sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Aniversário do Fórum Cultural

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


O Fórum Cultural do Seixal celebra 23 anos de vida no próximo dia 26 de novembro, sábado, e apresenta um programa comemorativo com música, contos, leituras e outras tertúlias, a decorrerem na Biblioteca e no Auditório Municipal.

Inaugurado em 26 de novembro de 1993, este equipamento, composto pela Biblioteca Municipal do Seixal, pelo Auditório Municipal e pela Galeria de Exposições Augusto Cabrita, conta com várias valências dedicadas à difusão do conhecimento, das artes plásticas e das artes do espetáculo, e tem contribuído para a qualificação da oferta cultural e para o acesso e fruição de bens culturais no município. (...)

O Fórum Cultural marcou a história da cultura no concelho, local por onde passaram artistas locais e grandes nomes nacionais e estrangeiros da literatura, das artes e do espetáculo.

A Jigsaw & The Great Moonshiners Band – Noite Antena 3
25 de novembro, 21 horas, Auditório Municipal

Um conto por hora
26 de novembro, das 15 às 19 horas, Biblioteca Municipal
Atividade recreativa de leitura em voz alta para promoção de leitura e divulgação do fundo documental da biblioteca.

Banca de Oferta de Livros
26 de novembro, das 15 às 20.30 horas, Biblioteca Municipal

Arca de Histórias
26 de novembro, 16.30 horas, Biblioteca Municipal
Atividade de leitura encenada e interativa de uma história, com a finalidade de estimular nas crianças o gosto pelo livro e a leitura e permitir ouvir e participar na leitura.

Música para Bebés
26 de novembro, 17 horas, Biblioteca Municipal
Através de movimentos ritmados, melodias harmoniosas e contrastes entre som e silêncio, os bebés terão oportunidade de vivenciar brincadeiras e explorar estímulos musicais que vão favorecer a sua coordenação motora, cognitiva e linguística.

Aprender a contar histórias
26 de novembro, 17 horas, Biblioteca Municipal
Workshop de promoção e informação de técnicas para contar histórias, bem como dos diferentes formatos de livros existentes no mercado e a sua adequação às diferentes faixas etárias.

Tertúlia Cultural
26 de novembro, 21.30 horas, Biblioteca Municipal
- Leitura expressiva do texto «Nossa Constituição», por Cláudio Pereira, da Associação Sei.Arte
- Momento musical pela Escola de Música Tradicional do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho
- Conto tradicional, pelo contador António Fontinha
- Moscatel de honra e parabéns!

Venha celebrar o aniversário do Fórum Cultural do Seixal!

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Lançamento do livro "Horizontes Poéticos" de Paulo Oliveira

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


A Rede Municipal de Bibliotecas de Almada, a Editora Ómega e o escritor Paulo Oliveira têm o prazer de convidar V. Exª. para estar presente no lançamento do livro "Horizontes Poéticos", a realizar na Biblioteca Municipal de Almada. 

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 26 de novembro
Horário: 21h30
Condições de Participação: Entrada livre

Apresentação do livro "Escoliose infantil: a história triunfal de Beatriz Fernandes" de Lia Fernandes

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


História verdadeira e comovente que mostra, na primeira pessoa, o percurso percorrido pela Beatriz Fernandes e pela sua mãe, Lia Fernandes, a partir do momento em que uma Escoliose Infantil veio alterar as suas vidas. Uma infância saudável foi dolorosa e abruptamente interrompida… Beatriz, uma criança, estudante e atleta federada de natação de competição, vê-se obrigada a repensar os seus projetos a curto, médio e longo prazo. Numa escrita simples, fluída e muito emotiva, uma mãe deu vida e cor às palavras da sua filha, reunindo-as, juntamente com as suas, neste livro que promete tocar todos os corações. O dia da descoberta, a cirurgia à coluna, a recuperação, a vida familiar, escolar e desportiva, tudo isto preenche as páginas que contam esta História de Vida repleta de coragem e, também, bastante inspiradora…

Lia Fernandes nasceu em Vila Meã, Amarante, distrito do Porto, no dia 22 de fevereiro de 1970. Já desde há alguns anos que acarreta o sonho de se aventurar pelo mundo da escrita. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses, é professora de Português e, desde muito cedo, sentiu o chamamento para a área das letras, estando a escrita sempre muito presente. A Escoliose da sua filha, Beatriz Fernandes, deu-lhe asas para concretizar um sonho: escrever um livro. A escrita surgiu, assim, como um refúgio bastante acolhedor para, junto da filha, conseguir ultrapassar todos os obstáculos que se foram colocando nos seus caminhos.

Beatriz Fernandes nasceu em Pragal, Almada, distrito de Setúbal, no dia 1 de setembro de 2003. É uma estudante e atleta federada de natação de competição muito empenhada e determinada. Aos dez anos trava uma feroz batalha com uma repentina Escoliose Infantil.

Local: Biblioteca Municipal José Saramago
Dia: 26 de novembro
Horário: 15h30
Condições de Participação: Entrada livre

Apresentação do livro "Memórias do Futuro" de Jaime Lopes

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Jaime Lopes nasceu em Sobral Gordo, aldeia perdida nos socalcos da serra do Açor, que tem por freguesia Pomares, Concelho de Arganil, distrito de Coimbra.
Apenas com 12 anos de idade rumou a Almada, onde depois de fazer seu ingresso na Armada Portuguesa, e para além de ter participado em jogos florais de quadras do concelho de Almada, publicou quatro obras, todas elas de poesia: Memórias Itinerantes, Paladar do Sonho, Barco de Memórias e Na Ondulação da Maré. 
Memórias do Futuro será pois, mais uma obra do Comandante Jaime Lopes.

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 26 de novembro
Horário: 15h30
Condições de Participação: Entrada livre

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Exposição de pintura "Relevos de cor" de Jorge Santos

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


A observação das telas do Jorge Santos leva-nos à total abstração do quotidiano, transportando-nos para um nível de sensibilidade extrema. Não são raras as vezes em que procuramos descobrir quais os sentimentos, as emoções que estarão por detrás do turbilhão de cores, dos contornos, dos relevos que, conjugados, se oferecem perante nós cheios de vida, sob a forma de arte para os sentidos. É o modo como utiliza a cor e como recorre à matéria e às texturas, que atribui às suas telas um carácter único que nos cativa e nos faz sentir diversas sensações, às quais é difícil ficarmos indiferentes. 
A diversidade nos seus trabalhos, as várias técnicas que utiliza e a pluralidade de materiais que incorpora são o reflexo da busca incessante por novos desafios. O facto de ser autodidata, dá-lhe outra liberdade, não consumando as suas obras com base na teoria outrora apreendida, mas nas experiências que a vida até hoje lhe proporcionou.

Nota do pintor

O meu gosto pela pintura surgiu de uma forma muito inesperada. Na realidade deve-se à minha filha que, no ano de 2004, resolveu lançar-me o desafio de pintar uma tela. Depois, seguiu-se mais uma, outra, e ainda outra…Esta forma de me expressar começou a ganhar importância, a vontade de inovar despertou em mim a curiosidade, curiosidade para pesquisar sobre a matéria e técnicas de pintura, curiosidade para inovar e atrevimento suficiente para incorporar materiais tão diversos como a areia ou as fibras naturais, privilegiando a pintura com espátula ou com as mãos nuas. Apesar de pintar desde 2004, nunca me dediquei à exposição dos meus trabalhos. As minhas primeiras exposições surgiram em 2012. Duas em espaços de restauração emblemáticos da cidade de Braga (2012), no Ministério de Defesa Nacional, no Restelo (2013 e 2014), no Museu da Imagem e Movimento- MIMO, em Leiria (2014), na Casa da Cultura dos Olivais (2015), na Universidade Sénior de Manique (2015), na Biblioteca Municipal de Sesimbra (2015), na Casa da Cultura de Caneças e outra no Hotel Estoril Eden, no Estoril (ainda patente).

Local: Biblioteca Municipal José Saramago
Inauguração: 19 de novembro às 16h00
Dia: 19 de novembro a 17 de dezembro
Horário: terça a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Condições de Participação: Entrada livre

Almada Ilumina-se

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA



terça-feira, 15 de novembro de 2016

Entrega do Prémio de Poesia e Ficção de Almada 2016

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


No dia 17 de novembro, pelas 21h30, realiza-se na Sala Pablo Neruda do Fórum Romeu Correia a cerimónia pública de entrega do Prémio Poesia e Ficção de Almada 2016, modalidade romance.

