segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Apresentação do livro "A Profissão de Educador de Infância e o género masculino", de Mariana Grazina Cortez

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


O livro pretende contribuir para uma reflexão intensiva das vinculações ao estatuto sócio-profissional de Educador de Infância, analisando as dinâmicas do processo de (re)construção das identidades masculinas numa profissão tradicionalmente considerada como feminina.
Este processo de construção da identidade pessoal e profissional assenta na identificação dos indivíduos consigo, com os outros e com o meio envolvente num dado contexto espaço-temporal, o que pressupõe uma rede de relações pessoais e sócio-culturais, podendo produzir constrangimentos endógenos e exógenos, traduzidos em vinculações profissionais activas e/ou possíveis conflitos identitários. 
 Verificou-se que os docentes mais novos (número de anos de experiência profissional e/ou em idade cronológica),de ambas as redes de ensino, defendem um equilíbrio e paridade de perspectivas (educativas) de género. Os educadores de infância mais velhos e com maior antiguidade profissional, de ambas as redes, acentuam a sua diferenciação como elementos masculinos numa fusão entre as realidades individuais e as identidades sócio-culturais, reproduzindo na cultura escolar a valorização “universal” da condição de género masculina.
    
Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 24 de fevereiro
Horário: 18h30
Condições de Participação: Entrada livre

Sem comentários:

Enviar um comentário