terça-feira, 29 de março de 2011

1º Sábado de Cada Mês... Era Uma Vez

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

1º Sabado do mês... Era uma vez

Hora do Conto para Pais e Filhos
Tema: Histórias de Lobos, Lobinhos e Lobões

Recuperando a memória dos textos tradicionais que têm preenchido o imaginário dos leitores ao longo de várias gerações, recuperaremos várias versões de histórias clássicas cujo protagonista é o lobo. O universo da acção ocupa o espaço da floresta e com este lobo cruzam-se personagens como os sete cabritinhos, os três porquinhos ou a menina do Capuchinho Vermelho.

Público-alvo: Pais e Filhos (crianças entre os 3 e os 10 anos)
Dia: 2 (Sábado)
Horário: 11h00
Duração: c.60 minutos
Local: Biblioteca de Alcochete (Sala do Conto)
Nota: É necessário efectuar marcação para esta actividade. O n.º máximo de participantes é 50 crianças, acompanhadas por um adulto.
Informações – 21 234 9720

quinta-feira, 24 de março de 2011

2º Encontro de Mãos Dadas Com o Sonho e a Leitura

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PALMELA


Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro de "Mãos Dadas com o Sonho e a Leitura", a decorrer no dia 6 de Abril, no Auditório Municipal de Pinhal Novo, numa organização da Câmara Municipal de Palmela. A iniciativa, que surge no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil (2 de Abril) e do Dia mundial do Livro (23 de Abril), tem por objectivo a promoção da leitura e a valorização da literatura infantil através da partilha de saberes e experiências. Este 2º Encontro contará com as participações do Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, da escritora Rita Vilela, da ilustradora Ana Sofia Caetano, da jornalista (Visão Júnior) Cláudia Lobo, do professor bibliotecário/coordenador interconcelhio Carlos Pinheiro e do bibliotecário Filipe Leal. Os interessados em participar na iniciativa, destinada a professores, animadores, educadores, encarregados de educação, alunos dos cursos de Animação e Educação e a todas as pessoas interessadas nesta matéria, deverão fazer a inscrição (gratuita) na Biblioteca Municipal do Pinhal Novo através do telefone 212 336 638 (Ilda Soares e/ou João Matos) ou do e-mail db@cm-palmela.pt.


Consulte o programa.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Feira do Livro Infanto-Juvenil

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

Feira do livro

Feira do Livro Infanto-Juvenil
Comemoração dos Dias Internacional do Livro Infantil e Mundial do Livro

Assinalamos duas datas emblemáticas para os amantes da leitura, o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com uma Feira do Livro especial para crianças e jovens. Nesta Feira poderá encontrar as principais novidades editoriais, obras recomendadas pelo PNL e títulos a preços atractivos.

Público-alvo – Público em geral
Dias: de 29 de Março a 30 de Abril
Horário – funcionamento da Biblioteca
Local – Biblioteca de Alcochete
Informações 21 234 9720

A Biblioteca Vai às Escolas

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

Biblioteca vai às escolas

A Biblioteca Vai às Escolas
SEMANA DA LEITURA

Para assinalar a Semana da Leitura, iniciativa da responsabilidade do Plano Nacional de Leitua, a Biblioteca desloca-se, como tem vindo a ser hábito, a todas as escolas do concelho levando um conjunto de livros que se debruçam sobre a importância da leitura, destacando o prazer de ler e elogiando tudo o que os livros encerram de positivo.

Público-alvo – Alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Dias – 21 22 24 25 28
Horário – A definir com os estabelecimentos de ensino
Duração – 45 minutos
Local – Escolas do 1.º ciclo do ensino básico
Informações – 21 234 9720

Maratona Poética

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

Maratona Poética

Maratona Poética
DIA MUNDIAL DA POESIA

Para assinalar este dia, a Biblioteca propõe a reedição da Maratona Poética aberta à participação da comunidade em geral. Trata-se de uma oportunidade de convívio para todos os que apreciam este género literário e de encontro e partilha de leituras. Todas as poesias serão bem-vindas: poesias dos próprios, poesias de autores alcochetanos e de outros autores portugueses e estrangeiros! O desafio deste ano é que a temática das poesias seleccionadas seja: A Primavera.

Público-alvo – Geral
Dia: 19
Horário – 16h30
Duração – 90 minutos
Local – Biblioteca de Alcochete
Nota – É necessário efectuar marcação para esta actividade.
Informações – 21 234 9720

Uma Oficina de Cada Vez… No 3º Sábado do Mês

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

Ateliê - actividade de expressã plástica

Ateliê de expressão plástica

Para assinalar o Dia do Pai esta oficina propõe, entre leituras, a concepção de uma prenda original e bastante personalizada para um Pai especial!

