aos seus pequenos artistas a construção de seres fantásticos, que poderiam muito bem ser habitantes de florestas mágicas. Folhas, ramos, pequenos troncos servirão para cada um criar a sua própria personagem. E a partir daqui, em família, abre-se espaço para a construção de histórias.

Público-alvo – a partir dos 6 anos
Dia: 15
Horário – 11h00
Duração – 60 minutos
Local – Biblioteca de Alcochete (Sala do Conto)
Nota – É necessário efectuar marcação para esta actividade.
Informações – 21 234 9720
Limite de participantes – 12

Exposição "Moinhos do Montijo"

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MONTIJO


Os alunos do 3.º ano do Curso de Artes Gráficas da Escola Profissional do Montijo foram desafiados a participar num concurso de desenho alusivo aos Moinhos do Montijo.

Nesta exposição, constituída pelos cinco trabalhos premiados, podemos apreciar os desenhos dos três primeiros classificados e das duas menções honrosas. Estes trabalhos foram alvo de uma avaliação por um júri qualificado.Está patente, durante o mês de Outubro, no Pólo da Biblioteca Pública no Alto-Estanqueiro.

Organização: Escola Profissional do Montijo e Câmara Municipal do Montijo.

Pólo da Biblioteca Pública no Alto-Estanqueiro
Edifício da Junta de Freguesia do Alto Estanqueiro/Jardia
Rua dos Russos - Quinta das Tílias - Alto Estanqueiro
Horário: terça e quarta-feira das 10h às 12h30 e 14h00 às 17h00
Tel.: 21 230 10 76

Dar de Volta

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MONTIJO













A Biblioteca Pública Municipal deu início, em Setembro, ao projeto “Dar de Volta - Montijo”.

O projeto consiste na recolha de livros e manuais escolares novos ou já utilizados, tendo como referência os anos lectivos de 2008/2009 até à data. Estes são depois entregues gratuitamente a quem deles necessitar.

O programa pretende promover a leitura, o conhecimento e trazer utentes à Biblioteca Municipal e aos pólos de leitura pública.

Se quiser participar nesta iniciativa proceder à entrega dos livros e manuais no balcão de Atendimento da Biblioteca Municipal ou em qualquer um dos Pólos localizados nas freguesias do concelho do Montijo - Montijo/Esteval, Afonsoeiro, Alto Estanqueiro, Atalaia, Pegões e Canha - dentro dos horários de funcionamento habituais (consulte www.mun-montijo.pt).

Para usufruir deste serviço, dirija-se à Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva ou a qualquer um dos seus Pólos e pergunte pelo livro ou manual que procura.
Os livros/manuais serão distribuídos a qualquer pessoa, independentemente da condição ou extrato social.

Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva
Av. 25 de Abril, 13-15 – MONTIJO
Tel.: 21 232 77 72 / 21 232 77 80
biblioteca@mun-montijo.pt

Exposição Colectiva de Artes Plásticas

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MONTIJO

A cadeira serviu de mote a um grupo de 14 artistas plásticos que, dando asas à sua imaginação, criaram, recriaram e reinventaram a cadeira, despindo-a da sua dimensão quotidiana e impregnando-a de um simbolismo, próprio de quem olha para o comum com um olhar irreverente e inquiridor.

A abordagem e a linguagem utilizadas pelos artistas participantes são, naturalmente, diversas e distintas. Nele se cruzam diferentes sensibilidades, formas de ver, de fazer, de filtrar, de manipular, de dar corpo. O tratamento metafórico do tema e das obras que integram a exposição Reinventando a Cadeira, traduz, em primeiro lugar, a necessidade, por parte dos artistas, de escapar à rotina cristalizada e cristalizadora, abrindo caminho a uma certa indisciplina e irreverência criativas e criadoras.
Até 29 de Outubro, venha até à Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva descobrir novos sentidos para um objeto tão comum do nosso quotidiano. Visite a exposição.

Horário da Exposição
Mês de Outubro
3.ª a 6.ª feira: 10h00-19h00 / 2.ª feira e Sábado: 14h00-19h00
Encerra Domingos e Feriados

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Papagaio de Papel

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL



Papagaio de Papel é um livro de canções, editado no passado mês de Junho, pela editora Temas Originais, com poemas originais musicados da autoria de Lucina Silva (autora/compositora) e Ana Cristina Videira (autora).
Conta ainda com a participação dos jovens compositores Joana Videira e João Malha, e os arranjos às pautas são da responsabilidade de Lucina Silva, bem como a capa do livro, sendo as ilustrações dos poemas da autoria de crianças da escola de canto da Casa do Povo de Corroios.

Os poemas foram elaborados a pensar nos intérpretes, e têm como objectivo levar às crianças e jovens uma mensagem incentivadora sobre a escrita poética, a música e o canto, ao mesmo tempo que pretende promover o relacionamento de grupo através da transmissão de valores tão fundamentais como a amizade, igualdade, solidariedade, justiça, família e a aceitação da grande variedade de culturas do que nos rodeia.
Estas mensagens efectivam-se nos poemas reproduzidos em canções, nas vertentes de canto e voz, pelo grupo que os trabalha, o Coro Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Corroios.
Pensado como um projecto educativo destinado aos mais novos com a possibilidade de se tocar e cantar o poema através da pauta musical que o acompanha, o livro, apresentado em canções, tem potencial para ser desenvolvido e trabalhado pelos professores de música, educadores e seus alunos, havendo a possibilidade, caso pretendam, de as escolas trabalharem o projecto em colaboração com as autoras e o grupo de trabalho interveniente.

A sessão de apresentação do livro a ocorrer dia 8 de Outubro pelas 17.30 horas, na Biblioteca Municipal do Seixal, irá contar com a presença da poetisa Alexandrina Pereira, que fará a sua apresentação, e a mediação do evento estará a cargo de um representante da editora Temas Originais. A sessão irá contar ainda com a participação do Coro Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Corroios, que apresentará alguns temas cantados.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ateliê Mediação da Leitura

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PALMELA



Ateliê Mediação da Leitura, orientado pela Drª Cristina Taquelim (mediadora da leitura e técnica assessora na Biblioteca Municipal de Beja) e integrado nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

Dia 11 de Outubro, das 14:30 às 18:00 na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Palmela. Marcações através dos emails ocidades@cm-palmela.pt e mcarreira@cm-palmela.pt.

Organização: Câmara Municipal de Palmela, em colaboração com o Grupo de Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela com o apoio da Câmara Municipal de Beja.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Exposição Quadros de Guerra - 1915

BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DE PALMELA



Em 2011 cumprem-se 95 anos da efeméride de 9 de Março de 1916, a declaração de guerra por parte da Alemanha, que representou a entrada formal de Portugal na Primeira Grande Guerra.

A exposição baseia-se em quatro "Quadros de Guerra", elementos de propaganda a favor das forças aliadas e é enquadrada por um conjunto de equipamentos militares pertencentes aos exércitos beligerantes da Primeira Grande Guerra (estes apenas na Biblioteca Municipal de Palmela e Pinhal Novo).

A exposição teve lugar na Biblioteca Municipal de Palmela durante o mês de Setembro, em Outubro irá estar patente na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, no Centro de Recursos para a Juventude em Quinta do Anjo no mês de Novembro e no Centro Cultural do Poceirão no mês de Dezembro.

Visitas guiadas para turmas das Escolas Secundárias, através de marcação prévia pelo contacto 212336613.

Organização: Câmara Municipal de Palmela Arquivo Municipal e Divisão de Bibliotecas