quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Apresentação do livro "Ano Comum" de Joaquim Pessoa

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO BARREIRO





















O livro do Poeta Joaquim Pessoa – "Ano Comum" - será apresentado no próximo dia 7 de Outubro, pelas 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro. Na ocasião terá lugar um debate sobre a obra e carreira literária deste autor.

A iniciativa conta com as presenças do Poeta, do Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, José Jorge Letria, de Teresa Sá-Couto, de Carlos Mendes e de Cristina Paixão.

A sessão terá a intervenção musical do reconhecido cantor Carlos Mendes e a leitura de poemas será protagonizada pela Arteviva – Companhia de Teatro do Barreiro.

Barreiro, um espaço para viver e crescer

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO BARREIRO















Encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal, de Agosto a Outubro, uma exposição de pintura, com cerca de cento e trinta e cinco telas, elaborada pelos alunos do JI e EB1 nº 4 do Barreiro no decorrer do ano letivo transato, subordinada ao tema “Barreiro, um espaço para viver e crescer”.

Este projeto teve por objetivo um melhor conhecimento da cidade por parte dos alunos, a partilha de sensibilidades e a troca de experiências, proporcionando o enriquecimento de todos através dum saber partilhado.

Origem e Princípio

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL

















A Biblioteca Municipal do Seixal irá ter patente entre 30 de Setembro e 29 de Outubro de 2011 a exposição Origem e Princípio, com inauguração marcada para as 18h00 do dia 30.

Esta exposição pretende ser expressiva da temática anual da Biblioteca Municipal – Origens – e visa comemorar os 900 anos do nascimento do fundador de Portugal, Afonso Henriques, que de acordo com as fontes históricas, terá ocorrido entre 1106 e 1111.

Com esta iniciativa pretende-se, por um lado, reconhecer e homenagear o fundador de uma nação e, por outro, relevar a existência e o percurso histórico de Portugal, entidade social e política com uma narrativa histórica, cultural, material e simbólica.

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido em anos anteriores, relativo às competências de leitura, esta iniciativa pretende promover a literacia histórica. Assim, a ela associadas haverá, para além das visitas comentadas, diversas actividades educativas e pedagógicas, adequadas às várias faixas etárias e diferentes graus de ensino, de acordo com um programa que conta com sessões de Hora do Conto e a realização de ateliês.

A Biblioteca Municipal do Seixal está ao dispor para realizar visitas à exposição e outras actividades para as escolas e instituições do Concelho, durante o mês de Outubro, de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 12h00 e as 14h00 e as 17h00.

No caso de haver interesse em realizar uma visita, agradecemos que proceda à respectiva marcação (através dos contactos da Biblioteca Municipal: Luisa Martins, Sandra Bernardino ou Sofia Alpalhão – telefone: 210 976 100; fax: 210 976 101; e-mail: sic@cm-seixal.pt), para que possamos diligenciar o respectivo transporte.

Aproveitamos para informar que na Biblioteca Municipal estão disponíveis auxiliares pedagógicos relativos à exposição.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Hora do conto "História do Reino pintalgado" de António Torrado e Maria Alberta Menéres

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA

 

1 de Outubro às 16h00

"No tempo em que os leopardos não tinham pintas nem as hienas, nem as pessoas sardas e sinais, como pintinhas espalhadas pelo corpo, o mundo era muito mais liso." Se queres saber como é que este Reino ficou pintalgado, vem ouvir esta história do livro "Histórias em ponto de contar".

Local: Biblioteca Municipal José Saramago 
Duração: 90 m 
Público-alvo: crianças dos 5 aos 10 anos 
Marcação prévia: Sandra Martins

Oficina de escrita criativa "Uma volta de bicicleta"

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA



1 de Outubro às 16h00

Com a palavra bicicleta, e outras palavras que a imaginação irá procurar, vamos pedalar com a escrita, escrever e ilustrar.


"Se houvesse bicicletas voadoras

como as tranças de certas meninas

o céu seria feito

de nuvens de serpentinas"

António José Freire 


Local: Biblioteca Municipal de Almada 
Duração: 90 m
Público-alvo: crianças dos 5 aos 10 anos 
Marcação prévia: Sílvia Antunes

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Semana Europeia da Mobilidade - Destaque Bibliográfico e Hora do Conto



No âmbito das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade, a Divisão de Bibliotecas, promove um destaque bibliográfico relativo ao tema e apresenta a dinamização do conto "Andar à toa na estrada, não é uma boa", pela equipa de Animação em colaboração com a autora Paula Farinhas.

Dias 19 a 23 de Setembro.

Contactos: 212 336 632 ou 212 336 638

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Biblioteca de Palmela recebe António Costa Santos

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PALMELA



A Câmara Municipal promove uma conversa com o escritor e jornalista António Costa Santos, 24 de Setembro, na Biblioteca Municipal de Palmela a partir das 17 horas.

Na ocasião, os leitores terão oportunidade de contactar de perto com o autor e de adquirir as suas obras.

Nota Biobliográfica:

Nascido em 1957, em Lisboa, Costa santos foi autor de guiões para cinema e televisão e obras de ficção e ensaio. Da sua bibliografia constam títulos como:

- Diário de um gajo divorciado em tempos de crise;
- O novo livro das inutilidades;
- Proibido!;
- 10 razões para odiar e amar Portugal.

