terça-feira, 17 de novembro de 2009

Flor de Sal

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL



Conversas com a Escrita: Apresentação do livro Flor de Sal de Arlindo Mota dia 21 de Novembro de 2009 às 16:00 na Galeria Augusto Cabrita, Fórum do Seixal.

Flor de Sal, cujo prefácio é da autoria de José Barata Moura, é uma história construída em torno de factos reais ocorridos com uma pessoa comum, e que circunstancialmente foram ao encontro do autor. Arlindo Mota deixou-se tocar por eles e restitui-nos o conhecimento de acontecimentos que ensombraram a vida do protagonista real, sendo em torno deste que Arlindo Mota constrói a personagem principal do romance e todo o universo ficcional narrativo.

Do casamento infeliz de Maria Madalena e de como ela se acabara por livrar dele

«Maria Madalena tinha ainda bem presente a forma como tivera de enfrentar a sociedade da vila onde fora nascida e criada, tudo porque ousara libertar-se da clausura de um casamento infeliz, mesmo se o marido, alcoólico inveterado e mulherengo, lhe batia até deixar marcas, entre outras ofensas que preferia agora ignorar. Na inocência dos seus vinte anos, e se a princípio acolhera com resignação aquela escolha da família, uma revolta surda ia-se apoderando dela, até à gota de água de uma amante mantida pelo cônjuge, sem pudor ou recato. Desobedecendo à lei e aos costumes, resistiu tenazmente às fantasias libidinosas que Castro Franco, o marido, de quando em vez, sobre ela, qual presa agrilhoada, intentava prepretar. Valera-lhe a mãe, senhora bondosa e austera, que conhecendo o descalabro físico e moral em que a vida da filha se havia transformado, lhe fornecia discreto, mas vital apoio, naquela luta desigual pela dignidade. Ajudara-a até a afastar-se, a pretexo de maleita do espírito, para casa de uma tia, numa vila que distava mais de duzentos quilómetros por entre acessos ruíns. (...)»

Biografia

Arlindo Pato Mota nasceu em Troviscal (Oliveira do Bairro, Aveiro), mas foi em Lisboa que decorreu toda a sua infância e juventude, tendo estudado no Liceu Normal de Pedro Nunes. É licenciado em Filosofia e em Direito e Mestre em Ciência Política, área científica em que desenvolve doutoramento. Residente em Setúbal, exerce actualmente funções de consultoria e investigação universitária.

Cronista das publicações da Rede Sem Mais, onde foram editadas as crónicas que integram o presente livro, o autor tem uma longa história de colaboração na imprensa nacional e regional, no República Juvenil, Jornal de Artes e Letras, Notícias da Amadora, O Professor, antes do 25 de Abril, e já no regime democrático, no jornal Margem Sul (fundador e director), Diário de Lisboa, Repórter de Setúbal e nas revistas Património, Poder Local, Movimento Cultural, Binómio, entre outras.

Enquanto escritor, tem-se dedicado sobretudo à poesia, ao ensaio e à crónica. Flor de Sal é o primeiro romance do autor.

Bibliografia

2009 (Romance)
Flor de Sal, Publicações Folha d'Hera

2007 (Crónicas)
Alice no País do Faz-de-Conta, Publicações Folha d'Hera

2005 (Biografia)
Pescadores de Mar Muito - Testemunhos de Ângelo Sobral Farinha, Publicações Folha d'Hera, com João Martelo

2005 (Ensaio)
Governo Local, Participação e Cidadania, Nova Vega

2004 (Poesia)
A Seda das Palavras, Publicações Folha d'Hera

1999 (Ensaio)
Formas de Liberdade, Montepio Geral, fotos de Pedro Soares

1995 (Poesia)
Marca d'Água, Publicações Folha d'Hera

1986 (Poesia)
Incertos Dias, Publicações Folha d'Hera

Desdobrável Flor de Sal de Arlindo Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário