sexta-feira, 29 de maio de 2015

Comemorações do Dia Mundial da Criança no Seixal

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


Em 1950, após o fim da 2.ª Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas iniciou as celebrações do dia da criança no dia 1 de junho com o objetivo de lembrar a todos dos Estados a importância de dar às crianças condições dignas de vida.

Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança, um documento que elenca um conjunto de direitos de todas as crianças.

Este tratado internacional é um importante instrumento legal pelo facto de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo (192). Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.

A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais:

• a não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial.

• o interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as ações e decisões que lhe digam respeito.

• a sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.

• a opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.

No Seixal comemora-se desde há vários anos esta efeméride celebrando com as crianças os seus direitos através de atividades culturais, lúdicas e desportivas que proporcionam aos mais pequenos momentos de alegria e boa disposição.

Consulte o programa.

Lisboa, Modos de Habitar

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


Lisboa, Modos de Habitar é o título do livro de Domingos Lobo que vai ser apresentado no próximo sábado, dia 30 de maio, às 21 horas, no foyer do Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.

A apresentação estará a cargo do poeta e ensaísta José Manuel de Vasconcelos e conta com a presença da intérprete e compositora pioneira da guitarra portuguesa, Luísa Amaro, e do ator Manuel Diogo. A iniciativa surge inserida no projeto Conversas com a Escrita, que traz regularmente ao Seixal vários escritores de livros recentemente lançados.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Uma noite na biblioteca

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


As crianças dos 8 aos 11 anos vão poder passar uma noite na biblioteca, no dia 30 de maio, a partir das 21 horas, no Espaço Júnior da Biblioteca Municipal do Seixal.

Desenvolvida pela Biblioteca Municipal do Seixal, a atividade «Uma noite na biblioteca», permite às crianças vivenciar uma noite diferente. Acompanhadas por técnicos da Biblioteca, participam em ateliês de leitura e escrita criativa, descobrem os sons fantásticos da biblioteca à noite e adormecem ao som de histórias infantis. O regresso a casa é só no dia seguinte!

terça-feira, 19 de maio de 2015

Autores da Nossa Terra com Artur Pais

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


Autores da Nossa Terra acolhe Artur Pais, na apresentação pública do livro «Gilgamesh – Na Demanda da Imortalidade», que decorre no dia 23 de maio, às 16 horas, na Galeria de Exposições Augusto Cabrita - Fórum Cultural do Seixal.

Sobre o autor

Artur Pais nasceu em Lisboa a 24 de janeiro de 1958. Licenciou-se em História pela Universidade Autónoma de Lisboa. Dedicou-se a fazer reproduções de artefactos museológicos. É professor do ensino básico; presentemente leciona ao terceiro ciclo e ao secundário.
Enquanto professor, foi escolhido no ano de 2012, para o Prémio de Liderança Jack Petchey. Reside no Seixal.

Sobre a obra

Gilgamesh, um herói, um rei que reinou em tempos a cidade de Uruk. Dotado de uma grande beleza e de uma força sobre-humana, pelo facto de ser um semideus, tornava-se invencível, implacável com os seus adversários e inimigos. Nunca tinha conhecido uma derrota ou submissão em qualquer luta. O que o levava a abusar do seu poder. 
O seu povo, perante tal tirania, rogava com muita fé aos deuses. Todos esperavam ser ouvidos, para que o rei todo-poderoso se tornasse mais humano.
Com tantas preces, os céus, pelo poder de Aruru, tiveram a seu cargo uma missão de alterar o rumo da História e a atitude de Gilgamesh. A deusa moldou então na Terra uma forma, que se transformou num poderoso ser, Enkidu, que aos poucos se tornou humano. Sete anos, sete meses e sete dias foi o tempo necessário para tal mudança enfrentar o rei Gilgamesh, tirando-lhe a arrogância, a injustiça e a tirania. 
Depois de uma luta titânica, tornaram-se amigos e tudo mudou neste reino da Suméria. Embarcaram em muitas e tamanhas aventuras, com outras forças existentes que incomodavam a humanidade.

As viagens e a escrita: conversa com o jornalista e escritor Paulo Moura

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA



Se se interessa por viagens e gosta de conhecer as experiências, descobertas e reflexões de um viajante, convidamo-lo a participar na sessão com o escritor e jornalista Paulo Moura, moderada pelo jornalista João Morales, a realizar na biblioteca municipal, Sala Pablo Neruda, em Almada.

Paulo Moura, jornalista e escritor, nasceu em 1959. Licenciou-se em História e formou-se em Comunicação Social. Lecionou História e Português no Ensino Secundário, antes de se tronar Docente na Escola Superior de Educação Social.Durante 23 anos, foi jornalista do Público, inclusive como correspondente nos EUA, Canadá e México. Entre várias outras, destacaram-se reportagens no Afeganistão, Argélia Caxemira, China, Tchetchénia, Haiti, Iraque, Sudão, Egipto, Líbia, Kosovo ou Brasil. Escreveu ainda para a Harper´s Magazine, New York Times, Courrier Internacional, Lettre International Deutschland, a Lettre Romania, a World Media e Néon.
Foi distinguido com inúmeros prémios de jornalismo, nacionais e internacionais.
Publicou os livros Passaporte para o Céu; 1147 O Tesouro de Lisboa; O Segredo da Cartuxa; O Fim das Miragens; Otelo, o Revolucionário; Longe do Mar.

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 23 de maio
Horário: 16h00
Condições de participação: Entrada livre
Tel.: 21 272 49 20



sexta-feira, 15 de maio de 2015

Mostra Bibliográfica D. Manuel I

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Informação
Exposição de títulos que integram o acervo da Biblioteca de Alcochete e que se referem ao rei D. Manuel I.

Dia(s) - De 19 a 30 de maio
Hora(s) - 3.ªf. 15h00-21h00
4.ªf. a sáb.: 10h30-19h00
Local - Biblioteca de Alcochete
Público-alvo - geral
Informações - 21 234 97 29
Email - biblioteca@cm-alcochete.pt 

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Apresentação do livro “Coaching para Pais” de Cristina Valente

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Ao longo das páginas do seu livro, a psicóloga Cristina Valente, especialista em coaching parental, ensina-nos todas estas competências que levam a uma educação democrática baseada na colaboração, dignidade e respeito mútuo entre pais e filhos.

Cristina Valente é Consultora Parental e intervém junto de pais realizando consultas ao domicílio (In Home Visits), um conceito inédito em Portugal, assim como workshops de competências parentais em empresas, colégios, escolas, bibliotecas, hospitais, centros de saúde, etc.. É também facilitadora na criação e dinamização de Grupos de Apoio para Pais. É oradora em palestras sobre desenvolvimento e comportamento infantil para pediatras e enfermeiros pediátricos e autora de conteúdos para web sites de escolas e intranets corporativa.

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 16 de maio
Horário: 15h30
Condições de participação: entrada livre

A Poesia de Jorge de Sena

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


A poesia de Jorge de Sena será o tema de uma conferência a cargo da Doutora Isabel Rocheta. Durante a sessão teremos ainda a possibilidade de ouvir algumas poesias ditas pelos alunos da turma de Encontro com a Poesia. Aberta a toda a Comunidade. 

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 15 de maio
Horário: 17h00 às 19h00
Organização: USALMA 
Condições de participação: Entrada livre

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Autores da Nossa Terra com Miguel Alexandre Pereira

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL


A edição de maio de Autores da Nossa Terra recebe Miguel Alexandre Pereira, na apresentação pública do livro «A Analogia da Morte», que tem lugar sábado, 16 de maio, às 16 horas, no CAMAJ - Centro de Apoio ao Movimento Associativo Juvenil, Estação de Comboios do Fogueteiro.

Sinopse

Numa Lisboa mergulhada pelo caos e corrupção, um estranho acontecimento surge. Vários criminosos da cidade começam a aparecer mortos com um corte no pescoço. Nas sombras, um assassino procura a justiça absoluta e está disposto a tudo para a conseguir. Para João Gonçalves, um aspirante a detetive, esta é a altura certa para poder mostrar o seu valor. Enquanto isso, a equipa policial liderada pelo famoso Gonçalo Tavares procura avidamente alguma pista para dar cobro a essa situação. Numa investigação sem precedentes na capital portuguesa, todos procuram o criminoso, mas acabam mergulhados nos seus próprios fantasmas… Entretanto, Diogo Santos um importante professor e romancista vive atormentado por encontrar-se sozinho. A sua esperança vai renascer quando reencontra Cláudia Martins – o seu grande amor. A ambiciosa gestora quer subir na vida a todo o custo e não se importa de usar qualquer estratégia desde que os seus desejos sejam cumpridos. Mas será que ela desta vez vai demasiado longe?
Num relato dinâmico e frontal, «A Analogia da Morte» expõe os defeitos e os erros do ser humano.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Apresentação do livro "Da resistência antifascista à nacionalização da banca" de Anselmo dias

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Este livro é um contributo para a história do sindicalismo no sector bancário no período de 1971 a 1975. Estamos perante um relato de acontecimentos suportados pela experiência pessoal do autor que, no período em apreço, foi presidente do Sindicato dos Bancários de Lisboa.
Embora seja um simples contributo isso não menoriza o significado do presente trabalho, cujo conteúdo corresponde a um período exaltante da nossa História Contemporânea, com a intensa actividade sindical, a luta antifascista e o processo revolucionário que se seguiu ao 25 de Abril, com especial destaque para a nacionalização da banca, período que importa divulgar.
  
A sessão conta com a presença de Joaquim Judas, Presidente da Câmara Municipal de Almada, de Sérgio Ribeiro, Economista e do Autor.
   
Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 8 de maio
Horário: 18h00
Condições de participação: Entrada livre
Informações: 212724920

segunda-feira, 4 de maio de 2015

XXXVIII Formação TIC: Iniciação à Informática

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Informação

Em maio dar-se-á início à 38.ª formação em Tecnologias de Informação e Comunicação, cujo principal objetivo é o de dotar os formandos de competências básicas na utilização das TIC.

Dia(s) - 05, 08, 12, 15, 19, 22, 26, 29
Hora(s) - 3.ªf. e 6.ªf.: 15h00 - 17h00
Local - Biblioteca de Alcochete
Público-alvo - Público em geral
Duração - 10 sessões (2h cada)
Informações - 21 234 97 20

Ateliê de Iluminuras: Por um dia… Iluminador

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE
Oficina de expressões e aprendizagem

Partindo do página iluminada (incipit) do foral de Alcochete, pretende-se dar a conhecer a arte da iluminura e sublinhar a singularidade dos forais manuelinos que a utilizaram, pela primeira vez na Europa, para ilustração de textos laicos (administrativo-jurídicos). Os participantes terão oportunidade de recriar o incipit do foral, nomeadamente através da elaboração e douramento da capitular, selecionando para o efeito a letra que inaugura o nome de cada um.

Dia(s) - 05, 06, 07, 13, 14, 20, 21, 27, 28
Hora(s) - 10h30 e 14h30 ou a definir com os estabelecimentos de ensino
Local - Biblioteca de Alcochete e Estabelecimentos de ensino
Público-alvo - Público escolar (alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básico)
Duração - Ca. 90 minutos
Informações - 21 2349720

sábado, 2 de maio de 2015

A Eletricidade em Alcochete: Uma História, Um Futuro

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

Exposição

Exposição organizada por vários núcleos, constituídos por documentos de tipologia diversa: imagens, palavras e objetos. A proposta é a realização de uma viagem no tempo, desde os primórdios da instalação da rede elétrica na vila de Alcochete, até às alterações verificadas no quotidiano dos alcochetanos.

No final da visita poderemos concluir que a EDP Distribuição mantém a sua tradição de inovação, com a apresentação do projeto Inovgrid, tecnologia de vanguarda que se encontra em fase de instalação em todo o país e que nos torna pioneiros nos planos da eficiência e sustentabilidade.

Dia(s) - 4 de maio (inauguração)
Hora(s) - 3ª feira das 15h00 às 21h00
4ª feira a sábado das 10h00 às 19h00
Local - Biblioteca
Público-alvo - geral
Observações - patente até 30 de junho
Informações . 21 234 97 20