Apresentação do Livro "Zapping sobre as madrugadas idênticas" de Eugénia de Brito

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALMADA



24 de Setembro às 16h00, na Sala Pablo Neruda. Apesar da inspiração na vida de Mata Hari - a espiã holandesa, acusada de agente dupla e condenada pelos franceses, durante a Grande Guerra - o que, de facto, interessa neste romance não é o indivíduo em si, mas aquilo que o domina interiormente: as suas paixões, os seus impulsos, as suas inquietações e um misto de insurreição e subjugação à sua existência. Este é o terceiro livro da autora, obra vencedora do Prémio Literário Cidade de Almada 2010, natural de Arcos de Valdez, licenciada em Ensino de Português e Inglês e ligada à formação e educação de jovens e adultos.

Contactos: 21 272 49 20
www.m-almada.pt/bibliotecas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Prémio Literário Cidade de Almada 2011

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALMADA



No dia 22 de Setembro, pelas 21h30, no Auditório Fernando Lopes-Graça, no Fórum Municipal Romeu Correia em Almada, será anunciado o vencedor do Prémio Literário Cidade de Almada, edição 2011. A cerimónia terminará com o espectáculo de música instrumental dos Mano Quarteto. A entrada é livre.

Na edição deste ano, modalidade Poesia, avaliaram-se 219 originais.

Contactos: 21 272 49 20

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Uma Oficina de Cada Vez… No 3º Sábado do Mês

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

3º sábado

Ateliê de Expressão Plástica

Nesta oficina de expressão plástica vamos celebrar o regresso às aulas com muita originalidade, decorando lápis com feltro colorido e fofo!
Inscreve-te e prepara o regresso às aulas com muita imaginação e criatividade!

Público-alvo – a partir dos 6 anos
Dia: 17
Horário – 11h00
Duração – 60 minutos
Local – Biblioteca de Alcochete (Sala do Conto)
Nota – É necessário efectuar marcação para esta actividade.
Informações – 21 234 9720
Limite de participantes – 12

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Lançamento do livro «O Novo Capital» no Seixal

























O Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal vai receber a apresentação do livro «O Novo Capital», da autoria de Francisco Jaime Quesado. Uma iniciativa que tem lugar no dia 13 de Setembro, pelas 18h00, e contará com a presença do presidente do Conselho Directivo da AMRS, Alfredo Monteiro.

A apresentação do livro «O Novo Capital» caberá a Ângelo Ramalho, presidente da Alstom e ao jornalista do Expresso, Jorge Nascimento Rodrigues.
Francisco Jaime Quesado é economista, professor universitário e especialista em estratégia, inovação e conhecimento. O seu livro é um manifesto de posicionamento das novas tendências que marcam hoje a sociedade do conhecimento.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A Revolta dos Marinheiros de 1936

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL



No dia 17 de Setembro, sábado, pelas 16 horas, a Galeria de Exposições Augusto Cabrita, no Fórum Cultural do Seixal, recebe a apresentação do livro A Revolta dos Marinheiros de 1936, da autoria de Gisela Santos de Oliveira, que analisa as especificidades da revolta dos marinheiros portugueses naquela data.

Esta sessão da iniciativa Conversas Com a Escrita conta com o testemunho presencial do Comendador da Ordem da Liberdade José Barata, o último tarrafalista, e estará a cargo do historiador Pedro Ventura.

Gisela Santos de Oliveira, nasceu em Lisboa a 24 de Junho de 1982, fez o ensino secundário em Almada e concluiu a licenciatura em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Frequentou o Institut des Hautes Études des Communications Sociales em Bruxelas e estagiou na Direcção-Geral da Comunicação do Parlamento Europeu, também em Bruxelas. Actualmente reside na capital belga, onde exerce funções de imprensa e comunicação.

A apresentação tem a colaboração do Clube de Praças da Armada.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

AlcocheteQu@lifica

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
amrs_qualifica
Diploma de Competências Básicas em TIC

A Biblioteca de Alcochete, em parceria com a Associação de Municípios da Região de Setúbal, continuará a promover o projecto de validação de competências TIC, sendo entidade credenciada para atribuição da certificação e emissão do respectivo DIPLOMA, conferido pela UMIC – Agência para a Sociedade da Informação.

A certificação será formalizada mediante a realização de um exame de avaliação, com a duração de 60 minutos.

Público-alvo – geral.
Dias: Sábados – 10 e 24 (entre as 11h e as 13h e as 17h e as 18h)
5ª feiras – 01 08 15 e 22 (entre as 15h e as 17h)
Local – Biblioteca de Alcochete
Informações – 21 234 9720
Nota – É necessário efectuar inscrição prévia.

Iniciação à Informática

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

Iniciação à Informática

9.ª Acção de Formação TIC

Decorrerá na Biblioteca a 9.ª acção de formação em Técnicas de Informação e Comunicação, cujos principais objectivos são dotar os nossos formandos de competências básicas no domínio da utilização das TIC.

Público-alvo – maiores de 30 anos, mediante inscrição prévia.
Dias – 06,10,13,20,24 e 27
Horário – Terças-feiras (18h-20h) Sábados (15h – 17h)
Duração – 120 min.
Local – Biblioteca de Alcochete