quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Histórias com Reis Magos e o Menino Jesus

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
 
Animação do livro e da leitura
 
Integrada no Jardim D’Arte esta atividade é composta pela narração e leitura de histórias cujos protagonistas serão os Reis Magos e o Menino Jesus. Aliadas às questões de natureza histórica, iremos contar com a participação do público na realização de um quiz de Natal cujo propósito será testar os conhecimentos sobre as tradições natalícias e partilhar ideias originais para acrescentar ao Natal de cada família!
 
Dia(s) - 17 e 18
Hora(s) - 11h00 e 15h00
Local - Galeria Municipal (Paços do Concelho)
Público-alvo - Público em geral
Duração - Ca. 60 minutos
Informações - Informações e inscrições: Biblioteca de Alcochete - 212349720 | biblioteca@cm-alcochete.pt 
Observações - Atividade da responsabilidade da Biblioteca de Alcochete no contexto do programa No 1º sábado de cada mês… Era uma vez!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Certificação TIC: AlcocheteQu@lifica

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
 
Informação
 
A Biblioteca de Alcochete, em parceria com a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), continuará a promover o projeto de validação de competências TIC (tecnologias de informação e comunicação), sendo entidade credenciada para atribuição da certificação e emissão do respetivo Diploma, conferido pela UMIC – Agência para a Sociedade da Informação. A certificação será formalizada mediante a realização de um exame de avaliação.
 
Dia(s) - 15
Hora(s) - 11h00 às 13h00
Local - Biblioteca de Alcochete
Público-alvo - Geral
Duração - Ca. 60 minutos (exame)
Informações - Informações e inscrições: Biblioteca de Alcochete - 212349720 | biblioteca@cm-alcochete.pt 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Xadrez na Biblioteca de Alcochete

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Xadrez na Biblioteca de Alcochete
 
Aulas de xadrez na Biblioteca de Alcochete sob a orientação do professor Vítor Mira, dirigidas a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 06 e os 15 anos.
 
Dia(s) - 10 e 17
Hora(s) - 10h30
Local - Biblioteca de Alcochete – Sala infanto-juvenil
Público-alvo - Crianças e jovens com idades entre os 06 e os 12 anos
Duração - Cerca de 90 minutos
Informações - Informações e marcações: Biblioteca de Alcochete - 21 2349720 | biblioteca@cm-alcochete.pt

Histórias com Renas e Pais Natais

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
 
Animação do livro e da leitura
 
Integrada no Jardim D’Arte esta atividade é composta pela narração e leitura de histórias cujos protagonistas serão o Pai Natal e as renas. Serão registos contados num tom mais humorístico e repletos de apontamentos que se referem à história destas personagens, com curiosidades e desafios para os participantes.
 
Dia(s) - 10 e 11
Hora(s) - 11h00 e 15h00
Local - Galeria Municipal (Paços do Concelho)
Público-alvo - Público em geral
Duração - Ca. 60 minutos
Informações - Informações e inscrições: Biblioteca de Alcochete - 212349720 | biblioteca@cm-alcochete.pt 
Observações - Atividade da responsabilidade da Biblioteca de Alcochete no contexto do programa No 1º sábado de cada mês… Era uma vez!

As Visitas do Pai Natal

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

Dramatização e animação da leitura
 
Dramatização construída a partir da adaptação do conto natalício As visitas do Pai Natal, de José Viale Moutinho. Um rapaz chamado Pedro, representante da inocência infantil, perde-se do seu primo Francisco e vai ter à casa do Pai Natal. Aí chegado, acaba por se transformar em ajudante do Mestre Nicolau, que se vê em maus lençóis para satisfazer os desejos natalícios das crianças dos nossos dias. O cómico de situação e de carácter, bem como as diversas referências a elementos do mundo contemporâneo – por exemplo, uma bicicleta BTT, uma Playstation, jogos de computador, iphones, procuram promover a identificação dos participantes nesta atividade com os protagonistas da ação, criando uma relação de cumplicidade. Ao mesmo tempo, lendas, tradições e gastronomia associada à quadra natalícia juntam-se á história, integradas na própria ficção.
 
Dia(s) - 02, 06, 07, 09, 12, 13, 14 e 15
Hora(s) - 10h30 e 15h00 ou a definir com os estabelecimentos de ensino
Local - Biblioteca de Alcochete ou Estabelecimentos de ensino do concelho
Público-alvo- Alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
Duração - ca. 90 min.
Informações - Biblioteca de Alcochete - 21 2349720 | biblioteca@cm-alcochete.pt

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Aniversário do Fórum Cultural

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


O Fórum Cultural do Seixal celebra 23 anos de vida no próximo dia 26 de novembro, sábado, e apresenta um programa comemorativo com música, contos, leituras e outras tertúlias, a decorrerem na Biblioteca e no Auditório Municipal.

Inaugurado em 26 de novembro de 1993, este equipamento, composto pela Biblioteca Municipal do Seixal, pelo Auditório Municipal e pela Galeria de Exposições Augusto Cabrita, conta com várias valências dedicadas à difusão do conhecimento, das artes plásticas e das artes do espetáculo, e tem contribuído para a qualificação da oferta cultural e para o acesso e fruição de bens culturais no município. (...)

O Fórum Cultural marcou a história da cultura no concelho, local por onde passaram artistas locais e grandes nomes nacionais e estrangeiros da literatura, das artes e do espetáculo.

A Jigsaw & The Great Moonshiners Band – Noite Antena 3
25 de novembro, 21 horas, Auditório Municipal

Um conto por hora
26 de novembro, das 15 às 19 horas, Biblioteca Municipal
Atividade recreativa de leitura em voz alta para promoção de leitura e divulgação do fundo documental da biblioteca.

Banca de Oferta de Livros
26 de novembro, das 15 às 20.30 horas, Biblioteca Municipal

Arca de Histórias
26 de novembro, 16.30 horas, Biblioteca Municipal
Atividade de leitura encenada e interativa de uma história, com a finalidade de estimular nas crianças o gosto pelo livro e a leitura e permitir ouvir e participar na leitura.

Música para Bebés
26 de novembro, 17 horas, Biblioteca Municipal
Através de movimentos ritmados, melodias harmoniosas e contrastes entre som e silêncio, os bebés terão oportunidade de vivenciar brincadeiras e explorar estímulos musicais que vão favorecer a sua coordenação motora, cognitiva e linguística.

Aprender a contar histórias
26 de novembro, 17 horas, Biblioteca Municipal
Workshop de promoção e informação de técnicas para contar histórias, bem como dos diferentes formatos de livros existentes no mercado e a sua adequação às diferentes faixas etárias.

Tertúlia Cultural
26 de novembro, 21.30 horas, Biblioteca Municipal
- Leitura expressiva do texto «Nossa Constituição», por Cláudio Pereira, da Associação Sei.Arte
- Momento musical pela Escola de Música Tradicional do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho
- Conto tradicional, pelo contador António Fontinha
- Moscatel de honra e parabéns!

Venha celebrar o aniversário do Fórum Cultural do Seixal!

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Lançamento do livro "Horizontes Poéticos" de Paulo Oliveira

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


A Rede Municipal de Bibliotecas de Almada, a Editora Ómega e o escritor Paulo Oliveira têm o prazer de convidar V. Exª. para estar presente no lançamento do livro "Horizontes Poéticos", a realizar na Biblioteca Municipal de Almada. 

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 26 de novembro
Horário: 21h30
Condições de Participação: Entrada livre

Apresentação do livro "Escoliose infantil: a história triunfal de Beatriz Fernandes" de Lia Fernandes

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


História verdadeira e comovente que mostra, na primeira pessoa, o percurso percorrido pela Beatriz Fernandes e pela sua mãe, Lia Fernandes, a partir do momento em que uma Escoliose Infantil veio alterar as suas vidas. Uma infância saudável foi dolorosa e abruptamente interrompida… Beatriz, uma criança, estudante e atleta federada de natação de competição, vê-se obrigada a repensar os seus projetos a curto, médio e longo prazo. Numa escrita simples, fluída e muito emotiva, uma mãe deu vida e cor às palavras da sua filha, reunindo-as, juntamente com as suas, neste livro que promete tocar todos os corações. O dia da descoberta, a cirurgia à coluna, a recuperação, a vida familiar, escolar e desportiva, tudo isto preenche as páginas que contam esta História de Vida repleta de coragem e, também, bastante inspiradora…

Lia Fernandes nasceu em Vila Meã, Amarante, distrito do Porto, no dia 22 de fevereiro de 1970. Já desde há alguns anos que acarreta o sonho de se aventurar pelo mundo da escrita. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses, é professora de Português e, desde muito cedo, sentiu o chamamento para a área das letras, estando a escrita sempre muito presente. A Escoliose da sua filha, Beatriz Fernandes, deu-lhe asas para concretizar um sonho: escrever um livro. A escrita surgiu, assim, como um refúgio bastante acolhedor para, junto da filha, conseguir ultrapassar todos os obstáculos que se foram colocando nos seus caminhos.

