quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura

 A fase municipal da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura realizar-se-á na sexta-feira, 25 de fevereiro, na Biblioteca de Alcochete, sala Multiusos, entre as 14h30 e as 17h00, com o seguinte horário:

- 14h00 às 14h30 – Receção e acolhimento dos alunos a concurso;

- 14h30 – Realização da prova escrita;

- 15h00 às 15h30 – Lanche convívio;

- 15h30 às 16h30 – Realização da prova oral;

- 16h30 – Momento de animação da leitura (Serviço Educativo da Biblioteca de Alcochete);

- 17h00 – Anúncio dos resultados e entrega de lembranças aos participantes.

 

Participam, nesta fase, o Agrupamento de Escolas de Alcochete, com os alunos do 1.º ciclo Diana Semedo, Francisco Paracana e Lourenço Paulino e do 2.º ciclo, os alunos Marta Gancho, Marta Calhau e Giulia Leoni; e o Colégio Penas Real, com os alunos do 1.º ciclo Diogo Gonçalves, Enzo Alvim e Rafael Fadista; e os alunos do 2.º ciclo Laura Booth, Henrique Oliveira e Mariana Fradique.

 A prova será constituída por duas fases:

a) Prova escrita: questionário constituído por 10 perguntas, de escolha múltipla, com a duração de 30 minutos;

b) Prova oral: dividida em duas etapas, primeiro, a leitura expressiva de um breve excerto da obra à escolha dos alunos [1 minuto para o 1.º ciclo e 2 minutos para o 2.º ciclo] e, em segundo lugar, a resposta a uma/duas questões relacionadas com as perceções de cada aluno sobre a leitura da obra.

A prova será aberta à comunidade pelo que as famílias serão bem-vindas.

 

O júri da fase municipal do Concurso Nacional de leitura é composto pela Dr.ª Margarida Chaves, em representação do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, Paula Margato, em representação da Biblioteca de Alcochete e a Dr.ª Ana Maduro, editora do Grupo Leya.


 As obras a concurso, selecionadas pelo júri são:

 

1.º ciclo: A rainha do Norte, de Joana Estrela (Planeta Tangerina)

Sinopse
:
Ser estrangeiro num país longínquo não é fácil e ser feliz para sempre também não. Que o diga a rainha desta história. No seu caso, a tristeza já durava há tanto tempo que o rei começou a ficar seriamente preocupado. Habituado a comandar exércitos e a enfrentar inimigos com a sua espada, desta vez, porém, o rei não sabe contra quem lutar. Afinal que mal é este que tira todas as forças à rainha? E como o combater?

A partir da Lenda das Amendoeiras em Flor, Joana Estrela cria uma história para todas as idades que deixa entrar solidão, saudade e tristeza, e também a reaprendizagem que é preciso fazer para seguir em frente.

Menções e Prémios – Aconselhado pelo Plano Nacional de Leitura / Menção honrosa do Prémio Nacional de Ilustração 2018 / Vencedor do Selo Cátedra 10, 2018 (Brasil) e Altamente recomendável / Literatura em Língua Portuguesa, FNLIJ 2016 (Brasil), Recomendado — Guia de livros infantis e juvenis IBBY, México (2020).


---

2.º ciclo: "Noa", de Susana Cardoso Ferreira (texto) e Raquel Costa (ilustração), Oficina do Livro

Sinopse: Aconteceu de repente... Como acontece tantas vezes. O mundo nem soluçou. Quase ninguém se deu conta.

No dia em que o pai e a mãe morrem num naufrágio de pesca, Noa perde o chão e deixa de falar. Vai então morar com o avô Lineu, numa casa com jardim de onde se vê o mar que ela não quer ver.

Nesta nova vida a dois, feita de silêncio, a felicidade não parece ao alcance do avô e neta, mas tudo começa a mudar quando no seu caminho se cruzam: um corvo, que gosta de fazer companhia e de oferecer presentes, uma professora, reformada por culpa da surdez (e desalojada por culpa de uma tempestade) e uma miúda tagarela, determinada a fazer uma nova amiga.

Livro recomendado pelo destinado a leitura mediana.

Sem comentários:

Enviar um comentário