quarta-feira, 25 de maio de 2016

Aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


A Biblioteca Municipal José Saramago, inaugurada em 23 de maio de 2009, no Feijó, assinala o seu sétimo aniversário. No período da manhã os mais pequenos podem divertir-se com a hora do conto “Mudou-se um Monstro cá para casa!”, de Timothy Knapman e Loretta Schauer e à tarde convidamos os jovens para uma animada sessão de breakdance com André Paulo.

Para o público adulto teremos, no período da tarde, um grupo de jograis “U...Tópico” que têm como principal objetivo promover e divulgar poetas e prosadores portugueses.

A sua biblioteca conta com a sua presença!


Recital de prosa e poesia pelo GRUPO DE JOGRAIS “U...TÓPICO”
O grupo de Jograis “U...Tópico” foi fundado em Novembro de 1998. Presentemente é constituído por quatro elementos: Maria Luísa, Maria de Fátima, António Freire e Manuel Diogo. Jograis porque se sentem e querem sê-lo (arautos, trovadores), entendem que a poesia e a prosa portuguesas são das mais dignas e relevantes e merecem esta figura coletiva da dicção.
"U...Tópico" configura essencialmente um artifício entre as palavras "tópico" e "utópico". Se desejaríamos situar-nos como tópico de qualquer referência sobre quem diga a poesia e a prosa em grupo, a verdade é que a utopia continua para nós a fazer sentido. O principal objetivo do grupo é promover, divulgar, mostrar os poetas e prosadores portugueses assim como todos os que se exprimem na nossa língua e, consequentemente, defender a Língua Portuguesa.

No reportório do Grupo de Jograis “ U…Tópico” figuram cerca de 400 autores envolvendo mais de 2000 textos trabalhados para as vozes do Grupo. Contam com já com a realização de inúmeros os recitais (mais de 500) em diversas Instituições (Sociedades, Associações, Casas Regionais, Bibliotecas, Clubes, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, Grupos Culturais, Tertúlias de Poesia, Teatros, Cafés Literários, Clubes de Leitura, etc.), e cerca de uma vintena de Escolas Básicas e Secundárias. Também a RTP2 (Programa "Entre Nós"), Internacional e África gravaram e exibiram recitais do grupo. Em 2012 a Companhia Nacional de Música em parceria com a Associação Agostinho da Silva editou um CD duplo. Num disco um registo de uma intervenção oral de Agostinho da Silva em 1988 por ocasião de um encontro alusivo ao aniversário de Álvaro de Campos. No outro o Grupo de Jograis “U…Tópico” percorre alguns trechos e poemas da grande obra de Agostinho da Silva. No dia 13 de Fevereiro deste ano (data do aniversário de Agostinho da Silva -13 Fevereiro de 1906) a RDP 2 passou excertos do disco acima referido gravado pelo Grupo.


Local: Biblioteca Municipal José Saramago
Dia: 28 de maio
Horário: 17h00
Condição de participação: entrada livre

Sem comentários:

Enviar um comentário