quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Apresentação do livro “A cuidadora” de Célia de Sousa

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Frequentemente olhava para os meus pais  e meditava sobre o que seria mais doloroso: assistir à morte cerebral, lenta e degradante, num organismo saudável, no caso da minha mãe, ou ao depauperamento físico, numa mente brilhante e extremamente ativa, no caso do meu pai. Ainda hoje não encontrei resposta, mas sou perentória em afirmar que são duas situações de uma complexidade extrema.
Por tudo isto eu estava, não só estranha, mas também alheada. Era a minha despedida, o meu adeus, o meu "nunca mais" à minha mãe. Até sempre meu amor, minha querida, minha linda, minha rica, minha menina... Minha MÃE!

O amor pode revelar-se de diversas formas: conjugal, maternal, paternal, filial, fraternal, avuncular... até a amizade é uma maneira diferente de gostar.
Comum a todas elas, na minha opinião, é querer o melhor para o ser querido. Sem egoísmos, sem amarras, sem cobranças... num despojamento total. Por isso, quando chega o momento final, apesar de todo o desgosto que nos cause, devemos libertar, suave e firmemente, aquele que padece e deixá-lo desprender-se livremente de tudo quanto o prende à terra. É amar bem, na verdadeira aceção da palavra.

Célia de Sousa Alvim Alferes nasceu em Lisboa, a 29 de Março de 1959. Vive em Setúbal desde 1965. Estudou línguas estrangeiras (inglês, francês e italiano). Tem o curso de Secretariado de Direcção do INP. Frequentou o Curso de Direito, na Universidade Moderna, e de História, na Universidade Aberta. Foi professora durante 23 anos. Há 8, por motivos familiares, deixou de exercer atividade laboral e, recentemente, dedicou-se à escrita. Está a escrever o seu terceiro livro, o primeiro romance. Vive na casa paterna com o meu pai e a irmã.

Local: Biblioteca Municipal José Saramago
Dia: 6 de fevereiro
Horário: 16h00
Condições de participação: entrada livre

Sem comentários:

Enviar um comentário