quarta-feira, 30 de junho de 2010

Apresentação do livro de Mário de Carvalho "A Arte de Morrer Longe"

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PALMELA



Convidamo-lo para dia 10 de Junho, pelas 18h00, assistir na Biblioteca Municipal de Palmela à apresentação do último livro do autor Mário de Carvalho - "A Arte de Morrer Longe", com a presença do autor. O livro estará à venda no local com preço especial para a sessão.

A Arte de Morrer Longe

Sinopse

Situemo-nos num quadro familiar, comum aos nossos dias, de um jovem casal citadino, a viver lá para os lados do Lumiar, frequentadores da Avenida de Roma: «Chamavam-se Arnaldo e Bárbara, andavam pelos trinta anos, eram empregados de escritório, e cada qual estaria, segundo informação mais aludida que confessada, "interessado" n’outrem.» A decisão sobre que destino dar a uma tartaruga doméstica acompanha o quotidiano deste casal desavindo, funcionando como o último elo de ligação à espera de uma solução jeitosa. A solução tarda, e entretanto o casal vai vivendo com partilhas comuns mais ou menos agrestes. Situemo-nos num quadro familiar, comum aos nossos dias, de um jovem casal citadino, a viver lá para os lados do Lumiar, frequentadores da Avenida de Roma: «Chamavam-se Arnaldo e Bárbara, andavam pelos trinta anos, eram empregados de escritório, e cada qual estaria, segundo informação mais aludida que confessada, "interessado" n’outrem.» A decisão sobre que destino dar a uma tartaruga doméstica acompanha o quotidiano deste casal desavindo, funcionando como o último elo de ligação à espera de uma solução jeitosa. A solução tarda, e entretanto o casal vai vivendo com partilhas comuns mais ou menos agrestes.

O Autor

Mário de Carvalho nasceu em Lisboa, em 1944. Licenciou-se em Direito, em 1969. O serviço militar foi interrompido por prisão em Caxias e, posteriormente, em Peniche, por actividade política contra a ditadura, ainda nos tempos de estudante. Mais tarde exilou-se em França e na Suécia. Regressa após o 25 de Abril de 1974.

Dominando soberbamente a língua, o estilo de Mário de Carvalho não se reconhece em nenhuma escola, e o seu registo é ao mesmo tempo de uma grande modernidade. A crítica aponta-o unanimemente como um dos mestres do romance português contemporâneo.
Vários dos seus livros foram traduzidos no estrangeiro: A Paixão do Conde de Fróis, Os Alferes, Era Bom que Trocássemos umas Ideias sobre o Assunto, Um Deus Passeando Pela Brisa da Tarde.

Vencedor, em 2004, do Grande Prémio de Literatura ITF/DST.

In: Portal da Literatura
Org.: Câmara Municipal de Palmela

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Actividades de Verão

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO DE PALMELA


Em Julho e Agosto, a Rede Municipal de Bibliotecas de Palmela apresenta um programa de actividades de tempos livres. Durante as férias de Verão a equipa de Animação Infantil organizou um conjunto de actividades que incluem:

· Hora do conto
· Oficina aberta de expressão plástica
· Oficina de expressão dramática
· Atelier "Quando crescer quero ser..."

Faixa etária: a partir dos 4 anos.

Danças Sevilhanas

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO PINHAL NOVO



Dia 26 de Junho, pelas 15h00, no átrio da Biblioteca Municipal de Pinhal Novo. Divulgação das danças sevilhanas e apresentação do Grupo.

Org. Câmara Municipal de Palmela

Projecto Dar de Volta

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO DE PALMELA



Pelo segundo ano, a Divisão de Bibliotecas em parceria com o Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela, implementa o Projecto Dar de Volta.
O objectivo deste projecto reside na promoção de valores de solidariedade, cooperação e partilha, incentivando a reutilização de manuais escolares.

Caso tenha manuais escolares, em boas condições, do 5º ao 12º Ano, que já não necessite e estejam em vigor nas escolas do concelho, poderá deixá-los em qualquer uma das Bibliotecas da Divisão, até dia 15 de Setembro, que serão disponibilizados a quem deles necessite.
Caso pretenda obter algum manual poderá a partir do início de Setembro dirigir-se a qualquer uma das Bibliotecas da Divisão para verificar se existem disponíveis.

Partilhe para usufruir.

Estação das Palavras - Poesia no Verão

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PALMELA



Dia 26 de Junho, pelas 21h00, Biblioteca Municipal de Palmela.
Entrada livre - aberto a toda a população.

Começa o Verão... antes de partir para férias, venha à biblioteca dizer os poemas de que gosta.

Todas as estações do ano são Estações de Palavras – palavras de que é feita a linguagem, a poesia, a vida humana. Em cada estação convidamos os poetas, aprendizes de poetas, leitores e ouvintes de poesia para um serão na Biblioteca Municipal de Palmela.

Org. Câmara Municipal de Palmela

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lançamento de Revista

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SESIMBRA



No dia 26 de Junho, pelas 15horas irá ocorrer o lançamento da revista "Cadernos de Filosofia Extravagante nº 2 Singularidades", na Sala Polivalente desta Biblioteca.

Esta actividade inserida no programa das Comemorações do Centenário da República.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Iniciação à Informática

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE



2ª Acção de Formação TIC

A Biblioteca deu início a um ciclo de acções de formação de introdução à informática que pretendem dotar os leitores interessados de competências básicas na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Cada acção terá a duração de 12 horas, repartidas por 6 sessões. No presente mês decorrerá a última destas sessões.

Público-alvo: maiores de 30 anos
Dias: 08, 11, 15, 18, 22 e 25
Horário: 3ª feira: 18h00 – 20h00
Sábado: 15h00 – 17h00
Local: Biblioteca de Alcochete
Nota: É necessário efectuar a inscrição previamente.

terça-feira, 1 de junho de 2010

No 1º Sábado de Cada Mês... Era Uma Vez!

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE



Crianças Maravilhosas!
Hora do Conto Pais e Filhos

A partir do premiado álbum narrativo de grandes dimensões e fortes jogos cromáticos, Tanto, tanto! vamos contar uma história plena de manifestações dos afectos em família, em particular junto dos bebés, como forma de promover a união e o equilíbrio.
Segue-se a projecção do livro de imagens Quick as a cricket que é protagonizado por uma criança, que compara as suas próprias características a um conjunto de animais selvagens! Este será o mote para a partir daqui ser realizado um pequeno jogo entre Pais e Filhos!

Público-alvo: Pais e Filhos (crianças entre os 3 e os 10 anos)
Dia: 05 (Sábado)
Horário: 11h00 16h00
Duração: c.60 minutos
Local: Biblioteca de Alcochete (Sala do Conto)
Nota: É necessário efectuar marcação para esta actividade.



Dia Mundial do Ambiente

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE



Ateliê de Jardinagem

O Dia Mundial do Ambiente comemorado, todos os anos, a 5 de Junho, é um dos principais veículos pelos quais as Nações Unidas pretendem estimular a consciencialização mundial acerca do valor da preservação do meio ambiente. Neste contexto, a Biblioteca de Alcochete propõe a participação neste ateliê, no nosso jardim, onde a leitura e as palavras ao ar livre se associam à criatividade, à aprendizagem e ao prazer de meter, de facto, a mão na … terra!

Público-alvo: Alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Dias: 04 e 07
Horário: 10h30 15h00
Duração: c. 60 minutos
Local: Biblioteca de Alcochete

Dia Da Criança

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE



Ateliê de Expressão Plástica

A fim de comemorar este dia, tão especial para as nossas crianças, a Biblioteca propõe a participação em mais um animado ateliê de expressão plástica. Desta vez o desafio é a construção de um original e divertido “Jogo da bola flutuante”.

Público-alvo: a partir dos 5 anos
Dias: 01 de Junho
Horário: 16h00 17h00
Duração: c. 60 minutos
Local: Biblioteca de Alcochete
Nota: É necessária inscrição prévia.