quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro 2012





Desde 1996 que, por decisão da UNESCO, é celebrado a 23 de abril o Dia Mundial do Livro. As razões para a celebração da data prendem-se com o presumível desaparecimento, neste mesmo dia, de escritores notáveis como Miguel de Cervantes e William Shakespeare, bem como o nascimento de outros importantes escritores, tornando-o simbólico no mundo da Literatura.

Neste dia é igualmente celebrada a antiga tradição catalã, na qual os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro, prática que se foi espalhando a outros países até aos dias de hoje. Considerada efetivamente um precioso recurso na aquisição de conhecimento e da humanização dos indivíduos, a literatura é uma preocupação dos governos, que frequentemente promovem, através dos seus agentes, inúmeras iniciativas que pretendem por em prática os hábitos de leitura, bem como da escrita.

Como tal, estão a decorrer passatempos promovidos pela Direção Geral do Livro e das Bibliotecas que pretendem assinalar a data, bem como o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, decretado para 2012 pela União Europeia, os quais podem ser consultados aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário