quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL



Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. É assinalado em todo o mundo, com o objetivo de reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencializar para a sua importância e valor nas aprendizagens da comunidade escolar. A biblioteca escolar, vista como parte integrante do processo educativo, deve abranger um vasto leque de atividades e desempenhar um papel principal no cumprimento dos objetivos educacionais definidos na missão e currículo da escola.

O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece o dia 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015.

Anualmente, a International Association of School Librarianship (IASL) propõe um tema para celebrar, sendo o deste ano A biblioteca escolar é super! (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares). São também propostas atividades a desenvolver pelas Bibliotecas Escolares, das quais se destacam Toca a tweetar e Celebrando o MIBE.

Para além destes dois desafios, existem muitas sugestões de ações a desenvolver, tanto nas atividades do portal RBE, como na página do International School Library Month (ISLM) da IASL que continua a apelar à participação em dois projetos: o Bookmark Project e o Skype Project. As bibliotecas escolares de todo o mundo são convidadas a enviar os seus testemunhos para a rubrica What people are doing for ISLM 2015.

Para mais informações, consulte www.rbe.mec.pt.

Toca a tweetar

Os professores bibliotecários devem convidar os elementos da comunidade educativa a escreverem tweets sobre o valor da biblioteca escolar (BE) no Twitter da BE, usando a hashtag #MIBE15

Para poupar carateres, os adultos deverão apenas indicar no fim em que qualidade escrevem, usando uma das seguintes iniciais: 

• P – Professor(a)
• EE – Encarregado de Educação
• AT – Assistente técnico
• AO – Assistente operacional
• A – Autarquia
• O – Outro 

Os alunos deverão ser devidamente enquadrados pelo professor bibliotecário e indicar, no final do seu tweet, o ano e turma a que pertencem (por exemplo, 5C).

A RBE irá selecionando as frases mais interessantes para publicar ao longo do mês no destaque que manteremos no portal.

No final do mês distinguir-se-á a BE que conseguir mobilizar, entre a sua comunidade educativa, mais pessoas para tweetar e que participe com tweets mais criativos.

Celebrando o MIBE

As bibliotecas escolares são convidadas a enviar ao Gabinete (para o endereço mibe@bibliotecasescolares.pt) os programas que elaborarem para comemorar o MIBE. A partir do final do mês de outubro, deverão divulgar, nas atividades do portal RBE, o relato de como concretizaram esses programas, podendo incluir links para os blogues e redes sociais que reflitam as iniciativas levadas a efeito.

Da conjugação da análise dos programas e respetivos relatos, será encontrada uma biblioteca escolar a distinguir.

Os prémios atribuídos serão entregues às bibliotecas escolares pelo respetivo Coordenador Interconcelhio.

Sem comentários:

Enviar um comentário