sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dar de Volta 2012

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DO CONCELHO DE PALMELA

Apresentação do Livro "Nova antologia de poetas alentejanos", dir. Eduardo M. Raposo

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA















A Nova Antologia de poetas Alentejanos tem “como limites geográficos a Região Alentejo e como protagonistas os naturais, vivendo cá ou na diáspora, e também os que no Alentejo se radicaram e se assumem como tal. Esta Antologia alia o rigor literário e a preservação da Memória de um tempo histórico, ao entusiasmo e à entrega de ativamente contribuir para que seja reconhecido o valor e o espaço próprio aos Poetas que dela fazem parte e a sua importância num Portugal e num Alentejo que se (re)constrói em cada dia, reivindicando um futuro solidário e harmonioso, alicerçado na Identidade e na Memória, marca indelével de se ser Alentejano “ (…) “e porque este é um trabalho pioneiro, importante para o património futuro do Alentejo, quer pelo seu valor literário, quer pelo seu valor simbólico, porque fomentador da nossa auto-estima enquanto Alentejanos, esperamos assim contribuir para dar continuidade ao grandioso trabalho empreendido por Francisco Dias da Costa.”

Esta antologia tem a participação de cinquenta poetas, de que foram selecionados mais de trezentos poemas.

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 3 de julho
Horário: 21h30
Tel.: 21 272 49 20
www.m-almada.pt/bibliotecas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Feira do Livro 2012

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PINHAL NOVO



À semelhança dos anos anteriores a Feira do Livro, como fator para a promoção da leitura foi acompanhada por um conjunto diverso de atividades de animação e promoção da leitura, para as quais se contou com a colaboração, gratuita dos dinamizadores:

1 – Dia 5 | 10h00

Encontro com o escritor Daniel Sampaio

Sessão para alunos das turmas 7ºA, B, C e D ; 5ºB e D e 6º F da Escola EB23 José Saramago do Poceirão, (perfazendo um total de 130 alunos). Os alunos em colaboração com as professoras Kamia Cunha (professora bibliotecária), Ana Galamba, Noémia Silva, Clarisse Casanova e Tânia Eduardo, preparam a obra que o autor escreveu com o seu neto: Um crime na escola.

2 – Dia 5 | 15h00

Encontro com o escritor Augusto Carlos

Sessão para alunos das turmas 7ºI e 8ºG da Escola Secundária de Pinhal Novo (perfazendo um total de 53 alunos). Os alunos em colaboração com os professores Rosário Anselmo (professora bibliotecária); Paulo Tavares e Lurdes Seco, exploraram várias obras do autor.

No que se refere a estas sessões registe-se a nota positiva deixado pelos autores, dinamizadores do encontro, no sentido em que indicaram que os alunos estavam muito bem preparados, tendo as questões colocadas sido muito pertinentes, fato que contribuiu para que se proporcionassem dois momentos de convívio e partilha de ideias e saberes construtivos.

Dia 9 | a partir das 16h00

Encontro convívio com autores locais do Pinhal Novo

Em parceria com a Junta de Freguesia de Pinhal Novo, este ano a Feira do Livro, contou com um destaque de obras de autores locais. Para complementar o destaque foram convidados alguns escritores da freguesia para um momento de convívio, entre si e com os visitantes da Feira do Livro, tendo sido servido um moscatel.

O autor Mário Balseiro Dias fez questão de oferecer um exemplar da sua mais recente obra “A republicanização do concelho de Aldeia Galega do Ribatejo: 1881-1910, à Biblioteca Municipal de Pinhal Novo.

Para além deste, vários foram os escritores locais que marcaram a sua presença.

Algumas obras dos autores locais estiveram disponíveis para venda.

Lançamento do Livro "Sob o céu de Paris", de Jorge Campião e Elisabete Caldeira

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Elisabete Caldeira nasceu em 1973 na cidade de Vila Franca de Xira. Jorge Campião nasceu em1962 na cidade de Lisboa. Trabalham ambos na área da saúde. Conheceram-se há quinze anos, mas só há quatro Elisabete propôs que escrevessem junta uma novela; nessa altura ela tinha já um projeto delineado mas necessitava ainda de fazer alguma investigação. Jorge aceita. Criam então um blogue privado que lhes permite, à distância, armazenar ideias, imagens e algumas das surpreendentes descobertas da investigação de Elisabete enquanto vão compondo, página a página, esta “viagem” a Paris durante dois anos. À pergunta «Como é que se escreve uma novela a dois?» várias vezes repetida desde que terminaram Sob o céu de Paris, respondem: «Facilmente. Difícil ser-nos-ia escrevê-la separados.»

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 30 de junho
Horário: 15h00
Tel.: 21 272 49 20
www.m-almada.pt/bibliotecas

Lançamento do Livro "Jogo de janelas", de Francisco Ceia

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Colóquio - Jaime Cortesão e a Arrábida

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SESIMBRA





















Sábado | 30 Junho | Todo o dia
COLÓQUIO - Jaime Cortesão e a Arrábida

António Braz de Oliveira
Jaime Cortesão e o “Risco” da Renascença Portuguesa

Nuno Sottomayor Ferrão

A Renascença Portuguesa e o Percurso Político e Historiográfico de Jaime Cortesão

Pedro Martins

Jaime Cortesão, A Renascença Portuguesa e o Ensino da História Pátria

15h00
Renato Epifânio
Jaime Cortesão e Agostinho da Silva

António Cândido Franco

A Poesia de Jaime Cortesão

Elísio Gala

O Franciscanismo de Jaime Cortesão

Roque Braz de Oliveira
Jaime Cortesão e a Arrábida


18h00
Visionamento do filme
O Convento, de Manoel de Oliveira
Local: Sala Polivalente, Bibliotena Municipal de Sesimbra

Jogos Tradicionais

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SESIMBRA













Jogos Tradicionais
Quinta-Feira | 28 JUNHO | 14.30h

Destinatários: Idosos dos Centros de Dia, IPSS e Lares
Inscrições: 21 228 85 88 / ana.marinheiro@cm-sesimbra.pt (gratuitas)
Local: Sala Polivalente da Biblioteca Municipal

sábado, 23 de junho de 2012

Reunião aberta do grupo de leitura

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SETÚBAL



“A máquina de fazer espanhóis” de Valter Hugo Mãe, (Alfaguara, 2010)
Para ler e partilhar o prazer da leitura


O Grupo de Leitura é constituído por um grupo aberto de pessoas que se reúnem regularmente para compartilhar as suas experiências de leitura.

Geralmente escolhem um livro que todos lêem e depois trocam impressões sobre a sua leitura. Não se trata de discussões intelectualizadas sobre teoria e técnica literária, mas sim de partilhar opiniões e ideias para continuar a aprender pela vida fora.

Há grupos de leitura que se especializam em determinado género mas a escolha do tipo de literatura é geralmente livre e espontaneamente escolhida pelo grupo.

Decorreu no dia 19 de Maio de 2012 no Pólo Sebastião da Gama da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

Lançamento do livro “Setúbal vista pelos estrangeiros”

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SETÚBAL



Trata-se de uma antologia organizada pelo investigador setubalense Dr. Daniel Pires que recolhe excertos de obras de autores estrangeiros que viajaram até Setúbal e escreveram sobre a nossa cidade. Esta obra revela o olhar do “outro cultural” sobre nossa cidade a paisagem que a rodeava e o modo de viver dos setubalenses de então.

Numa época em que se revela tão importante a imagem que os outros constroem de nós reveste-se de todo o interesse perscrutar no passado constantes ou fraturas na forma como somos entendidos pelos outros povos.

A edição desta antologia é do Centro de Estudos Bocageanos que assim prossegue a sua intensa atividade editorial.

Realizou-se no dia 16 de Junho de 2012.

Palestra “O que é um bom quadro?” por António Galrinho

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SETÚBAL


António Galrinho, artista plástico, professor e investigador de História da Arte, a partir de cerca de uma dúzia de quadros de diferentes movimentos, estilos e épocas, uns mais conhecidos, outros pouco ou nada divulgados, dá o mote para a conversa. Propõe-se o diálogo e a partilha de opiniões entre os presentes, estimulando o saudável confronto de ideias.

12 de Maio e 9 de Junho. Tratou-se de um conjunto de duas palestras, uma em Maio e outra em Junho seguidas de troca de ideias sobre o tema.

Grupo de Leitura de Verão

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SETÚBAL
























Maio – “Um grito de amor desde o centro do mundo” de Kyoichi Katayama, Alfaguara, 2009.
Junho – “O filho de mil homens” de Valter Hugo Mãe, Alfaguara, 2011.


Dar de Volta

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SETÚBAL
 


O que é?
É um projeto ambiental e de poupança de recursos, iniciado no Seixal, continuado em Setubal e agora estendido a toda a região de Setúbal através da cooperação dos municípios associados da AMRS - Associação dos Municípios da Região de Setúbal.
Este projecto consiste na doação e recolha de manuais escolares usados para redistribuição e reutilização. Os manuais não redistribuídos que deixem de estar em vigor serão enviados para outro destino útil ou para reciclagem.

Como participar?
Para participar no “Dar de volta” basta entregar os manuais usados, editados entre 2008 a 2012, na Biblioteca Municipal, no fim do ano lectivo, de forma que possam ser doados a outros estudantes que os reutilizem no ano letivo 2012/2013. O mesmo aluno pode dar e receber manuais para reutilizar.

Quando?
Junho a Agosto: os manuais escolares podem ser entregues na Biblioteca ou num dos seus pólos. A biblioteca organizá-los-á e constituirá uma base de dados.
Setembro: a biblioteca redistribuirá os manuais recolhidos a quem os solicitar.

Princípios
“Setúbal dá de volta” é um projecto que se baseia nos princípios da solidariedade, da rentabilização dos recursos financeiros e ecológicos e no combate ao desperdício.
Os manuais não redistribuídos serão sujeitos a triagem tendo como destino a reutilização ou a reciclagem.

Clube Leitura de Verão

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SETÚBAL


Inscrições a partir de 1 de Junho na Biblioteca
Actividades de exterior

Quando:
De 25 de Junho a 26 de Julho de 2012
25 de Junho às10h30 - Apresentação Pública aos 2 Escalões 
1º Escalão (8 aos 11 anos) – encontros na Biblioteca à segunda e à quarta-feira: 10h00
2º Escalão (12 aos 16 anos) – encontros na Biblioteca à terça e quinta-feira: 10h00

Como é:
Há encontros na Biblioteca com jovens da tua idade, dois escalões etários. Há uma lista de leituras aconselhadas e “Autores em Foco”. Há um diploma e prémios de participação. Acompanhamento por pessoal especializado.
Inscrições limitadas na Biblioteca. Atenção: É necessário fazer o Cartão de Leitor!

O que vai acontecer:
Leituras (muito) animadas/ Internet /Vídeo / Oficinas de Expressão/ Encontros com autores/ Concursos / Passatempos / Visitas a locais de interesse lúdico e cultural.

Escalões etários:
1º Escalão (8 aos 11 anos) – encontros na Biblioteca à segunda e à quarta-feira
2º Escalão (12 aos 16 anos) – encontros na Biblioteca à terça e quinta-feira

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Aprersentação de Livro

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SESIMBRA






















Apresentação do livro, Deuses ou Civilizações das Estrelas
com a presença do autor, António Alves

«Desde a sua criação até hoje, o nosso planeta e outros do nosso sistema solar receberam visitas celestes de várias partes do Universo. Visitas que deram origem ao aparecimento de religiões, lendas e mitos, e até de povos que se autoclassificam como visitantes da Terra. Com eles, chega também um verdadeiro conhecimento tecnológico que fornece aos povos da Terra a evolução de que tanto necessitavam.»

Sábado, 23 de Junho | 15h00
Sala Polivalente da Biblioteca Municipal

Rotary Club de Sesimbra

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SESIMBRA





















Exposição evocativa dos 20 anos do clube

Átrio da Biblioteca Municipal
De 19 a 30 de Junho
Terças e Sextas | 9h30-19h00 Sábados | 10h00-18h00

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Apresentação do livro “O regresso dos deuses: rebelião”, de Pedro Ventura

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MONTIJO

23 de junho | às 16h00
Auditório da Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva - Montijo

No âmbito da iniciativa “À conversa com escritores” promovida pela Câmara Municipal do Montijo com o objetivo de dar a conhecer, ao público em geral, o trabalho e o talento de diversos escritores locais, a Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva recebe, no próximo dia 23 de junho, às 16h00, a apresentação do livro “O regresso dos deuses: rebelião” de Pedro Ventura.

A obra marca a estreia deste autor sob a chancela da Presença e promete causar furor entre os fãs da literatura fantástica nacional. Nome sobejamente conhecido deste género literário, Pedro Ventura participou em diversos eventos e antologias.

Pedro Ventura nasceu no Montijo, a 14 de agosto de 1974. É formado em estudos Portugueses e Ingleses pela Universidade Católica e escritor de romances e crónicas épicas. Considera-se um criador de estórias. Desde muito jovem teve acesso aos vários géneros literários, tendo a liberdade de, apenas ler o que realmente gostava, atitude que ainda hoje mantém. Diz que a leitura “tem de ser antes de tudo um exercício de prazer pessoal, que tudo o resto é acessório”.

Com influências bastante diversificadas, que vão de Homero a Rod Serling, passando por Tolkien, Camus, Júlio Verne, Teófilo Braga, George Orwell, Aldous Huxley, Fernando Pessoa ou Umberto Eco, Pedro Ventura elege também a profícua cultura televisiva e cinematográfica dos anos 80/90 como uma influência marcante da sua obra.

Sinopse: Após um longo sono de várias décadas, Calédra, a bela guerreira aurabrana, desperta subitamente para uma realidade que lhe é estranha, um tempo que não é o seu. Antiga rainha dos aurabranos, Calédra está destinada a protagonizar uma missão quase impossível - salvar o mundo e os humanos da crescente ameaça do domínio Holkan. Ao longo desta saga extraordinária, são muitos os aliados que Calédra vai encontrando, e muitas as vezes em que enfrenta inimigos terríveis e se vê às portas da morte. Mas o seu espírito inquebrantável promete dar luta aos seus inimigos e cativar-nos desde logo, levando-nos a ler com insaciável voracidade as páginas deste épico vibrante.

Biblioteca Publica Municipal Manuel Giraldes da Silva
Av. 25 de Abril, 13-15 - 2870-150 Montijo
Telf. (+351) 21 232 7772 / 21 232 7780
biblioteca@mun-montijo.pt

www.mun-montijo.pt

terça-feira, 19 de junho de 2012

Lançamento do Livro "Poesia ao vento", de Joel Lira

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA















Nas palavras de Paulo Afonso Ramos há na poesia do Joel Lira um vento que nos provoca uma inquietação permanente. Dela brotam gritos de alerta, revolta ou paixão. Mas sempre com um sentimento profundo, com uma vida forte, que nos faz repensar o mundo. A poesia é própria!

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 23 de junho
Horário: 15h30
Tel.: 21 272 49 20
www.m-almada.pt/bibliotecas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Uma Oficina de Cada Vez… No 3º Sábado do Mês

BIBLIOTECA DE ALCOCHETE

3º sabado

Ateliê de expressão plástica
Tema: Ratos, ratinhos e ratões todos muito glutões!

Mais uma fabulosa oficina de expressões onde o propósito é a construção de um novo elemento de decoração para a casa! E ao longo destes meses já vão sendo muitos! Com rolos de papel higiénico e pozinhos de perlimpimpim far-se-ão ratos, ratinhos e ratões para embelezar o lar em todas as ocasiões!


