sexta-feira, 17 de junho de 2011

Projecto solidário Dar de Volta reutiliza manuais escolares

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


O Dar de Volta é um projecto solidário que consiste na doação, recolha e organização de manuais escolares para posterior redistribuição pelas famílias e estudantes que deles precisem e os solicitem. Esta iniciativa de cooperação e partilha, promovida pelo município do Seixal, pretende facilitar o acesso a alguns meios do processo de ensino e aprendizagem, poupar recursos e rendimentos familiares e promover práticas que contribuam para a preservação do ambiente, afirmando perspectivas ecológicas ao evitar o desperdício.

Desde a data de implementação, no ano lectivo 2005-2006, que o Dar de Volta tem vindo a conhecer crescentes resultados de sucesso, representando um exemplo para outras câmaras municipais que, a convite da Associação de Municípios da Região de Setúbal, decidiram também elas dar início ao projecto nos seus municípios.

Na edição de 2011, os utentes podem entregar os manuais escolares (a partir do ano 2008) na Biblioteca Municipal do Seixal, nos Núcleos de Amora e de Corroios e nos Pontos de Acesso da Biblioteca existentes nas várias Lojas do Munícipe. Os manuais são organizados e inseridos numa base de dados, a qual poderá ser acedida para posterior requisição.

Dados estatísticos

Em 2010, o Dar de Volta recebeu 19 502 manuais escolares e entregou aos utentes 12 760, o que representou um acréscimo acima dos 300% em relação ao ano de 2009 (foram entregues 3 383 manuais). No ano passado, o projecto representou uma poupança às famílias na ordem dos 255.200,00 euros.

Nota

O Pólo de Amora encontra-se encerrado durante o mês de Julho, a Biblioteca Municipal do Seixal durante o mês de Agosto e o Pólo de Corroios em Setembro.

Informações

Biblioteca Municipal
Tel.: 210 976 100
E-mail: dardevolta@cm-seixal.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário