quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Exposição de pintura "Relevos de cor" de Jorge Santos

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


A observação das telas do Jorge Santos leva-nos à total abstração do quotidiano, transportando-nos para um nível de sensibilidade extrema. Não são raras as vezes em que procuramos descobrir quais os sentimentos, as emoções que estarão por detrás do turbilhão de cores, dos contornos, dos relevos que, conjugados, se oferecem perante nós cheios de vida, sob a forma de arte para os sentidos. É o modo como utiliza a cor e como recorre à matéria e às texturas, que atribui às suas telas um carácter único que nos cativa e nos faz sentir diversas sensações, às quais é difícil ficarmos indiferentes. 
A diversidade nos seus trabalhos, as várias técnicas que utiliza e a pluralidade de materiais que incorpora são o reflexo da busca incessante por novos desafios. O facto de ser autodidata, dá-lhe outra liberdade, não consumando as suas obras com base na teoria outrora apreendida, mas nas experiências que a vida até hoje lhe proporcionou.

Nota do pintor

O meu gosto pela pintura surgiu de uma forma muito inesperada. Na realidade deve-se à minha filha que, no ano de 2004, resolveu lançar-me o desafio de pintar uma tela. Depois, seguiu-se mais uma, outra, e ainda outra…Esta forma de me expressar começou a ganhar importância, a vontade de inovar despertou em mim a curiosidade, curiosidade para pesquisar sobre a matéria e técnicas de pintura, curiosidade para inovar e atrevimento suficiente para incorporar materiais tão diversos como a areia ou as fibras naturais, privilegiando a pintura com espátula ou com as mãos nuas. Apesar de pintar desde 2004, nunca me dediquei à exposição dos meus trabalhos. As minhas primeiras exposições surgiram em 2012. Duas em espaços de restauração emblemáticos da cidade de Braga (2012), no Ministério de Defesa Nacional, no Restelo (2013 e 2014), no Museu da Imagem e Movimento- MIMO, em Leiria (2014), na Casa da Cultura dos Olivais (2015), na Universidade Sénior de Manique (2015), na Biblioteca Municipal de Sesimbra (2015), na Casa da Cultura de Caneças e outra no Hotel Estoril Eden, no Estoril (ainda patente).

Local: Biblioteca Municipal José Saramago
Inauguração: 19 de novembro às 16h00
Dia: 19 de novembro a 17 de dezembro
Horário: terça a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Condições de Participação: Entrada livre

Sem comentários:

Enviar um comentário