segunda-feira, 8 de maio de 2017

Autores da Nossa Terra com Maria José Maurício

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


Apresentação do livro Memória e Vida em Tempos de Abril - Estórias de Liberdade e Libertação, de Maria José Maurício, a cargo de Carlos Mateus, com participação de Andrade da Silva, capitão de Abril e animação cultural por Mário Barradas.

O evento decorre dia 20 de maio, às 16 horas, no Fórum Cultural do Seixal.

Biografia

Maria José Maurício nasceu em Setúbal em 1950. É licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Estudos sobre Mulheres pela Universidade Aberta de Lisboa. Desempenhou funções de direção e de formação na área de recursos humanos em diversas entidades oficiais, particulares e sindicais, nomeadamente no desenvolvimento e execução de projetos no âmbito europeu. Foi professora do ensino particular e cooperativo e atualmente é formadora/consultora na área de educação para a cidadania, relações humanas e igualdade de género. Tem diversos trabalhos e artigos publicados sobre igualdade entre mulheres e homens, em revistas como Seara Nova, Vértice e outras. É coautora do livro Pensar o Feminino, organização de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, publicado pelas Edições Colibri em 2001 e autora do livro Mulheres e Cidadania: Alguns Perfis e Acção Política (1949-1973), publicado pela Editorial Caminho, em 2005.

Sinopse

Estórias de vida, luta pela liberdade, trabalho e amor de um povo – gente da nossa gente. Povo sofrido, belo e generoso das terras Além Tejo – Alentejo! Um tudo-nada, muito da nossa História, da de África, da Lusofonia, do Mundo. Um trecho da nossa vida colectiva: património da nossa Mátria e de outros Povos, nossos irmãos que temos a magistral oportunidade de (re)viver e experienciar, com orgulho tamanho, profundo, por sermos elos nesta grande cadeia histórica, cósmica e emocional de acontecimentos, que tornam INDISPENSÁVEL, em acto de plenitude, a leitura desta obra. Um outro Cante Alentejano, da Alma e da Pena de Maria José Maurício. (…) Os acontecimentos que a autora narra são histórias vividas, que nos (re)colocam – aos que estiveram e aos que não viveram estes factos – no palco da História factual e emocional neste dia inolvidável, imortal, logo, vivamos, através da leitura, esta realidade única que generosamente com cores e sangue de patriota nos é oferecida.

Andrade da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário