quinta-feira, 19 de março de 2009

Comemorações do Dia Mundial da Água

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL



Exposição Sopro de Água
Homenagem a Fontes, Chafarizes e Correntes de Água

Pintura de Manuela Justino
Técnica Mista

21 de Março a 11 de Abril de 2009
Inauguração: 21 de Março às 16:30


Sopro de Água é um projecto originalmente concebido para homenagear fontes, chafarizes e correntes de água de Castelo Novo, terra de origem e pertença da pintora Manuela Justino que se deixou tocar por estas presenças naturais ou construídas e pela cultura material e simbólica que as envolve. A imagética da pintora projecta-se nestes espaços e é agora seduzida pela Baia do Seixal que se oferece à captura e construção de olhares.

As obras do ciclo Sopro de Água encontram no Seixal, por ocasião do Dia Mundial da Água, também um tempo e lugar de vocação e destino para aportarem num enquadramento feliz: a Baia do Seixal e o seu incessante e cambiante movimento de água, luz, vida e cores e a Biblioteca Municipal, um local pleno de livros e saberes, onde é possível matar a sede de palavras e de olhares nas telas de Manuela Justino, que podem ser visitadas tendo por fundo a dimensão e presença da Baia onde um pequeno rio desagua e a imensidão do Tejo preenche.

A água, tal como as palavras, tem a plasticidade e a capacidade de fluir, de rasgar e abrir caminhos, nunca deixando nada como antes. Diz-se mesmo que, depois da palavra dita, nada permanece igual. Assim é, quer com a água dos rios que contorna as dificuldades e chega ao seu destino, quer com a pintura de Manuela Justino. Telas de uma textura, materialidade e cromatismo que captam também esta força impressiva e persistente da água nativa e essencial que a Câmara Municipal do Seixal tem agora o maior prazer em acolher e oferecer ao olhar dos visitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário