quarta-feira, 23 de maio de 2018

Apresentação do Livro «A Confissão», de Henrique Rodrigues

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


Henrique Rodrigues apresenta o seu livro «A Confissão», uma edição da Chiado Books, dia 26 de maio, às 17 horas, na Galeria de Exposições Augusto Cabrita, Fórum Cultural do Seixal.

Biografia

Henrique Rodrigues, 41 anos, profissional de museus, estudou Teologia, Filosofia Política e Práticas Culturais para Municípios em instituições universitárias portuguesas.
Alicerçado numa atenta mundividência, o autor desenvolve a atitude crítica pari passu com o gosto pela forma estilizada, a síntese, a estética inconformista.
O seu horizonte noético define-se na esteira de preocupações de ordem filosófica em vários domínios. Combina criatividade e reformulação de posições tipificadas e gastas com um conjunto de pressupostos sobre a sociedade, a realidade política, o destino do homem e as suas aspirações, a vida ética, moral e religiosa do indivíduo.
Aprendizagem contínua, partilha de ideias e ideais, prática de um etos viável, eis as suas coordenadas de vida.

Sinopse

«O livrinho ora dado à estampa pretende resumir de forma impecável e epigramática o estrépito em redor do vulto mariano. Como cáustico e episódico memento do culto, o autor não desejou ir muito além do tragicómico.
Avesso ao estupor iconólatra, a mesquinhas vindictas iconoclastas, pugna pela razoabilidade.
Com a justificação de que se deve manter o crente sob «a loucura da cruz» (talvez indefinidamente, pois tarda a vir o «Reino» anunciado há dois mil anos) uma colorida e variegada sinfonia taumatúrgica acabou por se desenvolver nas suas barbas.
Sob a copa virginal, dir-se-ia, o leitor saberá que também nasceu, em lide de combate, a razoabilidade do crente expectante, vazo de manhas, manco de passos miríficos para a beatitude.
É o combate a instar, não poucas vezes, ao uso do cinismo, da mofa, do humor negro vertido de irisada bílis.»

Sem comentários:

Enviar um comentário