sábado, 29 de abril de 2017

Aprender Mais Numa Tarde

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


Oficina de informática destinada a utilizadores avançados, maiores de 16 anos, ministrada pela associação Rato - ADCC, com o seguinte programa, distribuído por quatro sábados:

6 maio - Internet avançada: definições gerais do navegador, marcadores, definição de página inicial, navegação privada, privacidade e segurança na WWW.

13 maio - Correio Eletrónico avançado: campo CC e BCC, marcadores, filtros, pesquisa de mensagens, definições da caixa de correio e definições de segurança.

20 maio - Rede Social (Facebook): Definição de rede social, criação de conta, definições gerais da conta e funcionamento da rede social.

27 maio - Rede Social (Facebook): Grupos, páginas, sistema de chat, definições de segurança e privacidade.

É necessário efetuar inscrição prévia até 5 de maio, presencialmente no balcão de Serviço de Informação à Comunidade da Biblioteca Municipal, por telefone ou por email.

Não dispensa a consulta das normas de participação no regulamento disponível em www.seixal.pt.

Telefone: 210 976 100
Email: sic@cm-seixal.pt

quarta-feira, 26 de abril de 2017

O Livro em Festa

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL

O Jardim do Fogueteiro, em Amora, volta a receber mais uma edição de O Livro em Festa, de 22 de abril a 7 de maio, com várias sugestões de atividades culturais e educativas, entre elas encontros com escritores, ateliês, iniciativas de animação de leitura e escrita criativa.

A abertura oficial está marcada para sábado, dia 22 de abril, às 15 horas, ao som do grupo de percussão Tocá Rufar.

Programa

22 de abril, sábado

15 horas
Abertura com a atuação do grupo Tocá Rufar

26 de abril, quarta-feira

15 horas
Ateliê Fazedores de Histórias

27 de abril, quinta-feira

11 horas
Encontro com Ilustradores: «O Diário de Um Migrante», com a ilustradora Ana Sofia Gonçalves

15 horas
Histórias na Feira – Hora do Conto

28 de abril, sexta-feira

15 horas
Ateliê Marcadores de Livros

29 de abril, sábado

15.30 horas
Unisseixal – Atuação coletiva do Grupo de Cavaquinhos e Grupo de Poesia

2 de maio, terça-feira

11 horas
Histórias na Feira – Hora do Conto

15 horas
Ateliê Fazedores de Histórias

3 de maio, quarta-feira

11 horas
Ateliê Marcadores de Livros

15 horas
Ateliê Marcadores de Livros

4 de maio, quinta-feira

11 horas
Encontros com Escritores: «Os Pais Não Sabem, Mas Eu Explico», com Maria João Lopes

15 horas
Histórias na Feira – Hora do Conto

5 de maio, quinta-feira

11 horas
Encontros com Escritores: «Monterrosso», com João Ferreira Oliveira

15 horas
Ateliê Fazedores de Histórias

21.30 horas
Encontros com Escritores: «No Limite da Dor», com Ana Aranha e Carlos Aldemar

6 de maio

16.45 horas
Atuação do grupo Alma Menor, de Tiago Morais e Tiago Marques

17 horas
Revista «Poder Local»
Sessão em torno do desporto e do Poder Local Democrático

terça-feira, 18 de abril de 2017

Formação de formadores, por Marina Nabais e Joana Pupo

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Oficina dirigida a pais, professores, bibliotecários, agentes culturais e a todos os interessados em promover, junto dos mais jovens, o gosto pela leitura e a descoberta de novas experiências através do contacto direto com o livro.

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 28 de abril
Horário: 17h00 às 20h00
Lotação máxima: 20 participantes
Condições de participação: inscrição gratuita sujeita a marcação prévia
Tel.: 212 724 923 / biblactividades@cma.m-almada.pt

Comemoração do Dia Mundial do Livro - Venha Festejar o Livro em Liberdade com a Apresentação do livro “Os rapazes dos tanques” de Alfredo Cunha e Adelino Gomes, moderado por João Morales com a presença do autor Adelino Gomes, do Coronel Carlos Maia de Loureiro e do ex Furriel Custódio Lutas

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Os Rapazes dos Tanques oferece-nos imagens e testemunhos exclusivos dos homens que estiveram frente a frente no Terreiro do Paço e no Carmo, no dia 25 de Abril de 1974. As fotografias de Alfredo Cunha e as entrevistas conduzidas por Adelino Gomes levam-nos a (re)viver aquelas horas e a percebermos as dúvidas, os receios, a ansiedade, a tensão, a esperança, as alegrias vividas por cidadãos que, depois desse dia, regressaram, na maior parte dos casos, ao anonimato. E a conhecer, também, o olhar que esses homens têm sobre o país quarenta anos depois.
Este livro dá voz, pela primeira vez, a furriéis e cabos que não obedeceram às ordens de fogo do brigadeiro comandante das forças fiéis ao regime - um ato de justiça aos que estando, numa primeira fase, na defesa do regime arriscaram a vida e souberam estar à altura do desafio.
Os Rapazes dos Tanques é uma homenagem aos homens da Cavalaria que acabaram com 48 anos de ditadura, em especial, ao capitão Salgueiro Maia.

Adelino Gomes (n. 1944) exerceu a atividade quotidiana de jornalista durante 42 anos, na rádio, na televisão e na imprensa escrita e foi provedor do ouvinte da RDP (2008-2010). É coautor, com Paulo Coelho e Pedro Laranjeira, do duplo álbum O dia 25 de Abril, relato dos acontecimentos militares no Terreiro do Paço e no Largo do Carmo (sucessivamente reeditado). É docente na pós-graduação em Jornalismo do ISCTE-IUL/Media Capital (Estudos Críticos e Deontologia dos Media) e investigador associado do CIES-IUL.

Alfredo Cunha (n. 1953. Começou sua carreira profissional em fotografia publicitária em 1970 e como fotojornalista no Notícias da Amadora em 1971. Trabalhou no jornal O Século e n'O Século Ilustrado (1972), na Agência Noticiosa Portuguesa ANOP (1977) e nas agências de notícias Notícias de Portugal (1982) e Lusa (1987). Foi fotógrafo e editor-chefe no Público entre 1989 e 1997, quando decidiu juntar-se ao grupo Edipresse como fotógrafo-chefe. Em 2000, começou a trabalhar na revista Focus. Em 2002, colaborou com Ana Sousa Dias no programa “Por Outro Lado”, da RTP2. Foi o fotógrafo e editor-chefe do Jornal de Notícias entre 2003 e 2009 e diretor fotográfico da Global Imagens entre 2010 a 2012. Atualmente trabalha como freelancer e está desenvolvendo vários projetos editoriais.
Fotografou o 25 de Abril de 1974 em Portugal. Pouco depois, viajou por Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, S. Tomé, Timor-Leste e Cabo Verde, fotografando a descolonização Portuguesa.
Publicou alguns dos livros de fotografia, entre os quais Raízes da Nossa Força (1972), Vidas Alheias (1975), Disparos (1976), Naquele Tempo (1995), O Melhor Café (1996) Porto de Mar (1998), 77 Fotografias e um Retrato (1999), Cidade das Pontes (2001), Cuidado com as crianças (2003), Cortina dos Dias (2012), O Grande Incêndio do Chiado (2013) e Os Rapazes dos Tanques (2014).

João Morales (n. Lisboa; 1970) começou no jornalismo em 1993, no Diário de Notícias. Publicou na revista Correio de Domingo e pertenceu ao diário A Capital, entre 1996 e 1999. Integrou a Gazeta de Lisboa (semanário publicado em 2000) o Meios & Publicidade e foi editor da revista Media XXI. Entre 2004 e Março de 2012 dirigiu a revista Os Meus Livros. É colaborador da Time Out. Durante alguns anos, fez a cobertura de concertos de Jazz (Jazz em Agosto; Jazz Im Goethe Garten; Culturgest) para o Diário Digital. Tem artigos em outras publicações, como a revista Colóquio Letras, Dirigir (do IEFP), Revista do Montepio, The Pfizer Journal, Jornal Inside ou Memória Alentejana. Tem organizado inúmeros debates em torno de livros, autores e leituras, como o Ciclo Com Todas as Letras (na SPA), sessões na Feira do Livro de Lisboa, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo ou o aniversário da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill (Constância). Coordena e apresenta o ciclo mensal Recordar os Esquecidos (na Livraria Almedina do Atrium Saldanha, desde Janeiro de 2015). É programador do festival Livros a Oeste (desde 2012), na Biblioteca Municipal da Lourinhã; dos ciclos anuais Confesso que Li (desde 2015), com a Câmara Municipal de Almada e Viver (com) a Escrita (desde 2014) com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e do Torres de Leitura (2013; Escola Secundária Henriques Nogueira). Concebeu e levou a cabo diversas formações e conferências (com apoio audiovisual), na área da Música e das suas relações com outras formas de expressão, como a Literatura ou o Cinema. Criou e desenvolveu o projecto Literatura – Língua Comum, para o Programa Escolhas (integrado no Alto Comissariado para as Migrações). Integra o Júri do Prémio nacional de Conto Manuel da Fonseca, da Câmara Municipal de Santiago do Cacém (desde 2012).

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 22 de abril
Horário: 15h30
Condições de participação: entrada livre



Apresentação do livro "Cartas a André", de Xico Braga - Apresentação pelo escritor e crítico literário Domingos Lobo

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Romance epistolar, construído com as cartas escritas para André, um amigo de muitos anos e muitas lutas. Ao lê-las, vamos vencendo as desilusões do autor com um mundo que mudou e com as circunstâncias da vida.
Excerto
«Como deves ter calculado, esta carta já a estou a escrever no escritório, rodeado dos meus livros, em frente à secretária dela, à espera dela. A imaginá-la. Até amanhã, em que a realidade desmentirá todos estes criadores de sonhos, de aventuras, de realidades inventadas com a arte poderosa dos que pensam o mundo. Amanhã, a realidade será bem melhor do que toda a força que o imaginar tem. Amanhã, a realidade encherá de mel todos os meus sonhos e dar-me-á o alento de que necessito para a vida que me espera. Amanhã, farei as pazes com uma parte fundamental do meu passado, com uma parte, uma outra parte, daquilo que sou. E, porque aprendo, espero ser capaz de mudar e não cometer os mesmos erros.»

Breve recital
Poesia por Domingos Lobo e Manuel Diogo
Guitarra Clássica com Nelson Vieira

Francisco Braga - O autor reside há vários anos em Miratejo, é frequentador do Teatro Municipal e das atividades culturais que o Município desenvolve. Foi professor de Filosofia em escolas dos municípios de Almada e Seixal.

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 21 de abril
Horário: 18h30
Condicões de participação: Entrada Livre

terça-feira, 11 de abril de 2017

Na Voz dos Jovens

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Animação de rua

Para assinalar os dias Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e o 25 de Abril, realiza-se uma vez mais a iniciativa Na voz dos jovens. Esta conta com a participação dos alunos dos estabelecimentos de ensino da freguesia de Alcochete, desde o 1.º ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário. Assim, os estudantes percorrerão as principais ruas e artérias da vila de Alcochete declamando poesia em voz alta. Os grupos de jovens acompanhados pelos seus professores e por técnicos da CMA afluirão ao Largo Almirante Gago Coutinho onde, subindo ao coreto, farão a apresentação dos seus textos à população, constituindo este momento a apoteose da atividade.

Dia - 24
Local - Vila de Alcochete (Largo Almirante Gago Coutinho)
Horas - 10:30
Duração - Ca de 90 min.
Contatos - Biblioteca de Alcochete – 21 2349720 | biblioteca@cm-alcochete.pt
Observações - Esta iniciativa faz parte do Plano Anual de Atividades de Cooperação da Rede de Bibliotecas de Alcochete, para o ano letivo de 2016/17.
 

Xadrez na Biblioteca de Alcochete

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Aulas de xadrez

Aulas de xadrez na Biblioteca de Alcochete sob a orientação do professor Vítor Mira, dirigidas a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 06 e os 15 anos.

Dia(s) - 8, 15, 22, 29
Horário - 10:30
Local - Biblioteca de Alcochete – Sala infanto-juvenil
Duração - Ca. de 90 minutos
Contatos - Informações e inscrições: Biblioteca de Alcochete - 21 2349720 | biblioteca@cm-alcochete.pt