segunda-feira, 17 de maio de 2010

Estilos de Vida Saudáveis: Alimentação Saudável

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL

Dado o estilo de vida actual, com um ritmo acelerado, qualquer coisa que nos ofereça comodidade e conveniência, a baixo custo, tem o futuro garantido. Influenciadas pela publicidade, as famílias substituem os seus hábitos alimentares pelas chamadas comidas rápidas, «fast food», ricas em gorduras saturadas, apresentando elevadas concentrações de sal, açúcar e valores energéticos, bastante pobres em fibras e antioxidantes, o que é potencialmente provocador de colesterol e de outros riscos para a saúde. Os adolescentes com tendência para começarem a comer mais vezes fora de casa, experimentam a liberdade de serem eles a escolher, efectuando uma alimentação pobre em nutrientes.

Todos sabemos que o sedentarismo e uma alimentação desequilibrada são as principais causas para os elevados índices de obesidade que se registam em todo o mundo, sendo esta já classificada como a epidemia do século XXI.

O Espaço Jovem da Biblioteca Municipal do Seixal, com a colaboração de técnicos especializados, realiza sessões direccionadas para promover junto do público juvenil a exploração de atitudes e práticas ajustadas para uma educação, visando «alimentação saudável».

Pretendemos com estas actividades sensibilizar para a necessidade de criar Estilos de Vida Saudáveis procurando efectuar uma abordagem à temática da alimentação, nomeadamente, efectuar uma abordagem às consequências da alimentação de plástico, o «fast-food».

Esta iniciativa, para jovens dos 13 aos 18 anos, irá ocorrer no dia 21 de Maio pelas 15 horas, no Espaço Jovem da Biblioteca Municipal do Seixal.

Sem comentários:

Enviar um comentário