sexta-feira, 25 de julho de 2008

HANS CHRISTIAN ANDERSEN


Exposição, concurso artístico e conferência

EXPOSIÇÃO
2 Setembro a 18 Outubro na Biblioteca Municipal do Seixal

TUDO DANÇA
Concurso Artístico
Entrega dos trabalhos: 16 Setembro a 10 Outubro
Entrega do prémio: 18 Outubro

CONFERÊNCIA
18 Outubro

A exposição sobre o escritor Hans Christian Andersen, surge, em Portugal, de uma proposta generosa e desinteressada de Niels Fischer, natural da Dinamarca, radicado em Portugal há vários anos, designer de profissão, com enorme prestígio pessoal e profissional.
O seu único objectivo é a divulgação da obra do Hans Christian Andersen e o reconhecimento da sua enorme riqueza, através de quadros e peças de cerâmica de artistas plásticos portugueses, peças de joalharia e medalhística, assim como livros ilustrados e recortes de papel que compõem a obra deste ilustre artista.

Para além das obras em exposição, decorrerão outras actividades a ela associadas, nomeadamente: sessões de Hora do Conto, realização de ateliês, realização do evento TUDO DANÇA, Concurso Artístico, que tem por destinatários participantes de todas as idades e como membros do Júri, o Sr. Niels Fisher, Joaquim Letria e Vera Silva, apresentação de uma conferência sobre o escritor e a entrega dos prémios do concurso artístico.

A iniciativa TUDO DANÇA consiste em recriações artísticas segundo o poema de Hans:

Toca, alegremente, o Violino,
Tudo dança! Dou a minha Palavra!
Olha, a Terra gira à volta do Sol,
E a Lua à volta da nossa Terra;
Dançamos todos, uns com os outros,
Até o Coração anseia avançar.
E, se o Vinho sobre à Cabeça,
Temos a Sala, também, a dançar.

O Sr. Niels Fischer, promotor e patrocinador deste evento, encontra-se disponível para acompanhar as visitas à exposição, para abordar a obra de Andersen, e para se deslocar às escolas para a realização de acções de sensibilização.

Hans Christian Andersen (1805-1875), escritor dinamarquês, foi autor de uma grande obra literária, que se traduz em centena e meia de contos para crianças e adultos, sendo considerada por metade população da terra como parte da sua cultura.

Foi poeta-artista, romancista, dramaturgo, pensador existencialista, jornalista, crítico, tradutor, narrador de viagens…Um rapaz que queria ser cantor, actor, bailarino.

Hans Christian Andersen viveu uma relação com Portugal, revelada no seu livro Uma Viagem a Portugal em 1866.

A Exposição Hans Christian Andersen foi apresentada em 18 cidades e localidades, entre 2005 e 2008, e em Portugal recebeu mais de 80.000 visitantes e participantes na iniciativa Tudo Dança, evento que recebeu o alto patrocínio da Embaixada Real da Dinamarca, Comissão Nacional da Unesco, Comité Português para a UNICEF, Biblioteca Nacional e Museu das Crianças.
Neste sentido, a Biblioteca Municipal do Seixal tem o maior prazer em organizar e receber visitas à exposição e outras actividades associadas, entre 2 de Setembro e 18 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário