segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Exposição: Guernica - 75 anos

BIBLIOTECA  DE ALCOCHETE
 
Exposição
Tema: Guernica – 75 Anos

No dia “26 de Abril de 1937: sobre a pequena cidade basca de Guernica cai uma chuva de bombas, lançadas pela Legião Condor, constituída essencialmente por forças alemãs. A cidade fica arrasada, permanecendo de pé apenas um velho carvalho, que se tornaria um símbolo da resistência à guerra e à barbárie. Guernica foi o primeiro bombardeamento aéreo sobre civis da história e não tinha qualquer objetivo militar. Foi um teste, um simples e bárbaro teste, à máquina militar nazi e à reação da população perante tamanha e indiscriminada violência.”
A presente exposição parte deste acontecimento e, a partir da evocação de dois poemas dedicados a Guernica: Descrição da Guerra em Guernica por Pablo Picasso, de Carlos de Oliveira, dividido em 10 partes relativas a outros tantos segmentos do quadro, apresentados junto ao excerto correspondente do poema; e Guernica, de Eugénio de Andrade, que evoca o grande carvalho que sobreviveu aos bombardeamentos; constrói um percurso expositivo e de interação entre arte e literatura Haverá ainda uma animação explicativa da obra de Picasso e do acontecimento que inspirou aquele que é porventura o seu mais célebre quadro e uma mostra bibliográfica evocativa da vida e obra do pintor espanhol.
Guernica, a obra-prima de Pablo Picasso, é uma exposição da responsabilidade do grupo de trabalho das artes plásticas da Festa do Avante!, e foi apresentada no ano transato no decorrer da mesma, com o intuito de assinalar o seu 75.º aniversário dos bombardeamentos sobre a localidade tragicamente fixada nesta obra maior de Picasso. A sua história, os estudos preparatórios e a barbárie que ele retrata estarão em destaque na Biblioteca de Alcochete até novembro.


Dia(s) - A decorrer.
Hora(s) - 3.ª F. 15h00-21h00
4.ª F. a sáb.: 10h30-19h00
Local - Biblioteca de Alcochete – Sala Multiusos
Público-alvo - Escolar / Geral
Duração - Até a 02 de Novembro
Informações - 21 2349720

Sem comentários:

Enviar um comentário