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 17 de novembro
Horário: 21h30
Condições de Participação: Entrada livre

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

As Visitas do Pai Natal

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Dramatização e animação da leitura
As Visitas do Pai Natal
 
Dramatização construída a partir da adaptação do conto natalício As visitas do Pai Natal, de José Viale Moutinho. Um rapaz chamado Pedro, representante da inocência infantil, perde-se do seu primo Francisco e vai ter à casa do Pai Natal. Aí chegado, acaba por se transformar em ajudante do Mestre Nicolau, que se vê em maus lençóis para satisfazer os desejos natalícios das crianças dos nossos dias. O cómico de situação e de carácter, bem como as diversas referências a elementos do mundo contemporâneo – por exemplo, uma bicicleta BTT, uma Playstation, jogos de computador, iphones, procuram promover a identificação dos participantes nesta atividade com os protagonistas da ação, criando uma relação de cumplicidade. Ao mesmo tempo, lendas, tradições e gastronomia associada à quadra natalícia juntam-se á história, integradas na própria ficção.
 
Dia(s) - 23, 24 e 25
Hora(s) - 10h30 e 15h00 ou a definir com os estabelecimentos de ensino
Local - Biblioteca de Alcochete ou Estabelecimentos de ensino do concelho
Público-alvo - Alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
Duração - ca. 90 min.
Informações - Biblioteca de Alcochete - 21 2349720 | biblioteca@cm-Alcochete.pt

Pai Natal na Casa dos Sonhos, de Ana Pérola

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Exposição
Pai Natal na Casa dos Sonhos, de Ana Pérola (coleção particular)
 
Desde há uns anos a esta parte que todos sabemos que, de novembro a janeiro, o Pai Natal sai do Pólo Norte e vem passar umas férias à Biblioteca de Alcochete. Mais uma vez, vestimo-nos de vermelho & branco e recebemos dezenas de representações desta figura, que também em Portugal, já nos habituámos a associar a esta época de confraternização. Em todo o tipo de suporte – papel, cartão, plástico, madeira, borracha, tecido, etc. –, e nos mais variados tamanhos, os Pais Natal vão estar expostos nesta Casa dos Sonhos para celebrar o Natal.
 
Dia(s) - De 22 de novembro a 07 de janeiro
Hora(s) - 3.ªf. 14h00-21h00 | 4.ªf. a sáb.: 10h30-18h30
Local - Biblioteca de Alcochete
Público-alvo - Geral
Duração - Até 7 de janeiro de 2015
Informações - Biblioteca de Alcochete - 212349720 | biblioteca@cm-alcochete.pt

sábado, 12 de novembro de 2016

Aprender a contar histórias

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


A Biblioteca Municipal do Seixal vai realizar um workshop que visa promover hábitos de leitura em contexto familiar, através da transmissão de técnicas para contar histórias, bem como dos diferentes formatos de livros existentes no mercado e a sua adequação às diferentes faixas etárias.
 
«Aprender a contar histórias» acontece sábado, dia 26 de novembro, das 17 às 19 horas, e tem como público alvo pais, encarregados de educação e educadores.
 
A atividade é gratuita e necessita de marcação prévia para grupos e visitas institucionais.
As inscrições decorrem entre 10 e 24 de novembro, no espaço Ludoteca.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Ciclo de conversas Confesso que Li... com António-Pedro Vasconcelos

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Pelo segundo ano consecutivo estão de volta os encontros CONFESSO QUE LI.
Um convidado em cada mês, de outubro a dezembro, que nos trará alguns livros. Livros esses que lhe suscitem memórias, pontos de sinalização para uma conversa, que abrangerá, como não pode deixar de ser, o seu percurso pessoal e profissional. A segunda conversa deste ciclo é com o realizador de cinema António-Pedro Vasconcelos, e será 
dinamizada pelo jornalista João Morales. 

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 12 de novembro
Horário: 16h30
Condições de Participação: Entrada livre

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Apresentação de Livro; Na fronteira de Timor, de Hélder Almeida

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Apresentação de livro
Na fronteira de Timor, de Hélder Almeida

«O autor era furriel miliciano nos anos 1967/69, tendo sido mobilizado para Timor, já casado e com uma filha. Não estava minimamente preparado para o contacto com uma cultura e um território situados praticamente nos antípodas, nem sequer para montar a cavalo, pois nem tinha sido preparado na Arma de Cavalaria. É esse choque que nos descreve, impregnado de um certo pessimismo, mas também de muito afeto, face a usos e costumes que lhes eram totalmente desconhecidos. Foram 26 meses nas montanhas timorenses, na raia com a Indonésia, num grande isolamento, num mundo onde a Natureza era a rainha e a deslocação por veredas e picadas só era possível a pé ou a cavalo. Ele, apoiado apenas por duas ou três praças metropolitanas, seis cavalos pequenos e tropa de 2.ª linha (…) Ao ler e reler a presente obra, um olhar bem singular e inédito na nossa coleção, recordei parte da minha infância na serra de Montejunto, na região Oeste, em Portugal, onde as crianças também não tinham brinquedos, mas improvisavam, e também muitas ajudavam os pais na pastorícia. Igualmente, os agricultores viviam uma economia de subsistência, onde só a vinha e o vinho permitiam algum dinheiro para compras de vestuário e alfaias em feiras, o correspondente aos bazares em Timor (…) No final do nosso império, muitos dos nossos militares encontraram culturas diferentes, mas condições de vida não tão diferentes das que viviam por cá (…)» Manuel Barão da Cunha, da Nota Prévia

Dia(s) - 12
Hora(s) - 15h00
Local - Biblioteca de Alcochete – Sala Multiusos
Público-alvo - Público em geral
Duração - Ca. 90 minutos
Informações: Biblioteca de Alcochete - 212349720 | biblioteca@cm-alcochete.pt

Andante Associação Artística – Cristina Paiva e Fernando Ladeira

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
 
Teatro e poesia para bebés
Afinal, o íbis

A história de um pássaro esquisito inventada por Fernando Pessoa, o Íbis do Egipto, é o nosso pretexto para embalar, brincar, cantar, voar com os bebés. A partir deste, outros pássaros de Pessoa se lhe juntam. A atriz conduz o público pelas paisagens poéticas, pela musicalidade das palavras, pelo voo das páginas e em meia hora teremos tempo para brincar, cantar, dançar, ler e dormir.
 
Dia(s) - 12
Hora(s) - 11h30
Local - Biblioteca de Alcochete – Sala do Conto
Ficha técnica - Andante Associação Artística
Público-alvo - Bebés dos 06 meses aos 3 anos
Duração - 30 minutos
Informações: Biblioteca de Alcochete - 21 2349720 | biblioteca@cm-alcochete.pt
Observações - Espetáculo para bebés com a atriz Cristina Paiva, poesia de Fernando Pessoa, música de Joaquim Coelho e imagem de Mafalda Milhões.

Xadrez na Biblioteca de Alcochete

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Xadrez na Biblioteca de Alcochete
 
Aulas de xadrez na Biblioteca de Alcochete sob a orientação do professor Vítor Mira, dirigidas a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 06 e os 15 anos.
 
Dia(s) - 12, 19, 26
Hora(s) - 10h30
Local - Biblioteca de Alcochete – Sala infanto-juvenil
Público-alvo - Crianças e jovens com idades entre os 06 e os 12 anos
Duração - Cerca de 90 minutos

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

IX Encontro de Leitura Pública da Região de Setúbal

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


A AMRS, através do seu Grupo de Trabalho das Bibliotecas, vai promover a realização do IX Encontro de Leitura Pública da Região de Setúbal, no próximo dia 24 de Novembro, no Fórum Romeu Correia, em Almada.
Este encontro internacional conta com a presença, entre outros convidados, de Paulo Leitão, da Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian, de Hilario Hernández, da Fundación Biblioteca Social e Fernando Juárez-Urquijo da Biblioteca de Muskiz.
Esta edição, subordinada ao tema “Participação e Inclusão Social – As Bibliotecas como Serviço Público de Qualidade”, apresenta como é habitual, o Relatório do Grupo de Trabalho das Bibliotecas - GTBIB da Associação de Municípios da Região de Setúbal.
Este encontro contempla ainda um um Workshop* a realizar-se no período da manhã do dia 25 de novembro, na Biblioteca Maria Lamas, no Monte da Caparica.

* O Workshop está sujeito a um limite de 50 inscrições

Local: Fórum Municipal Romeu Correia
Dia: 24 de novembro
Horário: 9h00 às 17h30
Programa e Inscrições: http://ixepl2016.amrs.pt/

Lançamento de livro; O Peregrino, de Luís Ferreira

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

 Lançamento de livro
O peregrino, de Luís Ferreira
 
O Caminho de Santiago tornou-se um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem, que é percorrido por milhares de pessoas todos os anos, que afluem a Santigo de Compostela desde o século IX. Ao longo do caminho a experiência torna-se uma reflexão que convida à busca de si mesmo. Diogo Filipe um prestigiado CEO de uma empresa de consultoria financeira, um homem que possuí tudo, embarca nesta viagem para redescobrir a sua natureza e acaba por descobrir o seu maior medo. “O peregrino” é um livro em que transforma o viajante incomum, retratado na viagem do personagem desde León até Santiago de Compostela. Uma obra apaixonante, com um poder narrativo contagiante, onde a crítica e a ironia caminham de mãos dadas e que o vai levar a descobrir esta rota de peregrinação.
 
Dia(s) - 05
Hora(s) - 16h00
Local - Biblioteca de Alcochete – Sala Multiusos
Ficha técnica - Capital Books
Público-alvo - Público em geral
Duração - Ca. 90 minutos
Informações - Biblioteca de Alcochete - 212349720 | biblioteca@cm-alcochete.pt

Certificação TIC: AlcocheteQu@lifica

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Informação
 
A Biblioteca de Alcochete, em parceria com a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), continuará a promover o projeto de validação de competências TIC (tecnologias de informação e comunicação), sendo entidade credenciada para atribuição da certificação e emissão do respetivo Diploma, conferido pela UMIC – Agência para a Sociedade da Informação. A certificação será formalizada mediante a realização de um exame de avaliação.
 
Dia(s) - 03, 10, 17 e 24
Hora(s) - 11h00 às 13h00
Local - Biblioteca de Alcochete
Público-alvo - Geral
Duração Ca. - 60 minutos (exame)
Informações  Biblioteca de Alcochete - 212349720 | biblioteca@cm-alcochete.pt

48.ª Formação TIC: Iniciação à Informática 2.0

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Informação

Formação em tecnologias de informação e comunicação (TIC), para alunos com conhecimentos consolidados, com o objetivo de dotar os formandos de competências mais avançadas na utilização das TIC.

Dia(s) - 01, 04, 08, 11, 15, 18, 22, 25 e 29
Hora(s) - 15h00 às 17h00
Local - Biblioteca de Alcochete
Público-alvo - Público em geral
Duração - 24 sessões (2h cada)
Informações - Biblioteca de Alcochete - 21 2349720 | biblioteca@cm-alcochete.pt
Observações - Esta formação termina a 23 de dezembro.

No 1.º Sábado de Cada Mês… Era Uma Vez…!

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Espaços de Leitura – Histórias na Casa Assombrada
Animação, mediação e promoção do livro e da leitura

Bruxas, fantasmas, esqueletos, gobelins, monstros, dragões… todos na casa assombrada em que se transformou a nossa adorável sala do conto. Teremos, assim, contos politicamente incorretos e muitas histórias de terror. Em suma, leituras para serem feitas em voz alta e, de preferência, com muita e em boa companhia! Buuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

Dia(s) - 05
Hora(s) - 11h00 e 15h00
Local -  Biblioteca de Alcochete – Sala do conto
Público-alvo - Pais e filhos (crianças entre os 03 e os 12 anos)
Duração - Ca. 60 minutos
Informações - Biblioteca de Alcochete - 21 2349720 | biblioteca@cm-alcochete.pt
Observações - É necessário efetuar marcação para esta atividade. O número máximo de crianças é de 30 crianças na sessão da manhã e 25 crianças na sessão da tarde.