terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Comunidade de Leitores "Sábados de leitura"

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA

Nesta sessão vamos falar sobre a obra “Lugar d’Avós”, com a presença do autor Carlos Couto Amaral
Lugar d’Avós é um romance biográfico ficcionado, de Carlos Couto Amaral, trazido a público pelas Edições Colibri, onde são recuperados mundos perdidos (etnográficos), e estórias familiares insólitas. A trama aborda as férias terapêuticas, em 1972, de um rapaz junto dos avós numa quinta de Mangualde, na Beira Alta, o que lhe permitiu ultrapassar os maus-tratos paternos, tendo para isso encontrado nos antepassados o acolhimento e o conforto que lhe possibilitaram recobrar e crescer enquanto pessoa. 
Deste modo, esta obra efetua uma viagem ritual através do falatório das memórias. Também reconhece que a vida faz-se viajando, pois o Lugar d’Avós representa uma geografia dos afetos, onde o pequeno herói reorganizou a compreensão de si mesmo, permitindo-lhe prosseguir na existência assim desimpedida. 
Lugar d’Avós apresenta um toque mágico, hipnótico e ao mesmo tempo reflexivo num espaço onde o coração juvenil desabrochou. Podemos ser pessoas simples e frágeis, mas ganhamos auto estima quando vivemos com resiliência e coragem, ao enfrentar as dificuldades da vida, auxiliados pela compaixão daqueles com quem partilhamos os momentos difíceis.

Carlos Couto Amaral nasceu em Mangualde em 1960. Licenciado em Filosofia. Professor na Escola Daniel Sampaio (Sobreda de Caparica). Mestre na Estética de Nietzsche. Encenador e dramaturgo, escreveu “(G)Estação dos Afetos”; “Meu Fado quase uma estória pirosa de amor”, 2013 (Edição em parceria com José Teixeira e Xico Braga), levadas à cena pelo GITT. Publicou poesia: “A Sombra dos Momentos Felizes” (Edições Colibri).

Local: Biblioteca Municipal José Saramago
Dia: 12 de janeiro
Horário: 15h00
Público-alvo: Maiores de 18 anos
Condições de participação: Entrada livre
Informações: 212 508 210

Sem comentários:

Enviar um comentário