quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Concurso Nacional de Leitura

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SESIMBRA



O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB /Ministério da Cultura, da rede das Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Municipais, tendo como objectivo estimular a prática da leitura dos alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico. O concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino.

O Concurso Nacional de Leitura 2009/2010 é composto por uma fase preliminar de eliminatórias nas escolas, a que se seguem as finais distritais, a realizar nas bibliotecas municipais, e a final nacional, a decorrer em Lisboa, em colaboração com a RTP. A Biblioteca Municipal de Sesimbra acolhe as escolas do Distrito de Setúbal e realiza a 2ª fase, no próximo dia 19 de Abril, segunda-feira, pelas 13h00, no Cineteatro João Mota, em Sesimbra.

Estão inscritas 21 escolas do distrito e cerca de 80 alunos, mas somente 6 (3 alunos do 3º ciclo e 3 alunos do ensino secundário) passarão à fase nacional. O júri distrital é composto por Maria José Albuquerque (Presidente), Maria do Carmo Serrote (vogal) e Felícia Costa (vogal).

As provas são repartidas em duas categorias: alunos do 3º ciclo do ensino básico (7º, 8º e 9º anos de escolaridade) e ensino secundário (10º, 11º e 12º anos de escolaridade). Como princípio geral orientador do Concurso Nacional de Leitura está o prazer de ler, pretendendo-se estimular nos concorrentes o gosto pela leitura e o contacto com os livros. Assim, nesta prova serão avaliados os conhecimentos dos concorrentes sobre as seguintes obras seleccionadas:



• 3º ciclo do ensino básico - Diário Cruzado de João e Joana, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Editorial Caminho;




• 3º ciclo do ensino básico - O Sonhador, de Ian McEwan, Editora Gradiva;



• Ensino secundário – As Esquinas do Tempo, de Rosa Lobato de Faria, Porto Editora;



• Ensino secundário – A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón, Dom Quixote.


Para mais informações contactar Biblioteca Municipal de Sesimbra
21 22 88 588

Sem comentários:

Enviar um comentário