Público-alvo – a partir dos 6 anos
Dia: 19
Horário – 11h00
Duração – 60 minutos
Local – Biblioteca de Alcochete (Sala do Conto)
Nota – É necessário efectuar marcação para esta actividade.
Informações – 21 234 9720
Limite de participantes – 12

quinta-feira, 10 de março de 2011

Apresentação do Livro de Poesia "Insubmissão dos Sentidos"

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PALMELA



Alexandrina Pereira - Nasceu em Setúbal a 15 de Agosto de 1947. Iniciou o seu oercurso literário como letrista de canções infantis durante o qual obteve prémios de melhor letra e vencedora absoluta em festivais e nacionais e internacionais.
Obteve vários prémios de poesia a nível nacional tendo participado em váriaas colectâneas poéticas nacionais e internacionais.
Tem seis livros publicados: três de poesia, um de prosa e dois infantis de cariz didáctico.

Insubmissão dos Sentidos - Nesta corajosa, mas delicada "Insubmissão dos Sentidos" a poetisa Alexandrina Pereira escuta as profundas verdades da sua alma e, na sedutora aventura das palavras, abre "asas ao sonho".

In: www.temas-originais.pt/autores/alexandrina_pereira.htm

sexta-feira, 4 de março de 2011

Apresentação do Livro: "A Filha de Ninguém"

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

A Filha de Ninguém


Apresentação do livro A Filha de Ninguém, de Manuela Bulcão
(No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher)

A Filha de Ninguém é o primeiro romance da autora, oriunda da cidade da Horta, ilha do Faial, Açores, actualmente a residir no Porto. A obra "reflecte a mensagem de uma vida de punhos arregaçados e de sentimentos feridos”, afirma Manuela Bulcão.
Esta narração de factos e vidas reais, ocorreu na ilha do Pico, no seio de uma família humilde com sete filhos - uma família normal, da classe média-baixa, que vivia e sobrevivia da lavoura e das vinhas. Expressa bem a dureza de uma vida, sendo em simultâneo, uma obra de homenagem a todas as mulheres sofredores e lutadoras.

Público-alvo – Geral
Dia: 12
Horário – 16h30
Duração – 90 minutos
Local: Biblioteca de Alcochete
Informações – 21 234 9720

1º Sábado de Cada Mês... Era Uma Vez

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

1 sábado de cada mes


Hora do Conto para Pais e Filhos
Tema:
Contos com Fadas bem Engraçadas

Sinopse – Esta será uma sessão dedicada aos contos cujas protagonistas são fadas. Estas entidades fantásticas apresentam-se como mulheres de grande beleza, dotadas de poderes sobrenaturais, capazes de interferir na vida dos mortais, utilizando magias, metamorfoses ou encantamentos. Contudo, traremos, também, outras fadas, algo atarantadas, mas, certamente, bem engraçadas!

Público-alvo:
Pais e Filhos (crianças entre os 3 e os 10 anos)
Dia: 5 (Sábado)
Horário: 11h00 16h00
Duração: c.60 minutos
Local: Biblioteca de Alcochete (Sala do Conto)
Nota: É necessário efectuar marcação para esta actividade. O n.º máximo de participantes é 30 crianças, acompanhadas por um adulto.
Informações – 21 234 9720

terça-feira, 1 de março de 2011

Centenário do Nascimento de Alves Redol

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL



Alves Redol foi jornalista, escreveu romances, contos e até livros para crianças. Em todas as suas obras demonstrou a sua preocupação com os mais pobres e desfavorecidos e com as injustiças do mundo em que viveu.

Dos livros que escreveu para crianças, os mais conhecidos são «A Vida Mágica da Sementinha» e «Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos». Mas escreveu outros: «Uma Flor Chamada Maria», «A Flor Vai Ver o Mar», «A Flor Vai Pescar Num Bote», «Maria Flor Abre o Livro das Surpresas».

Alves Redol é um dos expoentes máximos do movimento neo-realista, cuja literatura não se caracteriza pela escrita de histórias ficcionadas, mas essencialmente pela abordagem da realidade social e de experiências vividas.

A exposição «Centenário do nascimento de Alves Redol», cedida pelo Museu do Neo-Realismo, irá estar patente de 4 a 26 de Março, para o público geral da biblioteca.