Público-alvo – a partir dos 5 anos
Dia: 16
Horário – 11h00
Duração – 60 minutos
Local – Biblioteca de Alcochete (Sala do Conto)
Nota – É necessário efectuar marcação para esta actividade. O n.º máximo de participantes é de 12 crianças, acompanhadas por um adulto.
Informações – 21 234 9720

terça-feira, 12 de junho de 2012

Dar de Volta no Montijo

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MONTIJO


A partir de 15 de Junho, a Biblioteca Pública Municipal Manuel Giraldes da Silva, lança a edição de 2012 do projecto “Dar de Volta - Montijo”. O projecto, iniciado em 2011, consiste na recolha de livros e manuais escolares, já utilizados, que serão entregues gratuitamente a quem deles necessitar.





O “Dar de Volta” é um projecto intermunicipal promovido pela Associação de Municípios do Distrito de Setúbal (AMRS), ao qual a Câmara Municipal de Montijo aderiu. São objectivos do projecto, promover:

- a leitura e o conhecimento;
- a rentabilização de recursos através da partilha dos manuais escolares;
- a utilização e difusão dos serviços proporcionados pelas Bibliotecas;
- a solidariedade.

Se quiser participar nesta iniciativa, a partir de Junho até ao final do ano, poderá proceder à entrega dos livros e manuais escolares, dentro dos horários de funcionamento habituais, no balcão de Atendimento da Biblioteca Municipal ou nos Pólos localizados nas freguesias do concelho do Montijo: Montijo (Esteval), Afonsoeiro, Alto Estanqueiro, Atalaia, Pegões e Canha.

Os livros/manuais são organizados e inseridos numa base de dados, a qual pode ser acedida aqui, e distribuídos gratuitamente a qualquer pessoa, independentemente da condição ou extrato social.

“Dar de Volta - Montijo” tem ainda por base questões de ordem ambiental. Os livros que não forem redistribuídos, ou que não estiverem nas devidas condições, serão recolhidos para reciclagem ou serão entregues para o projecto do banco alimentar.

Para mais informações contate:

Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva
Avenida 25 de Abril nº 13, 2870-150 Montijo
Telef.: 21 232 7772 / 21 232 7870
E-mail: biblioteca@mun-montijo.pt

Faça a diferença, seja solidário.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Lançamento de Livro

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SESIMBRA


























Asas, de Fátima Donoso Gómez

Sábado, 9 de Junho | 15h00
Sala Polivalente

Comemoração do Dia do Ambiente e dos Oceanos

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SESIMBRA





















Histórias dos Roazes do Sado, de Raquel Gaspar e Marcos Oliveira
Apresentação interactiva pela autora

Sábado, 9 de Junho | 11h00
Sala do Conto

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dar de Volta 2012

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL

Dar de Volta, iniciado no Seixal e prosseguido depois em outros concelhos da Região de Setúbal, é um projeto coletivo, intermunicipal, que se baseia nos conceitos de solidariedade e rentabilização de recursos. Em cooperação com as famílias e as escolas, Dar de Volta visa encorajar e proporcionar aos munícipes a reutilização dos manuais escolares.

Para mais informações, consulte a página de projeto da Biblioteca Municipal do Seixal e o folheto de divulgação.

Acontece em Junho...

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MONTIJO

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Lançamento do Livro "Magia do sentir", de Luís Alves

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE ALMADA


Magia do Sentir, da autoria de Luís Alves, é um livro que retrata uma vida de paixão pelas palavras e pela poesia. A obra está dividida em duas partes, a primeira (mais extensa) com poesia e a segunda com prosa poética. O poema da contracapa do livro revela a qualidade poética do autor, transmontano de nascimento e almadense de adoção:

Eu nasci atrás das fragas
Onde as mãos ficam em chagas
E a terra dá pouco pão
Mas há sempre um sangue novo
É rude este meu povo
Que fica para lá do Marão.

Local: Biblioteca Municipal de Almada
Dia: 8 de junho
Horário: 21h00
Tel.: 21 272 49 20
www.m-almada.pt/bibliotecas