quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Macau, Património Mundial

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL



A Biblioteca Municipal do Seixal irá acolher entre 12 de Dezembro e 6 de Janeiro a exposição «Macau, Património Mundial», com trabalhos de fotografia que fazem referência aos 25 monumentos históricos de Macau inscritos na Lista da UNESCO, enquanto Património da Humanidade.

No ano em que se comemoram 30 anos do reatamento dos Laços Diplomáticos entre a República Popular da China e Portugal e 10 anos da criação da Região Administrativa Especial de Macau, esta mostra visa dar a conhecer esta zona, levando-nos a por um itinerário que começa no extremo sudoeste da península, no Templo de A-Ma, percorrendo uma grande parte da cidade, em direcção a nordeste, até chegar à Casa Garden e ao Cemitério Protestante. Os vinte e cinco monumentos deste itinerário incluem edifícios de cunho público, privado e eclesiástico, como por exemplo o Quartel dos Mouros, o Teatro Dom Pedro V, o edifício do Leal Senado, bem como igrejas e templos.

A exposição foi produzida e é cedida pelo Centro de Promoção e Informação Turística de Macau em Lisboa e inclui-se no âmbito "Dinamização do Espaço Intercultural 2009".

A abertura terá lugar no dia 12 de Dezembro, pelas 17h00, estando previsto um pequeno lanche com especialidades gastronómicas de Macau.

Sessão Livre de Poesia

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO DE PALMELA



Sessão livre de poesia na Biblioteca Municipal de Palmela.
Dia 12 de Dezembro às 21h00.

Convidam-se todos os poetas e amantes da poesia a vir aquecer este serão com poemas preferidos, vossos ou de outros poetas. Todas as estações do ano são Estações de Palavras – palavras de que é feita a linguagem, a poesia, a vida humana. Em cada estação convidamos os poetas, aprendizes de poetas, leitores e ouvintes de poesia para um serão na Biblioteca Municipal de Palmela. A quarta sessão de poesia tem como estação envolvente o Outono.

Venha partilhar a sua poesia.

Apresentação do Livro "O Último Bandeirante"

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO DE PALMELA



Apresentação do livro “O último bandeirante”, do jornalista e apresentador da TVI Pedro Pinto. Biblioteca Municipal de Palmela, dia 19 de Dezembro, 16h00. Com a presença do autor. Sessão de autógrafos.

Sinopse

”Quando Raposo Tavares atacou a Missão Jesuíta de Jesus Maria, o seu objectivo era conquistar a região do Tape em nome da Coroa portuguesa e destruir o sonho do Superior Diego de Trujillo, seu inimigo de longos anos. Estava longe de imaginar que começava ali uma corrida de vida e morte à maior bandeira de sempre em terras do Brasil. Com as mãos sujas de sangue, a roupa a cheirar a queimado e milhares de índios aprisionados, Raposo Tavares, o maior bandeirante de todos os tempos, regressou à vila de São Paulo. Podia, finalmente voltar a sua casa, ao fabrico das suas estranhas infusões, ao desenho dos seus mapas e aos braços apaixonados de Maria Teresa. Mas, a partida estava novamente marcada. Era altura de regressar ao mato, de definir as controversas fronteiras de Tordesilhas, que oponha Portugueses e Espanhóis, e procurar um sonho de extraordinárias riquezas que não era o seu: o Eldorado que todos ambicionavam encontrar. Três anos depois, quando regressou a São Paulo, Raposo Tavares era um homem quase irreconhecível, marcado pela maldição do Amazonas.”