Beatriz Fernandes nasceu em Pragal, Almada, distrito de Setúbal, no dia 1 de setembro de 2003. É uma estudante e atleta federada de natação de competição muito empenhada e determinada. Aos dez anos trava uma feroz batalha com uma repentina Escoliose Infantil.

Local: Biblioteca Municipal José Saramago
Dia: 26 de novembro
Horário: 15h30
Condições de Participação: Entrada livre

Apresentação do livro "Memórias do Futuro" de Jaime Lopes

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Jaime Lopes nasceu em Sobral Gordo, aldeia perdida nos socalcos da serra do Açor, que tem por freguesia Pomares, Concelho de Arganil, distrito de Coimbra.
Apenas com 12 anos de idade rumou a Almada, onde depois de fazer seu ingresso na Armada Portuguesa, e para além de ter participado em jogos florais de quadras do concelho de Almada, publicou quatro obras, todas elas de poesia: Memórias Itinerantes, Paladar do Sonho, Barco de Memórias e Na Ondulação da Maré. 
Memórias do Futuro será pois, mais uma obra do Comandante Jaime Lopes.

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 26 de novembro
Horário: 15h30
Condições de Participação: Entrada livre

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Exposição de pintura "Relevos de cor" de Jorge Santos

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


A observação das telas do Jorge Santos leva-nos à total abstração do quotidiano, transportando-nos para um nível de sensibilidade extrema. Não são raras as vezes em que procuramos descobrir quais os sentimentos, as emoções que estarão por detrás do turbilhão de cores, dos contornos, dos relevos que, conjugados, se oferecem perante nós cheios de vida, sob a forma de arte para os sentidos. É o modo como utiliza a cor e como recorre à matéria e às texturas, que atribui às suas telas um carácter único que nos cativa e nos faz sentir diversas sensações, às quais é difícil ficarmos indiferentes. 
A diversidade nos seus trabalhos, as várias técnicas que utiliza e a pluralidade de materiais que incorpora são o reflexo da busca incessante por novos desafios. O facto de ser autodidata, dá-lhe outra liberdade, não consumando as suas obras com base na teoria outrora apreendida, mas nas experiências que a vida até hoje lhe proporcionou.

Nota do pintor

O meu gosto pela pintura surgiu de uma forma muito inesperada. Na realidade deve-se à minha filha que, no ano de 2004, resolveu lançar-me o desafio de pintar uma tela. Depois, seguiu-se mais uma, outra, e ainda outra…Esta forma de me expressar começou a ganhar importância, a vontade de inovar despertou em mim a curiosidade, curiosidade para pesquisar sobre a matéria e técnicas de pintura, curiosidade para inovar e atrevimento suficiente para incorporar materiais tão diversos como a areia ou as fibras naturais, privilegiando a pintura com espátula ou com as mãos nuas. Apesar de pintar desde 2004, nunca me dediquei à exposição dos meus trabalhos. As minhas primeiras exposições surgiram em 2012. Duas em espaços de restauração emblemáticos da cidade de Braga (2012), no Ministério de Defesa Nacional, no Restelo (2013 e 2014), no Museu da Imagem e Movimento- MIMO, em Leiria (2014), na Casa da Cultura dos Olivais (2015), na Universidade Sénior de Manique (2015), na Biblioteca Municipal de Sesimbra (2015), na Casa da Cultura de Caneças e outra no Hotel Estoril Eden, no Estoril (ainda patente).

Local: Biblioteca Municipal José Saramago
Inauguração: 19 de novembro às 16h00
Dia: 19 de novembro a 17 de dezembro
Horário: terça a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Condições de Participação: Entrada livre