terça-feira, 19 de maio de 2015

Autores da Nossa Terra com Artur Pais

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


Autores da Nossa Terra acolhe Artur Pais, na apresentação pública do livro «Gilgamesh – Na Demanda da Imortalidade», que decorre no dia 23 de maio, às 16 horas, na Galeria de Exposições Augusto Cabrita - Fórum Cultural do Seixal.

Sobre o autor

Artur Pais nasceu em Lisboa a 24 de janeiro de 1958. Licenciou-se em História pela Universidade Autónoma de Lisboa. Dedicou-se a fazer reproduções de artefactos museológicos. É professor do ensino básico; presentemente leciona ao terceiro ciclo e ao secundário.
Enquanto professor, foi escolhido no ano de 2012, para o Prémio de Liderança Jack Petchey. Reside no Seixal.

Sobre a obra

Gilgamesh, um herói, um rei que reinou em tempos a cidade de Uruk. Dotado de uma grande beleza e de uma força sobre-humana, pelo facto de ser um semideus, tornava-se invencível, implacável com os seus adversários e inimigos. Nunca tinha conhecido uma derrota ou submissão em qualquer luta. O que o levava a abusar do seu poder. 
O seu povo, perante tal tirania, rogava com muita fé aos deuses. Todos esperavam ser ouvidos, para que o rei todo-poderoso se tornasse mais humano.
Com tantas preces, os céus, pelo poder de Aruru, tiveram a seu cargo uma missão de alterar o rumo da História e a atitude de Gilgamesh. A deusa moldou então na Terra uma forma, que se transformou num poderoso ser, Enkidu, que aos poucos se tornou humano. Sete anos, sete meses e sete dias foi o tempo necessário para tal mudança enfrentar o rei Gilgamesh, tirando-lhe a arrogância, a injustiça e a tirania. 
Depois de uma luta titânica, tornaram-se amigos e tudo mudou neste reino da Suméria. Embarcaram em muitas e tamanhas aventuras, com outras forças existentes que incomodavam a humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário